Atenção

Fechar

Blog

Blog

O sucesso das passarelas metálicas pelo mundo ABCEM, 18/08/2021

As passarelas metálicas combinam os atributos de uma passarela convencional, que facilita a travessia de pedestres, com a qualidade do metal, tornando-se, assim, uma estrutura muito mais resistente e duradoura.

A estrutura metálica surgiu em maior escala no Brasil após a Segunda Guerra Mundial, porém seu início se deu na Europa do século XVIII, uma vez que mostrou ser uma alternativa barata e facilitadora para a engenharia civil. Nesta época, inclusive, a torre Eiffel foi uma construção que demonstrou todo o potencial das estruturas metálicas e continua evidenciando sua beleza e encantando mesmo após 134 anos.

Em pouco tempo, esse modelo ganhou o mundo e passou a ser utilizado também em passarelas. O desenvolvimento da tecnologia do aço coloca a passarela metálica como uma solução bastante eficaz devido a sua versatilidade, leveza, facilidade e rapidez de montagem.

As passarelas metálicas, além de terem funcionalidade e resistência, também se tornaram símbolo de estilo e elegância, sendo até classificadas como obras de arte. No mundo todo, desfilam sua utilidade e demonstram sua resistência na construção civil.

Conheça passarelas metálicas  que viraram cases de sucesso

Passarela Metálica sobre o rio Saône - Localizada de frente para a igreja de Saint George, em Lyon, na França, essa é uma das passarelas mais buscadas e fotografadas da cidade. A construção tem a função de ajudar os pedestres a atravessar o rio Saône e a vista é muito famosa. Basta uma procura rápida e diversas fotos serão encontradas, seja de cima ou da própria passarela.

Fonte: Only Lyon Tourisme

Passarela Metálica em Salvador, na Bahia - Essa ambiciosa construção brasileira se tornou um case de sucesso no final da década de 80 e trouxe todo conforto e acessibilidade necessários para os pedestres da região. Com cobertura e grande área de extensão, essa passarela metálica figura até hoje como um dos grandes projetos urbanos da cidade de Salvador. 

Fonte: Urbanistas por Brasília

Passarela Metálica sobre o canal Oudezijds Achterburgwal - Inaugurada em 2021, em Amsterdã, na Holanda, essa é uma estrutura de aço diferenciada. Foi a primeira passarela metálica completamente impressa em 3D e possui apenas 12 metros de comprimento. Seu desempenho vem sendo avaliado dia após dia por profissionais da engenharia civil do Imperial College London, uma das universidades mais renomadas do Reino Unido e polo de desenvolvimento tecnológico mundial.

Fonte: TecMundo

Embora todos esses cases de sucesso sejam diferentes um dos outros, tanto no projeto quanto em sua construção, todos tiveram de ser dimensionados por profissionais altamente capacitados e especializados em estruturas metálicas. Quer entender mais sobre dimensionamento de passarelas? Participe do curso de Dimensionamento de Passarelas Metálicas 2021, promovido pela ABCEM. O curso será ministrado pelo professor Daniel Ferraz, por meio de uma transmissão ao vivo, nos dias 20, 21, 27 e 28 de agosto. Conheça a origem histórica das estruturas, dimensionamento pelo software e normativas referentes a esse processo. 

O momento para aprender é agora, estude e se qualifique!


Voltar

Inscreva-se

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.