Atenção

Fechar

Blog

Blog

Cases de sucesso: estruturas mistas de aço e concreto ABCEM, 08 de junho de 2021, 08/06/2021

O potencial combinado do aço e do concreto impulsiona a utilização das estruturas mistas. Na construção, essa união representa cases de sucesso com excelente desempenho estrutural e obras sustentáveis.

As estruturas mistas possuem diversos benefícios: reduzem o prazo para entrega da obra, permitem a eliminação de escoramentos, minimizam custos e racionalizam materiais e mão de obra. No segmento da construção civil, as estruturas mistas já fazem parte de muitos projetos.

A utilização das estruturas mistas, formadas de aço e concreto, buscam em cada case de sucesso alinhar a criatividade de engenheiros e arquitetos às características de cada material.

As primeiras construções mistas utilizavam o concreto para o revestimento, com a intenção de proteger o aço contra o fogo e corrosão. Hoje, seu uso na construção é aplicado em diversos elementos estruturais, como lajes, vigas e pilares.

Essa interação possibilita que aço e concreto se unam tornando um elemento estrutural único, com especificidades ainda mais vantajosas. Os resultados obtidos pela união desses dois materiais são bastante promissores, trazendo soluções capazes de impressionar engenheiros e arquitetos.

Projetos arquitetônicos de estruturas mistas no Brasil

A partir de algumas iniciativas de arquitetos e engenheiros, o aço e o concreto surgem na paisagem arquitetônica das cidades brasileiras, apresentando inúmeras possibilidades na concepção dos projetos. Veja alguns cases de sucesso com a aplicação de estruturas mistas:

Confederação Nacional dos Municípios (CNM) - o projeto ousado contempla materiais como aço, concreto e vidro. Essa combinação oferece leveza e modernidade à CNM, inaugurada em 2016. Localizado em Brasília, o projeto arquitetônico de estruturas mistas possui área construída de 10.488 m². Composto por concreto armado nos subsolos e aço nos andares superiores, ressalta os vãos de até 18 metros e a transparência na fachada.

Fonte: Galeria da Arquitetura.

Edifício The One - localizado em São Paulo, o edifício The One possui 16 pavimentos construídos em apenas 18 meses. A obra de estruturas mistas chama a atenção em um visual moderno. No projeto, foi concebida uma estrutura com pilares de aço revestidos por concreto para suportar as cargas.

A escolha de estruturas metálicas para composição das lajes proporcionou a redução de custos e viabilizou o uso de vigas menores. Além do prazo, a utilização do aço possibilitou uma obra limpa e organizada.

Fonte: Arquitetura e Aço.

Ponte JK - a Ponte Juscelino Kubitschek está situada em Brasília e liga os lagos Sul, Paranoá e São Sebastião à parte central do Plano Piloto, por meio do Eixo Monumental. Inaugurada em 2002, a travessia possui comprimento total de 1200 metros e largura de 24 metros. A estrutura de aço é moldada à laje em placas de concreto que formam uma estrutura mista.

Alexandre Chan, arquiteto responsável por esse case de sucesso, se inspirou no movimento de uma pedra quicando sobre o espelho d’água. Assim, criou três arcos que sustentam a ponte por cabos de aço. Em 2003, a Ponte JK recebeu o prêmio anual da Sociedade dos Engenheiros da Pensilvânia, nos Estados Unidos, em referência ao seu valor estético e ambiental para o mundo.

Fonte: RMG Engenharia.

Seja qual for o projeto arquitetônico, a combinação de aço e concreto aos componentes estruturais permite resultados impressionantes. Cada vez mais, arquitetos e engenheiros buscam a perfeição em obras de estruturas mistas.

Quer saber mais sobre estruturas mistas e cases de sucesso? O curso Projeto e Dimensionamento de Estruturas Mistas de Aço e Concreto, promovido pela ABCEM, entre 16 de junho e 01 de setembro, possui as informações necessárias para todo profissional da área que deseja se aventurar no que há de mais moderno na construção civil. Aprofunde seus conhecimentos e seja um profissional completo em seus projetos.


Voltar

Inscreva-se

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.