Atenção

Fechar

Blog

Blog

Quais são as normas para coberturas em estruturas metálicas? ABCEM, 04/11/2021

 

As estruturas metálicas têm um ótimo custo-benefício para as coberturas, desde que aplicadas conforme as normas da ABNT.

Fabricadas a partir do aço, as estruturas metálicas cumprem a função de sustentação para projetos de cobertura. Há um tempo, esse tipo de estrutura chegou a ser considerada cara e inacessível, mas, hoje, está entre as alternativas de melhor custo-benefício, fazendo frente à alvenaria.

Seja para a construção de vigas, treliças, pergolados ou telhados, as estruturas metálicas oferecem uma série de vantagens. Porém, a projeção e aplicação desse tipo de cobertura precisam ser feitas sob as orientações de 10 normas técnicas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Conheça cada uma das normas para construir telhados metálicos

Para desenvolver e construir uma cobertura em estrutura metálica, é necessário procurar por profissionais qualificados e treinados de acordo com as 10 normas técnicas (NBR) da área. São elas:
 

  • NBR 8681 - Ações e segurança nas estruturas;
  • NBR 14432 - Resistência ao fogo em edificações;
  • NBR 6123 - Forças devidas ao vento em edificações;
  • NBR 14762 - Dimensionamento de estruturas de aço;
  • NBR 15980 - Perfis laminados de aço para uso estrutural;
  • NBR 5884 - Perfil estrutural de aço soldado por arco elétrico;
  • NBR 6120 - Cargas para o cálculo de estruturas e edificações;
  • NBR 14323 - Projeto de estruturas de aço e mistas em incêndios;
  • NBR 5419 - Proteção de estruturas contra descargas atmosféricas;
  • NBR 8800 - Projeto de estruturas de aço e mistas de aço e concreto.
     

O conhecimento aplicado em cada uma dessas normas da ABNT é indispensável para evitar acidentes durante e após a construção da cobertura.

As 10 NBRs são voltadas para a prevenção contra fenômenos naturais (vento, descargas atmosféricas e incêndios), além de definir as diretrizes para criar uma sustentação segura desde o projeto inicial.

Quais são os tipos de cobertura para estruturas metálicas?

As telhas metálicas de folha simples são mais leves e baratas, mas não oferecem um bom isolamento térmico. Esse modelo é indicado para aplicação em galpões industriais, quadras de esporte e garagens.

Para quem busca por uma montagem rápida e barata, há as telhas termoacústicas, que se parecem muito com as telhas simples, mas oferecem isolamento acústico e térmico. Essa opção se adapta bem a áreas de lazer de condomínios.

Uma terceira opção é a telha termoacústica que imita a cerâmica e pode ser utilizada em estruturas metálicas. Esse modelo tem a aparência muito próxima a das tradicionais telhas de argila, com os benefícios do isolamento térmico e acústico. Nesse caso, o preço é mais alto e a indicação de uso é voltada para residências e salões de festa.

O custo de uma cobertura em estrutura metálica varia de acordo com o material e o dimensionamento da área do projeto.

As principais vantagens desse tipo de cobertura são a facilidade e rapidez de aplicação; economia com cargas de fundação; padronização de tamanhos; nível de qualidade e uso de matéria-prima reciclável.

Se você quer aprofundar seus conhecimentos em cobertura e estrutura metálica, conheça o curso online da ABCEM.


Voltar

Inscreva-se

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.