Atenção

Fechar

Blog

Blog

Entenda o que são estruturas mistas e suas vantagens para a construção ABCEM, 08 de junho de 2021, 08/06/2021

Denominam-se estruturas mistas um sistema da construção civil no qual um perfil de aço trabalha em conjunto com o concreto, formando um pilar, uma viga ou uma laje - todos mistos. Seja qual for a aplicação, essa técnica possui diversas vantagens.

A partir da década de 60, as estruturas de aço e de concreto incorporaram os projetos de engenheiros e arquitetos. Com o desenvolvimento da construção civil brasileira, as estruturas mistas ganharam espaço com métodos e técnicas cada vez mais inovadoras.

Estruturas mistas, formadas pela união de aço e concreto, visam aproveitar as vantagens de cada material. Assim, as tecnologias construtivas possibilitaram a interação entre diferentes elementos, diversificando projetos da construção civil.

A adesão às estruturas mistas na construção é evidente pelo amplo campo de aplicação dos elementos estruturais. Hoje, edifícios comerciais e residenciais, hospitais, shoppings e outras grandes construções utilizam em seus projetos pelo menos um elemento estrutural misto.

Elementos estruturais mistos da construção civil

Os elementos estruturais mistos que compõem o sistema estrutural de cada edifício são divididos em lajes, vigas e pilares, que podem ser aplicados separadamente ou em conjunto. Cada um desses elementos possui características únicas que devem ser analisadas pelos projetistas.

Vigas mistas: resultado da associação de uma viga de aço com uma laje de concreto ou mista. Em uma viga mista, os elementos de concreto e aço devem formar um conjunto que resista à pressão que as placas de perfis de aço exercem sob os centros geométricos. Essa solução construtiva é usualmente empregada em edifícios e pontes rodoviárias.

Lajes mistas: é um sistema construtivo que utiliza uma forma de aço galvanizado composta por perfis que são incorporados à laje de concreto moldado in loco. Nesse sistema, os perfis fazem a função de uma forma para a concretagem e atuam como proteção para as cargas superiores. A laje mista pode ser usada em edificações de estrutura metálica ou em edificações com estruturas de concreto. Normalmente, as lajes mistas dispensam escoramentos e apresentam facilidade para a passagem dos dutos para instalações.

Pilares mistos: são elementos estruturais compostos de perfis tubulares de aço preenchidos com concreto. A utilização de pilares mistos possibilita maior liberdade aos arquitetos e engenheiros. Além da estética, esse tipo de estrutura garante precisão na dimensão da obra, o que contribui para reduzir custos.  

Quais as vantagens das estruturas mistas?

Os benefícios da aplicação de estruturas mistas aos projetos da construção civil não se limitam apenas aos termos estruturais, mas também aos aspectos construtivos, funcionais e estéticos.

O concreto possui resistência à compressão, ao fogo e à corrosão. Já o aço possui boa resistência à tração e comportamento dúctil, com peso relativo baixo. Além disso, ambos os materiais apresentam coeficientes de dilatação térmica similares, evitando deformações diferenciais significativas.

As principais vantagens das estruturas mistas em relação aos sistemas convencionais de concreto armado são: 

  • redução de carga;
  • mão de obra reduzida;
  • menor despesa indireta;
  • baixo prazo de execução;
  • racionalização de materiais;
  • menor geração de resíduos;
  • maior facilidade de montagem;
  • aumento na precisão dimensional;
  • redução do peso próprio e do volume estrutural.

As estruturas mistas apresentam significativas vantagens que devem ser consideradas na hora do desenvolvimento de um edifício. Os projetos com estruturas mistas devem atender às normativas ABNT para construção e dimensionamento de estruturas mistas de aço e concreto. 

Verifica-se, portanto, a necessidade de engenheiros, arquitetos e projetistas estarem sempre alinhados às novas tecnologias adotadas para a construção civil, bem como a interação com as normativas técnicas existentes para os sistemas construtivos mistos. 

O curso Projeto e Dimensionamento de Estruturas Mistas de Aço e Concreto, promovido pela ABCEM, entre 16 de junho e 01 de setembro, orienta os profissionais da área quanto aos conhecimentos técnicos e normativas para o dimensionamento e projetos de lajes, vigas e pilares mistos de aço e concreto. Aproveite o máximo de vantagens com os projetos estruturais mistos e garanta benefícios para suas obras.


Voltar

Inscreva-se

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.