Atenção

Fechar

Blog

Blog

Quais são as características das coberturas em estruturas metálicas? ABCEM, 22/11/2021

 

Resistência, praticidade e funcionalidade são alguns dos fatores que tornam as coberturas em estruturas metálicas vantajosas para certos tipos de construções.

As coberturas utilizadas em estruturas metálicas têm a função de proteger ambientes contra intempéries, além de ser uma barreira impermeabilizadora e isolante (acústica e térmica).

Esse tipo de telhado é leve e gera uma carga baixa nos pilares e fundação da construção. Considerando esses dois fatores, é possível realizar obras mais baratas, com prazos menores e redução do desperdício de materiais. Outro ponto positivo é que as estruturas em aço aceitam reforços de acabamento (inoxidável e galvanizado), impedindo processos de corrosão.

As telhas utilizadas em estruturas metálicas podem ser feitas a partir de metais ou não. Na maioria dos casos, usa-se o material metálico para estrutura e telhas, a fim de padronizar o projeto e explorar os benefícios dos metais.

O planejamento de uma cobertura em estrutura metálica leva em conta o local e os vãos da planta, já que esse tipo de sustentação garante maior aproveitamento da área útil dos espaços. Além disso, é preciso considerar a durabilidade e funcionalidade da estrutura metálica para o objetivo da construção.

Conheça 3 tipos de coberturas em estruturas metálicas

Shed

A cobertura em shed é voltada para o aproveitamento da iluminação e ventilação naturais, interessante para projetos que buscam a sustentabilidade e a economia de recursos energéticos. O telhado é projetado em formato zênite, formado por hastes sólidas de metal e seções inclinadas.

Como a cobertura em shed fica exposta aos efeitos do vento, é importante que a estrutura metálica seja reforçada, garantindo a sustentação adequada do telhado.

A aplicação do shed é indicada para galpões industriais, já que essa cobertura combina funcionalidade, economia e apelo estético. Outra possibilidade de uso é em centros comerciais, já que a cobertura em shed ajuda a climatizar os ambientes, sendo ideal para a circulação intensa de pessoas.

Duas águas

A cobertura em duas águas tem formato triangular, formada por duas superfícies inclinadas que se encontram em um ponto central comum, chamado cumeeira.

Esse telhado é voltado para construções nas quais há necessidade de escoar água dos dois lados da cobertura. As superfícies inclinadas, podem, inclusive, ter alturas diferentes. Em estruturas metálicas, o telhado duas águas também é indicado para galpões.

Arco

A cobertura em arco é uma das mais comuns e simples para aplicação em estruturas metálicas. Nesse caso, é comum que as telhas também sejam de metal, sustentadas por perfis de aço, em formato de arco. Os principais benefícios desse modelo de cobertura são a facilidade de instalação e manutenção.

A ABCEM oferece cursos online sobre coberturas em estruturas metálicas. O primeiro módulo de “Projeto de coberturas metálicas em Arco, Duas Águas e Shed” está previsto para fevereiro de 2022. O curso tem carga horária de 16 horas e será ministrado pelo professor, engenheiro de produção e engenheiro civil Alexandre Vasconcellos.


Voltar

Inscreva-se

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.