ABCEM

Notícias

A prioridade é a gestão
Edição 122 | Fonte: Revista Construção Metálica

É difícil imaginar uma empresa atual ser capaz de sobreviver sem processos produtivos eficientes, sem conhecer claramente seu mercado e sem zelar pela qualidade dos produtos. Em geral, as melhores empresas do mercado dispõem de um sistema que controla essas demandas, mas nem sempre os clientes sabem disso. Para promover a melhoria constante das empresas e dar maior segurança ao cliente, a ABCEM criou, há cerca de dois anos, o Selo de Excelência ABCEM, concedido às empresas de construção metálica integrantes do seu Programa e Certificação da Qualidade.

O programa possui um módulo obrigatório, que é justamente o Módulo Gestão da Empresa, em que se avalia o sistema de gestão implantado e a conformidade legal da companhia em relação a seus serviços. O programa oferece ainda três módulos eletivos: Projeto, Fabricação e Montagem de estrutura metálica, podendo a empresa certificar-se por um ou mais módulos. A certificação é feita pela ABNT Certificadora, que pertence à Associação Brasileira de Normas Técnicas.

A Medabil foi a primeira empresa a receber a certificação da ABCEM/ABNT Certificadora, em fevereiro de 2015. “A qualidade do produto sempre foi a principal premissa da empresa e quando falamos do controle de processo, especificações técnicas e engenharia para estruturas metálicas, estamos falando de um processo de alta complexidade e que requer muitos cuidados. Sempre nos baseamos em normas brasileiras e americanas vigentes aplicáveis ao nosso processo, mas os requisitos solicitados pela ABCEM para obter a certificação vieram a agregar ainda mais na gestão da qualidade dos nossos produtos”, explica o diretor Marco Aurélio Ribeiro. A empresa é certificada nas três categorias do selo e as suas três fábricas, com 850 funcionários, estão certificadas quanto ao processo de fabricação.

Antonio Carlos Barros de Oliveira, da ABNT Certificadora, explica que o propósito do programa da ABCEM é olhar para o controle de gestão das organizações. “Ele contempla a análise do negócio, da concorrência, das finanças e do risco, e também a satisfação do cliente e a qualidade da produção e dos produtos”. O executivo vê um grande potencial de adesão ao programa. “Nosso universo de possibilidade está na casa de uma centena de organizações e temos hoje oito empresas detentoras do selo”, afirma.

Empresas que já dispõem de um sistema de gestão implantado – praticamente todas as associadas da ABCEM – têm um caminho relativamente tranquilo para atender ao programa. No caso da Medabil, por exemplo, que já tinha as unidades certificadas por ISO 9001, 14001 e OHSAS 18001, e portanto possuía processos bem definidos, estruturados e controlados, as adequações foram pontuais. Segundo Ribeiro, sequer houve investimento para isso: “As alterações foram absorvidas pelas equipes internas de fábrica, qualidade, engenharia e manutenção, realizando as adequações no processo fabril para atendimento das tolerâncias de fabricação”.

Oliveira confirma a facilidade para a obtenção do selo. O processo de avaliação é rápido e de baixo custo, constituindo-se basicamente de uma auditoria de verificação – que pode levar de 3 a 6 dias – e de auditorias anuais para a manutenção do selo. “O custo do programa varia de 10 a 20 mil reais em três anos”, observa.

Bem-estruturado, o programa de certificação vem subsidiando o texto-base para a futura norma técnica voltada à gestão de execução de estruturas de aço. Sete reuniões de uma comissão de estudo da ABNT já foram realizadas com esse fim. “Desenvolver parâmetros normativos é muito importante para padronizar e otimizar a cadeia de produtos e serviços oferecidos ao mercado”, defende Ribeiro. Segundo ele, em um mercado competitivo, a “padronização do processo de gestão é fundamental para garantir e alavancar resultados”.


voltar
Twitter
Facebook

Compartilhe

Cursos ABCEM

Galpões Industriais em Aço

05 e 06 de maio e 19 e 20 de maio de 2017

Inscreva-se online

saiba mais

Projeto e Montagem de Pontes Metálicas

02 e 03 de junho e 09 e 10 de junho de 2017

Inscreva-se online

saiba mais
Banner
Banner
Banner