Atenção

Fechar

Blog

Blog

Orçamento para projetos em Light Steel Framing ABCEM, 11/05/2022

 

O Light Steel Framing (LSF) é uma metodologia moderna na construção civil, baseada em projetos estruturais ágeis, duráveis e com redução de material. No entanto, as vantagens dessas obras só se concretizam quando o orçamento é feito com planejamento.

Pode parecer óbvio associar orçamento a planejamento, mas é importante ressaltar que nem sempre o responsável pelo projeto tem o tempo necessário para se dedicar a esse trabalho. Existem 3 tipos de orçamento e o tamanho da obra determina qual ou quais usar. São eles:

  • estimativa de custo;
  • orçamento preliminar;
  • orçamento analítico.

No primeiro tipo, o planejamento é feito com uma estimativa de custo baseado no histórico de projetos similares.

No segundo tipo, deve ser feita uma avaliação de custo obtida por meio levantamento e estimativa de quantidade de materiais. Além disso, é necessário fazer uma pesquisa de preços médios e incluir o percentual de Benefício e Despesas Indiretas (BDI).

No orçamento analítico, o responsável deve planejar de maneira detalhada e precisa o custo da obra. É preciso ter muita atenção nessa etapa, pois o preço dos insumos é um fator importante no controle de gastos.

Quais as etapas de orçamento em projetos Light Steel Framing?

As etapas do orçamento para Light Steel Framing devem ser esquematizadas com informações realistas do projeto estrutural. Ou seja, conseguir prever o tempo de execução e as adversidades da obra. São elas:

  • estudo das condicionantes;
  • composição de custo;
  • determinação dos preços.

Esse plano de ação é estratégico, funcionando como um fator de otimização na qualidade e precisão das obras em Light Steel Framing. Quando bem planejado, o orçamento pode gerar um custo-benefício grande, o que influencia na lucratividade do cliente e do projetista.

O fator lucratividade é o que mais chama atenção, tanto para quem economiza com a contratação da obra, quanto para quem a realiza. Por isso, dentro da etapa de determinação dos preços, o responsável pelo projeto define a lucratividade que deseja obter, considerando os fatores de concorrência e risco do empreendimento. São eles:

  • curva ABC;
  • benefícios e despesas indiretas (BDI);
  • levantamento de serviços e seus quantitativos.

Além disso, algumas ferramentas, como o Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI), fornecido pela Caixa Econômica Federal, podem ajudar na realização do orçamento.

Qual a melhor forma de criar um orçamento para obras?

Talvez a parte mais difícil e importante do orçamento para obras em Light Steel Framing seja organizar todos os dados. Por isso, uma sugestão é criar uma planilha no Excel.

O orçamento é criado antes do projeto começar e pode ser finalizado depois da conclusão da obra. Dessa forma, o arquivo ou plataforma com os dados devem ser revisados sempre que necessário.

Esse conteúdo é um dos pilares para o profissional que deseja se especializar nessa área. Ele foi produzido pela Associação Brasileira de Estruturas Metálicas (ABCEM), com o objetivo de desenvolver o mercado de estruturas metálicas no Brasil.

Acesse nossa biblioteca digital para aprofundar seus estudos!


Voltar

Inscreva-se

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.