Atenção

Fechar

Blog

Blog

Ligações em Estruturas Metálicas ABCEM, 07/02/2023

 

Em uma construção no modelo de estruturas metálicas, o termo “ligação” é aplicado a todos os pequenos detalhes construtivos que tem o objetivo de unir as partes da estrutura ou mesmo realizar a união do todo com elementos externos. Confira abaixo alguns exemplos: 

Ligações com parafusos 

As ligações parafusadas podem ser classificadas de acordo com o tipo de esforço que cada uma atua nos parafusos. Alguns exemplos desses esforços são a tração, o esforço cortante e também uma combinação entre os dois. A forma com que eles são introduzidos pode ser bastante diversificada.

Ligações com solda 

As ligações por soldagem são feitas por meio de fusão. Neste caso, as superfícies a serem soldadas são fundidas e, com a adição de materiais provenientes de eletrodos, são ligadas por solda. O processo de solda que geralmente é utilizado em estruturas metálicas é a solda por arco elétrico. 
 
Elementos de ligação

O processo de ligação é feito com diferentes materiais, de acordo com cada parte da infraestrutura do projeto, e dividido em dois grupos. Os elementos de ligação são todos os componentes que permitem a união e o fortalecimento entre as peças, como chapas, cantoneiras e placas de base. Já os meios de ligação são elementos que promovem a junção entre as partes da estrutura, como parafusos e soldas.

Base de pilar

As bases de pilar são os apoios de uma estrutura e são projetadas para transmitir forças axiais ou forças cortantes. Geralmente, são construídas por uma placa de aço soldada na extremidade de pilar, fixada por chumbadores ou por barras de cisalhamento a um bloco de concreto da fundação.
Elas são importantíssimas para estrutura, pois conduzem as cargas vindas da edificação até a fundação, distribuindo uniformemente os esforços sobre a superfície do concreto, amenizando assim pontos de grande concentração de carga que podem causar danos.

Como saber mais?  

A ABCEM Cursos está com uma oportunidade incrível para você, profissional ou estudante da área, que quer ficar por dentro de tudo sobre o tema. Todas às quartas-feiras, de 20 de setembro a 8 de novembro, você poderá aprimorar seus conhecimentos sobre ligações em estruturas metálicas com os professores Fernanda Calenzani (UFES), Professora Associada da Universidade Federal do Espírito Santo, e Lucas Favarato, Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). O curso acontecerá de forma online, por meio do aplicativo Zoom e contará com material didático e certificado. Clique aqui para saber mais sobre a grade e se inscrever!


Voltar

Inscreva-se

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.