ABCEM

Notícias

DNPM participa do maior evento de exploração mineral do mundo
17/03/2017 | Fonte: DNPM

Este é o maior evento de exploração mineral do mundo, reunindo mais de 22 mil representantes de mais de cem países, todos em busca de promover a mineração em seus territórios, realizar negócios, tudo na área da pesquisa mineral.

O DNPM foi representado pelo Diretor-Geral, Victor Hugo Froner Bicca; o Ouvidor Paulo Ribeiro de Santana e o Procurador-Chefe Frederico Munia Machado. Representando o Ministério de Minas e Energia: Ministro Fernando Coelho Filho (Chefe da delegação brasileira); Helena Cláudia de Almeida Cantizano (Chefe da Assessoria Especial de Relações Internacionais); Vicente Humberto Lôbo Cruz (Secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral); José Luiz Amarante (Diretor do Departamento de Transformação e Tecnologia Mineral); Lilia Mascarenhas Sant'Agostino (Diretora do Departamento de Geologia e Produção Mineral); Maria José Gazzi Salum (Diretora do Departamento de Desenvolvimento Sustentável na Mineração). Representando a CPRM: Eduardo Ledsham (Diretor-Presidente); Marco Túlio Carvalho (Assessor); José Leonardo Andriotti (Diretor de Geologia e Recursos Minerais) e Elias Martins Guerra Prado (Pesquisador em Geociências).

No evento, foi montado o “Brasil Pavillion PDAC 2017” que ofereceu aos visitantes os prospectos com potencialidade para descoberta de novas jazidas ou para a abertura de novas minas, atraindo investidores, realizando joint-ventures ou divulgando as condições favoráveis, com vistas à realização de novos negócios. Os representantes do DNPM tiveram papel importante na realização dos trabalhos do estande, no tocante as informações da Instituição, dirimindo dúvidas e convidando os participantes do evento a realizarem seus investimentos no Brasil.

No dia 04, à noite, a organização do Brasil Pavillion, capitaneada pelo Ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho, ofereceu a investidores internacionais, analistas e CEO um jantar com o objetivo de demonstrar as oportunidades minerais existentes no Brasil. O Ministro fez uma palestra aos presentes demonstrando que todos podem ter confiança no Brasil e que seus investimentos serão muito benvindos a nosso País. Há um esforço intenso de Governo para a retomada dos investimentos no Setor de Mineração e Pesquisa.

No dia 05 a organização do Brasil Pavillion, liderada pelo Ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho, ofereceu a toda delegação brasileira, composta por 86 representantes, um café da manhã. O ministro fez um breve pronunciamento desejando boas vindas e a realização de bons negócios. Na oportunidade, o Diretor-Geral do DNPM, Victor Hugo Froner Bicca foi homenageado pelos empresários brasileiros com uma placa contendo os seguintes dizeres:

“Ilmo. Sr. Diretor Geral DNPM, Victor Bicca.
Os empresários da missão brasileira no PDAC, agradecem sua presença neste evento, e que ela sirva de prova do compromisso do Brasil, com ideias e ações, que construam um setor mineral forte, próspero, longevo, em favor dos brasileiros.
Toronto, março de 2017”

No dia 05, às 11h30, foi inaugurado o Brasil Pavillion PDAC 2017. O estande foi organizado pela Agência para o Desenvolvimento Tecnológico da Indústria Mineral Brasileira (ADIMB), o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Ministério de Minas e Energia, DNPM, CPRM e um pool de empresas associadas à ADIMB. Nesta data, foi aberta em Toronto, Canadá, a Octogésima Quinta Conferência Anual da Prospectors Developers Association of Canada - PDAC 2017. Esta é a maior exposição de exploração mineral do mundo e recebeu a visita de cerca de 22 mil pessoas, reunindo mais de 600 expositores. A exposição é dividida em três setores: Trade Show, Investors Exchange e Core Shack.

Dia 06, às 9h30, o Ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho, abriu a Bolsa de Valores de Toronto, simbolicamente, eles chamam “Abertura dos Mercados”. Acompanharam o Ministro: o Secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, Vicente Humberto Lôbo Cruz; o Diretor-Geral do DNPM, Victor Hugo Froner Bicca; o Diretor-Presidente da CPRM, Eduardo Ledsham; o Ouvidor do DNPM, Paulo Ribeiro de Santana; o Procurador-Chefe do DNPM, Frederico Munia Machado, além de outros representantes da delegação brasileira. Ato seguinte nos dirigimos para a Câmara de Comércio Brasil Canadá, acompanhando o Ministro Fernando Coelho, local que o Ministro proferiu um discurso acentuando os pontos positivos de se investir na mineração brasileira. As demais atividades do dia foram desenvolvidas junto ao Brazil Pavillion PDAC 2017.

Na tarde do dia 06, foi realizado o seminário intitulado Brazilian Mining Day. O seminário teve a seguinte programação: Abertura foi feita pelo Presidente da ADIMB Edson Ribeiro, na sequência a apresentação do Embaixador do Brasil no Canadá Denis Fontes de Souza Pinto, em seguida a palestra Minas Rio: Activating a New Brazilian Iron Ore Force - Ruben Fernandes - Anglo American; na seguência A New Landmark of the Mining Industry - Leonardo Neves – VALE; Cuiabá Gold Mine: – Exploration Success in a Mature Greenstone Belt: Iron Quadrangle, Minas Gerais State - Rodrigo Martins - AngloGold Ashanti; CMOC´s International Growth Estrategy: Importance of Brazil - Renato Costa - CMOC International; Diamonds in Brazil: Finally Showing Their Potential - Ken Johnson - Lipari Mineração; Building a Copper Company in Brazil - Tony Polglase – Avanco; A New Direction for the Brazilian Mining Sector - Victor Hugo Froner Bicca, Diretor-Geral do DNPM e Eduardo Ledsham – Presidente da CPRM; Development Policies and Mineral Business Opportunities in the State of Minas Gerais – Marco Antônio Castello Branco – CODEMIG; CBPM Brings New Mineral Exploration Opportunities to the Market - Washington Rydz Santana – CBPM; Development Policies and Mineral Business Opportunities in the State of Goiás: The Best Address for Mining Investment - Tasso Mendonça Junior - SED/GO, finalizando com a Palestra Strengthening the Brazilian Mining Sector proferida pelo Ministro de Minas e Energia Fernando Coelho Filho. Ao final do Seminário foi oferecido um coquetel aos presentes.

Dando continuidade aos trabalhos no Brasil Pavillion PDAC 2017, foram recebidas diversas autoridades governamentais de vários países, províncias canadenses, investidores interessados em conhecer como funciona a mineração no Brasil, produtores de equipamentos para a indústria mineral, seja na fase de pesquisa bem como na fase de lavra, estudantes de universidades canadenses etc.

Patrocinadores do Brasil Pavillion: ADIMB, IBRAM, DNPM/CPRM/SGM/MME, Votorantim Metais, Codemig, Vale, Lipari, Bemisa, Yamana, Codelco, CBPM, ALS, Ainfield Gold, Amarillo, Gold, Five star, Microsurvey; Geosol, Simineral e SED-Estado de Goiás. Foram estas empresas/instituições que tornaram possível a realização do Brasil Pavillion PDAC 2017.

Os trabalhos no estande Brasil Pavillion 2017 só encerraram dia 08.


voltar
Twitter
Facebook

Compartilhe

Cursos ABCEM

Banner
Banner
Banner