Atenção

Fechar

Blog

Blog

Elementos de ligação para as estruturas metálicas. ABCEM, 02/07/2023

 

Elementos de ligação são todos os componentes incluídos para permitir a união e a transmissão de forças entre as peças utilizadas em uma construção.

A triagem do tipo de ligação a ser utilizada em uma estrutura metálica deve ser feita com atenção e cuidado, pois, uma má escolha pode resultar em uma infraestrutura mais cara e complicada de se executar.

Definir o meio de ligação entre as peças é uma das decisões mais importantes relacionadas ao projeto, por isso muitos profissionais têm dúvidas de como fazer a escolha entre ligações soldadas ou parafusadas. Conheça abaixo algumas especificações sobre elas.

Ligações soldadas

Quando se trata de estruturas metálicas, as ligações soldadas são as mais utilizadas como componentes no processo de construção civil. Na soldagem, duas ou mais peças são unidas, assegurando a continuidade das propriedades físicas e químicas do material de base. Já o material de adição é o que será utilizado como uma espécie de enchimento, preenchendo os espaços das superfícies que serão unidas.

O principal objetivo das ligações soldadas é garantir a segurança e a durabilidade da construção a seco, por isso é muito importante a escolha dos materiais, bem como do aço que será utilizado no processo de fabricação das estruturas metálicas, de acordo com suas características de resistência estrutural e à corrosão.

Ligações aparafusadas

Os parafusos de alta resistência são usados em ligações de mais responsabilidade enquanto os comuns são usados em ligações não estruturais ou secundárias.

Os parafusos utilizados na construção a seco são divididos em dois grupos: de alta resistência e comum. Os de alta resistência possuem protensão e requerem cuidados especiais com relação às arruelas e ao acabamento da superfície de contato das partes associadas. Eles são utilizados em ligações de maior destaque.

Já os parafusos comuns são fabricados sem especificação de torque de montagem e os mais utilizados em ligações não estruturais ou secundárias.

Ancoragem

A função da ancoragem é transmitir o carregamento das estruturas metálicas para as de concreto e a escolha correta depende das cargas a que ela será exposta, conforme determinadas pelas normas ABNT.

Existem dois sistemas para se estabelecer esta vinculação, dependendo do estágio em que a obra se encontra.

1 - É o mais econômico e acontece ainda na etapa de concretagem, quando as barras de aço estrutural são unidas à estrutura de concreto, constituindo assim a ancoragem. Nos casos de alvenaria estrutural, os projetos usualmente determinam o reforço com concreto para a instalação das ancoragens.

2 - É empregado quando a estrutura de concreto já foi executada, ou o projeto estrutural foi concebido de forma em que as ancoragens devam ser fixadas posteriormente à concretagem.

Quer saber mais?

A ABCEM está com inscrições abertas para o curso Ligações em Estruturas Metálicas com os professores Fernanda Calenzani (UFES) e Lucas Favarato (UFES). Não perca essa oportunidade de se aperfeiçoar ainda mais e se destacar no mercado da Engenharia Civil. Seu principal objetivo é munir os participantes com conhecimentos técnicos normativos sobre dimensionamento e projeto de ligações em estruturas de aço e bases de pilar. O curso acontecerá de forma online, por meio do aplicativo Zoom, todas às quartas-feiras, de 20 de setembro a 8 de novembro, e contará com material didático e certificado. Saiba mais sobre ele e sua grade completa clicando aqui.

 


Voltar

Inscreva-se

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.