Atenção

Fechar

Notícias

Notícias

Zanettini Arquitetura reformula projeto do Hospital Mater Dei, em Betim (MG), de concreto armado para estrutura mista ABCEM, 01/02/2018

A Zanettini Arquitetura, sócio honorário da ABCEM – Associação Brasileira da Construção Metálica - projetou a nova unidade do Hospital Mater Dei, em Betim (MG), que tem previsão para inauguração da primeira etapa em 2020, com a construção de Pronto Socorro adulto e pediátrico, ambulatórios, Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) e andares de internação. O projeto original compreendia a construção em concreto armado, porém a pedido da instituição, que queria mais agilidade e funcionalidade na execução da obra, o escritório refez o projeto em estrutura mista.

O anteprojeto foi entregue em maio de 2015 e o executivo em dezembro no mesmo ano. Porém, a pedido do cliente, para dar início à obra e ganhar razoável tempo na execução da mesma, o sistema estrutural inicialmente de concreto armado, foi reformulado para um sistema misto com pilares tubulares de aço preenchidos de concreto, vigas e contraventos metálicos e lajes “steel deck”. Para essa reformulação em abril, a Zanettini Arquitetura recebeu o modelo da estrutura metálica em 3D, elaborado pela Codeme Engenharia, também sócia Abcem, e incorporou o mesmo para sua compatibilização com a arquitetura.

Briefing – A direção do Hospital Mater Dei solicitou à Zanettini Arquitetura a urbanização de parte de uma área adquirida pela instituição de 275.000 m², para implantação de um hospital geral de alta complexidade:  

  • 255 leitos, mais 36 de UTIs adultas e mais 20 UTIs pediátrica e neonatal;
  • 13 salas cirúrgicas;
  • Medicina diagnóstica, com exames de tomografia, ressonância, ultrassom, mamografia, densitometria, raio X, entre outros;
  • Serviço de hemodiálise;
  • Serviço de hemodinâmica;
  • Oncologia;
  • Pediatria;
  • Maternidade;
  • Ambulatório;
  • Pronto Socorro adulto e pediátrico;
  • Heliponto;
  • Centro de convenções para eventos científicos;
  • Estacionamento.

O projeto - Desta gleba, a Zanettini Arquitetura separou área de 26.800 m² junto à via expressa nº 15.500, para a edificação da unidade Betim do Hospital Mater Dei.

O projeto foi locado num ponto estratégico dessa grande terreno objetivando visibilidade com a primeira intervenção na área, que irá futuramente comportar edificações comerciais, corporativas, habitacionais, de serviços e áreas verdes planejadamente distribuídas.

Visando atender às normas urbanísticas da Prefeitura de Betim e à legislação do uso do solo, foi realizado o desmembramento da gleba. Aprovada a locação da área, o projeto legal, que teve seu programa estruturado junto à equipe médica do Mater Dei, foi aprimorado com uma segunda via paralela interna, para acesso ao hospital, regularizando a implantação e a aprovação do mesmo.

O projeto de arquitetura definiu dimensão, espaços, serviços médicos e ambulatoriais a serem prestados; implantação do bloco principal, que pelas condições de declive do terreno, implicou na conexão de vias e rampas de acesso às áreas de serviço e estacionamento subterrâneo e tratamento paisagístico de toda a área existente. Além do projeto arquitetônico, a Zanettini Arquitetura coordenou todas as disciplinas e sistemas que deveriam ser com ele compatibilizados.

“É um capítulo importante da história da Rede Mater Dei e garante o processo evolutivo na área da saúde.  A nova expansão assegura o compromisso de oferecer estrutura, tecnologia, equipes qualificadas e segurança assistencial para que os clientes tenham a garantia da qualidade e excelência nos serviços prestados”, destacou o presidente da Rede, Henrique Salvador, em abril de 2017, na solenidade que marcou o início das obras da primeira etapa

Como todos os nossos projetos nos últimos três anos, este foi desenvolvido em BIM, plataforma Revit e integrado a todas as disciplinas de engenharia. O resultado desse trabalho integrado vem conseguindo superar recordes de construção, cuja estrutura metálica foi edificada em seis meses e concomitantemente já vêm sendo executados os fechamentos e a preparação de todos os vãos periféricos de tal maneira a receber os painéis unificados de todas as fachadas do hospital, explicou o arquiteto Siegbert Zanettini.

Projeto arquitetônico - equipe técnica:

Arquiteto responsável: Siegbert Zanettini

Arquiteto coordenador: Thaís Barzocchini

Arquiteto colaborador: Natália B. Malateaux

Arquiteto colaborador: Camila Conti

Arquiteto colaborador: Carla Andrade

Arquiteto colaborador: Érick Fick Gonzalez

Arquiteto colaborador: Ernani Moura


Voltar

Leia mais:

Notícias

Notícias

Inscreva-se

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.