Atenção

Fechar

Blog

Blog

As etapas do sistema construtivo Light Steel Frame ABCEM, 27/06/2022

 

O Light Steel Frame ou LSF é um método construtivo que utiliza perfis de aço galvanizado leve, produzidos em processos a frio com finalidade estrutural e que, suportando as cargas da edificação, também são dispostos para servir de base para elementos de fechamento.

Neste artigo abordaremos as etapas desse sistema construtivo que vem ganhando cada vez mais adeptos em razão de sua eficiência, custo x benefício, durabilidade e uso racional dos materiais empregados.

Fundação - A fundação mais comum nesse tipo de construção é a do tipo radier, que é aplicável na maioria dos solos e, portanto, com melhor aplicabilidade. Esse tipo de fundação custa cerca de 75% menos do que uma construção convencional, muito em virtude do baixo peso relativo da estrutura Steel Frame. Uma outra alternativa menos utilizada é a sapata corrida.

Estrutura - Os painéis de aço estruturais previamente dimensionados são posicionados e tem sua fixação diretamente na fundação. Aqui, vale ressaltar a praticidade do sistema, pois uma vez que os painéis chegam ao canteiro de obras previamente numerados para suas posições corretas, economiza-se tempo e percentual de erros, pois, deste modo, há um mapeamento natural.

Os perfis também chegam por padrão preparados com furos e com passagens para as instalações eletro-hidráulicas.

Cobertura - A estrutura da cobertura é feita com estrutura metálica combinada ao revestimento e com as placas OSB (Oriented Strand Board - painel de tiras de madeira prensadas que geram alta resistência) em conjunto as membranas de isolamento, que impede a entrada da umidade. É possível ainda, a utilização de placas cimentícias que, combinadas à uma base coat como revestimento da placa, faz a função de impermeabilização e proporciona o melhor acabamento das placas.

No acabamento, é possível aplicar outras camadas de isolamento termo-acústicas, como lã de vidro ou PET. Após o revestimento, aplica-se as telhas, sendo a mais comuns a do tipo Shingle.

Revestimento - Os componentes mais utilizados no revestimento externo são as Placas OSB ou placa cimentícia, membrana hidrófuga ou base coat, além do acabamento convencional que podem ser pinturas, texturas, alvenarias e outros.

Já nos revestimentos internos, geralmente é utilizado o gesso acartonado, além da massa niveladora, quando necessária.

Essas paredes, apesar de sua simplicidade estrutural, permitem fixação de diversos tipos de objeto, pois quando é devidamente aplicado, torna-se um revestimento altamente resistente, aguentando cargas até maiores que as paredes de tijolos.

Entre as camadas externas e internas, aplica-se lã de vidro ou PET, na função de isolante térmico e acústico.

A construção em estrutura metálica é um método relativamente simples e eficaz que está em alta na construção civil, reunindo todos os elementos para ser uma tendência para os próximos anos.

Pensando na qualificação do setor, a ABCEM, frequentemente, prepara os profissionais para esse mercado. Confira os cursos disponíveis acessando este link.


Voltar

Inscreva-se

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.