Atenção

Fechar

Blog

Blog

Light Steel Frame: viabilidade e segurança ABCEM, 27/06/2022

Quando falamos em Light Steel Frame (LSF), é fácil enumerar as diversas vantagens e os benefícios dessa metodologia da construção civil, além disso, ela pode ser utilizada tanto para grandes quanto para pequenos projetos. Mas porque esse procedimento que, além de prático, versátil e com excelente custo-benefício, é também tão seguro e viável?

A construção em estrutura metálica resulta em projetos modernos e inovadores com viés sustentável e um gasto bem menor em comparação às obras de concreto, por isso optar pelo LSF é estar atualizado com as novas tecnologias, resultando no ganho de tempo e, consequentemente, na diminuição de custos.

Aqui, na ABCEM, estamos constantemente divulgando informações sobre o Light Steel Frame, já que acreditamos na evolução, na sustentabilidade e em projetos cada vez mais inovadores, focados em utilizar ao máximo os recursos disponíveis em aço e concreto, da maneira que o mercado atual exige, e que farão a diferença para projetistas e clientes.

Viabilidade das aplicações em Light Steel Frame (LSF):

Pode se identificar uma redução de até 50% no tempo de execução das aplicações em Light Steel Frame, antecipando o retorno do capital investido e sendo consideravelmente competitivo economicamente. Confira algumas outras vantagens dessa construção:

- Preservação do meio ambiente, já que possui uma baixa emissão de CO2 e consumo de água reduzido durante a fabricação dos materiais;
- Contenção de desperdício que resulta em maior produtividade e fidelidade ao orçamento;
- Distribuição uniforme de cargas por meio das paredes, gerando alívio de carga nas fundações;
- Galvanização que garante a proteção do aço por toda a vida útil da habitação, sendo extremamente mais resistente, estável e duradouro;
- Organização do canteiro de obras com ausência de grandes depósitos, já que os componentes podem ser pré-fabricados, gerando um ambiente mais limpo e seguro;
- Construção com maior conforto térmico e acústico por meio da combinação de fechamentos e isolamentos;
- Controle do processo de fabricação mais rígido, buscando um produto final de melhor qualidade.

As aplicações em Light Steel Frame (LSF) são seguras?

A resposta é sim! Essa é uma dúvida que pode ser muito comum, mas podemos afirmar que as edificações com o sistema construtivo em LSF são muito resistentes e totalmente incombustíveis, ou seja, não pegam ou propagam fogo. Além disso, elas são formadas por perfis estruturais, montantes de aço galvanizado e calculadas de acordo com regulamentos nacionais e internacionais de segurança, que estabelecem espessuras mínimas de chapa, quantidade e tipo de parafusos.

Esse tipo de construção é ainda mais seguro em seu interior, isso porque placas de  drywall são fixadas na estrutura de aço galvanizado, mantendo a resistência e estabilidade das paredes.

Elas também se tornam menos suscetíveis a raios, pois o aço é condutor, o que faz com que a descarga elétrica seja dispersada por toda a estrutura em direção ao solo de forma instantânea. Como os materiais são altamente resistentes ao fogo, uma edificação em Light Steel Frame tem muito mais chances de resistir ao impacto de raios.

Como se especializar em estruturas metálicas?

Para quem se interessou pelo tema, que será cada vez mais explorado no mercado, e deseja se especializar na área, a ABCEM Cursos tem uma novidade.

Participe do curso Concepções para Projeto Estrutural em Light Steel Frame que acontecerá nos dia 29 e 30 de junho, com o professor Eng. Mestre Paulo Roberto Marcondes de Carvalho. Ele explicará com detalhes o processo da estrutura. O professor Paulo tem mais de 50 anos de experiência na área e, atualmente, trabalha com o software mCalcLSF, desenvolvido por sua empresa para o cálculo de projetos em Light Steel Frame.

Gostou dessas informações essenciais sobre viabilidade e segurança do Light Steel Frame? Elas são tópicos importantes de um conteúdo mais completo que você encontrará em nosso curso, por isso faça já sua inscrição aqui.

Somos referência nacional em cursos de Light Steel Frame. Nosso objetivo é desenvolver o mercado de construção metálica no Brasil, capacitando cada vez mais profissionais.


Voltar

Inscreva-se

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.