Atenção

Fechar

Blog

Blog

Estruturas Mistas de Aço e Concreto ABCEM, 15/03/2023

 

Um sistema misto é considerado quando um perfil de aço, que pode ser laminado, soldado ou moldado a frio, é utilizado junto ao concreto para compor um elemento estrutural, como a viga, laje ou o pilar. Esse modelo pode ser utilizado em diversas edificações, mas suas principais aplicações são em edifícios de múltiplos andares comerciais e residenciais, hospitais e shoppings centers. Vamos acompanhar alguns dos principais elementos que podem compor esse sistema.

Lajes mistas

Elas são compostas por aço galvanizado e perfis que são incorporados à laje de concreto. Esses perfis fazem a função de uma forma para a concretagem e atuam também como proteção para as cargas superiores. A laje mista pode ser utilizada em edificações de estrutura metálica ou de concreto e, geralmente, dispensa escoramentos, além de apresentar facilidade na passagem dos dutos para instalações.

Conectores de cisalhamento

Os conectores são utilizados para unir as vigas de aço e contribuem para aumentar a resistência da viga embutida, especialmente, os tipo pino com cabeça. O embutimento da viga de aço no pavimento permite reduzir a altura total sem comprometer a resistência e rigidez.

Vigas mistas biapoiadas

A viga mista de aço e concreto é composta basicamente por uma viga de aço e uma faixa da laje de concreto. Juntos, suportam o esforço solicitante de flexão.

Pilares mistos

Pilares mistos podem ser definidos como perfis de aço soldados ou laminados, revestidos parcialmente ou totalmente com concreto ou também tubos de aço preenchidos somente com concreto.

Onde estudar sobre o tema? 

Aqui, você viu um resumo sobre os principais elementos de uma construção com estruturas mistas de aço e concreto, mas é preciso saber como utilizar da melhor forma todos esses elementos, por isso a ABCEM Cursos preparou um conteúdo completo sobre o tema para que você possa fazer a diferença no mercado de trabalho. As inscrições para o curso Projeto e Dimensionamento de Estruturas Mistas de Aço e Concreto estão abertas e você, Engenheiro, calculista de estruturas ou estudante de engenharia com conhecimento prévio básico em estruturas mistas, não pode perder essa oportunidade. O curso acontecerá de forma online, por meio do aplicativo Zoom, todas às terças-feiras, de 30/05 a 15/08/23, e será  ministrado pelos professores Fernanda Calenzani, Associada da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Lucas Favataro, Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES, e Rodrigo Caldas, Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Viçosa. O curso contará com material didático e certificado e, para realizar sua inscrição, basta clicar aqui!


Voltar

Inscreva-se

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.