Atenção

Fechar

Blog

Blog

Light Steel Framing: aprenda as técnicas, aplicações e tendências ABCEM, 14 de março de 2022, 14/04/2022

 

Nos dias 18 e 19 de maio, a ABCEM vai realizar um curso sobre as “Concepções para Projeto Estrutural em Light Steel Frame (LSF)”. O objetivo é proporcionar aos alunos a introdução em ferramentas de construção com estruturas metálicas usando a técnica LSF.

Atualmente, no Brasil, existe estrutura e material para que mais obras sejam feitas em Light Steel Frame, mas a técnica ainda é pouco utilizada pelas empresas. Assim, entendemos que existe um vasto campo de aplicações das estruturas metálicas na construção civil.

Para ministrar aos alunos esse conhecimento, convidamos o professor Paulo Roberto Marcondes de Carvalho, mestre em Engenharia Estrutural e referência nacional em estruturas metálicas. O professor Paulo tem mais de 50 anos de experiência na área e, atualmente, trabalha com o software mCalcLSF, desenvolvido por sua empresa para o cálculo de projetos em Light Steel Frame.

No curso, o professor vai trabalhar conceitos, técnicas e aplicabilidades, como:

  • conceituação;
  • contenções laterais;
  • conceitos estruturais;
  • composição de painéis;
  • fundamentos do sistema;
  • fundações e ancoragens;
  • telhados: tesouras e terças;
  • painéis, vigas de entrepisos;
  • projeto de uma estrutura LSF;
  • revestimentos da estrutura: interno e externo;
  • composição do sistema construtivo Light Steel Framing;
  • ações na estrutura: permanentes, variáveis, sobrecargas, ação do vento, sismos.

O Light Steel Frame é um tipo de sistema prático e versátil, podendo resultar em projetos modernos e inovadores. Além disso, as estruturas metálicas são sustentáveis e têm um custo-benefício maior que as obras em concreto.

Para entender mais sobre o assunto, o professor Paulo reservou seu tempo para conversar com a ABCEM sobre o curso.

Professor, para quem o curso de Light Steel Frame é indicado e o que podemos esperar dele?

Paulo Roberto Marcondes de Carvalho: não existem pré-requisitos para a realização do curso. Ele é muito recomendado para construtores autônomos, como arquitetos e engenheiros.

Por iniciativa própria, vou dividir o curso em duas etapas. Na primeira aula, vou falar da concepção de estruturas super leves e, sendo um conteúdo bem extenso, posteriormente abrir para perguntas e respostas e criar um debate sobre o assunto.

Na segunda aula, mostrarei um estudo de caso de uma pequena edificação em Light Steel Frame feita na cidade de Goiânia. É bem interessante, pois é importante para desmistificar o uso de Light Steel Frame.

 

Qual a projeção do mercado de Light Steel Frame e qual sua aplicabilidade?

Paulo Roberto Marcondes de Carvalho: os projetos estruturais em Light Steel Frame estão crescendo muito bem. Há uns três, quatro anos atrás o mercado estava em um marasmo, de forma que apenas grandes empresas estavam trabalhando com isso. Agora, não! Esse sistema produtivo se presta, especificamente, para edificações de pequeno porte. Então, podemos citar residências, pequenas lojas, pequenos comércios e consultórios médicos.

Tenho visto a demanda crescer na medida em que mais construtores procuram o software (mCalcLSF) da minha empresa para desenvolver projetos.

 

Como se inscrever para o curso de Light Steel Frame?

Isso foi apenas uma pequena parte do que o curso oferece em termos de aprendizado.

As aulas serão ministradas na plataforma da ABCEM de forma online e ao vivo, nos dias 18 e 19 de abril. A duração total do curso é de 6h.

Você pode conferir a ementa, os valores e outras informações neste link.

A ABCEM é a Associação Brasileira de Estruturas Metálicas. Somos referência nacional em cursos de Light Steel Frame. Nosso objetivo é desenvolver o mercado de construção metálica no Brasil.

 


Voltar

Inscreva-se

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.