Atenção

Fechar

Blog

Blog

Entenda a importância do dimensionamento de passarelas metálicas ABCEM, 18/08/2021

O dimensionamento tem como principal função ajudar no desenvolvimento de uma passarela metálica, trazendo segurança e resistência à construção.

O dimensionamento de passarelas metálicas tem se provado cada vez mais essencial para a construção desse tipo de estrutura. Com esse conhecimento, o projetista é capaz de criar uma passarela segura e confiável. Bem dimensionada, sob sol ou chuva, ela é capaz de se manter em ótimas condições, sem apresentar corrosão ou deterioração.

Mas o que é o dimensionamento de uma passarela metálica?

O dimensionamento é uma forma de calcular o projeto de uma construção, como uma passarela metálica. Ele deve considerar o conforto no deslocamento dos pedestres, para isso é preciso ter atenção a alguns pontos:

  • construir um modelo em elementos finitos;
  • definir a concepção estrutural da passarela;
  • obter um modelo simplificado da estrutura (Ftool);
  • definir diretrizes para o dimensionamento da passarela.

Diferente das pontes rodoviárias comuns, as passarelas metálicas são utilizadas por seus usuários de uma forma bem mais direta. O contato entre o pedestre é mais próximo quando comparado com a rápida passagem de uma pessoa em um veículo. Esse fato influencia a forma como as passarelas são projetadas, pois devem ser concebidas com dimensões em escala própria para o uso humano.

Dimensionamento: cada detalhe é importante! 

Inúmeros fatores devem ser considerados quando é preciso dimensionar uma passarela metálica e essa pode ser considerada uma das partes mais importantes, porém, difíceis do processo. É preciso analisar a carga permanente da estrutura, porque além do próprio peso também devem ser considerados elementos que compõem toda a estrutura, como sinalização e pavimentação.

Para poder realizar um projeto mais seguro, percebe-se a necessidade de engenheiros, arquitetos e projetistas estarem sempre alinhados às formas de dimensionamento adotadas para a construção civil para podere realizar um projeto mais seguro.

O curso de Dimensionamento de Passarelas Metálicas 2021, promovido pela ABCEM, nos dias 20, 21, 27 e 28 de agosto, orienta os profissionais da área quanto aos conhecimentos técnicos e normativas para o dimensionamento e projetos de passarelas metálicas. O curso acontecerá por meio de uma transmissão ao vivo, com o professor Daniel Ferraz, engenheiro civil e intencionalmente envolvido com aço estrutural e concreto protendido, desde 2007. Participe e garanta o conhecimento necessário para se tornar um profissional ainda mais completo em sua área.

Voltar

Inscreva-se

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.