Atenção

Fechar

Notícias

Notícias

Porto Maravilha tem estrutura mista brasileira e arquitetura de Norman Foster ABCEM, 06/06/2018

O AQWA Corporate foi concebido em sistema estrutural de vigas mistas em perfis I de alma plana, com a estabilização por meio de núcleo de concreto.

O Projeto Porto Maravilha, no Rio de Janeiro (RJ), tem mais um motivo para ratificar esse nome. O local possui o arrojado AQWA Corporate, um complexo corporativo Classe A, primeiro edifício brasileiro assinado por Norman Foster (vencedor de um prêmio Pritzker) e desenvolvido com a expertise global da TishmanSpeyer, aliado ao paisagismo de autoria de Pamela Burton.

O AQWA Corporate foi executado em sistema estrutural de vigas mistas em perfis I de alma plana, com a estabilização por meio de núcleo de concreto, pela Codeme Engenharia, sócia da Abcem (Associação Brasileira da Construção Metálica) e líder na construção de Edifícios de Andares Múltiplos de aço no Brasil com fábrica que se destaca entre as maiores e mais modernas da América Latina.

O empreendimento está estrategicamente posicionado no coração da maior área de intervenção urbana do país e é considerado um dos maiores projetos de revitalização urbana do mundo.

O edifício, que utilizou 3.688,58 toneladas de aço e teve a sua estrutura metálica pronta em 5 meses, destaca-se por ser uma âncora voltada para o futuro dos esforços de revitalização do porto do Rio de Janeiro. As lajes ousadamente amplas, eficientes e tecnologicamente otimizadas, contemplam a deslumbrante vista 360º da Baia de Guanabara, das montanhas com o Cristo Redentor, Pão de Açúcar, horizonte do centro da cidade. A vizinhança ainda é composta por prédios e galpões antigos da região portuária, de modo que a modernidade do empreendimento inspirado no casco de um navio ainda é raridade no local.

A grande praça central conecta as torres no andar térreo e oferece um espaço público vibrante com uma galeria de lojas, paisagismo e estacionamento. Noventa metros acima, uma ponte suspensa graciosamente conecta as torres no alto, oferecendo uma vista panorâmica da Baía de Guanabara. A excelente localização do prédio apresenta uma oportunidade para estimular a regeneração da área e para se engajar com a comunidade de turistas do porto e visitantes diários.

O AQWA Corporate está convenientemente situado entre a recém-construída via expressa da Avenida Rodrigues Alves e a Avenida Oscar Niemeyer, com fácil acesso ao transporte público, Aeroporto Internacional do Galeão e Aeroporto Santos Dumont Airport. Possui lobby suspenso de frente para a Baía de Guanabara e espaços dedicados para uma infinidade de amenidades, incluindo restaurante, academia e salas de conferência adicionais. Tudo isso apenas alguns passos de vários destinos culturais, incluindo dois museus e um aquário.

Sustentabilidade - O AQWA foi projetado para alcançar a certificação LEED Gold e atualmente possui a pré-certificação Gold. O projeto responde ao clima tropical local peculiar por estabelecer uma estratégia melhorada de auto-sombreamento às elevações do edifício, permitindo proteção solar e cobertura contra chuva eficientes em todos os espaços abertos principais de lojas e circulação de pessoas. 

Composição

1.865 vagas para estacionamento no subsolo
Bicicletários
Certificação LEED Gold
74.231 m² de área locável
4.806 m² para lojas e restaurantes
90 m de altura
Lajes de 3.200m² a 3.700m²
21 andares
19 Pavimentos de escritórios
3 pavimentos de amenities
3 zonas de elevadores
18 elevadores sociais de última geração, 4 elevadores de estacionamento, 1 elevador de emergência e 1 elevador de serviço
5 pavimentos de estacionamento com 929 vagas

Ficha técnica

Obra: Aqwa Corporate
Endereço: Via Binário do Porto, 299
Bairro: Santo Cristo
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: RJ
Cliente:TishmanSpeyer
Arquitetura: Norman Foster + Partners
Paisagismo: Pamela Burton
Estruturas metálicas: Codeme Engenharia
Quantidade de aço: 3688,58 t
Fachadas: Esquadrias de Alumínio
Inauguração: 19/10/2017


Voltar

Leia mais:

Notícias

Notícias

Inscreva-se

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.