Atenção

Fechar

Blog

Blog

Por que é importante acompanhar as tendências do mercado da construção civil? ABCEM, 18/10/2022

 

Por que é importante acompanhar as tendências do mercado da construção civil?

Estar por dentro das tendências é, sem dúvida, a melhor maneira de se preparar para novos desafios. Os profissionais que acompanham as novidades do mercado conquistam um diferencial, além de estarem à frente na solução de problemas antigos, facilitação de processos, diminuição de gastos e na qualidade do produto final. Por isso, atualmente, é bastante raro encontrar obras que não utilizam, em alguma etapa, a tecnologia como aliada.

Mesmo sendo um dos setores mais resistentes à modernização, a construção civil vem adotando cada vez mais soluções tecnológicas. Isso é resultado da evolução das ferramentas e de uma maior competitividade no mercado.

E, se as tendências indicam o que deve acontecer e fazer sucesso no futuro, conhecê-las é estar preparado para o mercado e para os desejos dos clientes. Desse modo, elaborar projetos que tenham diferenciais é ter mais chances de sucesso e de lucro.

Vamos conversar um pouco sobre as novas tendências do mercado para a construção civil?

Tecnologia e inovação

Por meio de tecnologia e inovação é possível otimizar diversos processos, alguns deles são:

  • Drones para mapeamento rápido de grandes áreas e longas distâncias, gerando informações importantes para o projeto;
  • Realidade aumentada para uma apresentação eficiente do projeto e muito mais próxima da realidade, gerando uma experiência positiva para o consumidor;
  • Aplicativos móveis utilizados para facilitar a comunicação remota e o acesso ao local de trabalho sem a necessidade de deslocamento, incluindo inspeções visuais em tempo real, apresentação de projetos e revisão de alvarás e licenças.

Sustentabilidade

A proteção ao meio ambiente é um tema que está em alta e, por isso, tem se utilizado, cada vez mais, a prática sustentável, aliando novas tecnologias criadas para promover processos que não agridem tanto a natureza. Dentre os processos estão a utilização de tijolos ecológicos, cisternas para coleta e armazenamento de águas pluviais, telhados verdes como solução termoacústica, claraboias para iluminação e jardins verticais para regular a temperatura interna.

O reaproveitamento de materiais também é um processo importante, é possível reutilizar pisos e ladrilhos, pallets, móveis antigos e madeira de demolição. Além de ser tendência e contribuir para um mundo mais sustentável, essas ações ainda trazem charme para o projeto.

Energia renovável

Essa prática está totalmente ligada à economia e vem sendo cada vez mais utilizada por meio da priorização de luz,  ventilação natural, instalação de placas fotovoltaicas e o uso de recursos renováveis. A iluminação natural valoriza o imóvel e é um grande atrativo para os compradores.

Estruturas modulares

A construção modular é uma das tendências que vem sendo bastante utilizada para gerar praticidade e economia na obra. Esse método consiste na produção de módulos individuais pré-fabricados que podem ser montados e levados para outros locais em um prazo curto. Por serem extremamente adaptáveis, se adequam a qualquer tipo de necessidade.

Onde acompanhar?

Novidades surgem a todo momento, não é mesmo? Ainda mais na era digital, em que a informação chega a todos os lugares muito rápido. Por isso, o blog da ABCEM está sempre de olho nas tendências para deixar você sempre atualizado. Acompanhe nossos conteúdos, tenha sempre a mente aberta para novos processos e foque na qualidade para o cliente.


Voltar

Inscreva-se

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.