Atenção

Fechar

Blog

Blog

Quais são as normas para projetos de pipe racks? ABCEM, 04/11/2021

 

Enquanto projetos de sustentação, os pipe racks se enquadram em diferentes normas técnicas, levando em conta as características de cada estrutura.

Os pipe racks são estruturas metálicas, compostas por vigas e colunas, voltadas para a sustentação de tubulações horizontais. Normalmente feito a partir de aço carbono, esse modelo estrutural é altamente resistente e durável, sendo a opção de sustentação mais interessante para diferentes setores industriais.

Seu uso é indicado para produções e transporte de insumos químicos e ácidos em indústrias (petroquímicas, siderúrgicas, metalúrgicas e hidrelétricas, por exemplo), quando é necessário garantir operações seguras. Outra possibilidade de uso é na sustentação de cabeamentos elétricos.

Sendo uma estrutura metálica, o projeto e instalação de pipe rack devem seguir algumas normas técnicas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), a fim de evitar acidentes e ter aprovação legal.

Quais são as normas para pipe racks?

A norma 8800 da ABNT é a diretriz que estabelece os requisitos básicos para o desenvolvimento de projetos de estrutura de aço. Além dessa NBR, também há outras que levam em conta as cargas e dimensionamento da sustentação; resistência contra fogo, vento e descargas elétricas, e ações de segurança nas estruturas. A lista completa das normas é:
 

  • NBR 612;
  • NBR 5419;
  • NBR 6123;
  • NBR 8681;
  • NBR 6355;
  • NBR 5884;
  • NBR 15980;
  • NBR 14762;
  • NBR 14432;
  • NBR 14323.
     

O projeto ainda pode exigir o enquadramento em outras normas, a depender da aplicação da sustentação e do setor industrial a que será submetido.

O dimensionamento dos projetos de pipe racks leva em conta os estados-limite da estrutura, bem como as cargas a serem suportadas. Os cálculos também precisam ser feitos de acordo com as orientações da ABNT, por um profissional qualificado.

Quais são as vantagens dos pipe racks enquanto estrutura metálica?

As estruturas metálicas já foram consideradas caras e desvantajosas na área de construção civil, mas, hoje, atendem uma série de aplicações específicas e são vistas como vantajosas.

O uso da sustentação metálica possibilita redução de custos; diminuição do cronograma de obras; menor produção de entulho; possibilidade de reciclagem; compra de materiais padronizados e disponibilidade em grande escala.

Essas vantagens se dão porque os materiais metálicos são maleáveis, duráveis, resistentes e leves. O fato da produção da estrutura metálica se dar fora do canteiro de obras acelera o processo de construção da sustentação, além de exigir menos mão de obra.

Em comparação ao concreto, os pilares e vigas metálicas têm a mesma capacidade de sustentação, mas são mais estreitos. Consequentemente, os projetos podem ter maior área útil e construções em grandes vãos.

As estruturas em aço são facilmente adaptáveis. Mesmo após sua instalação, é possível expandir e mudar posições sem grandes dificuldades. Outro benefício dos projetos metálicos é o apelo estético, já que as estruturas ficam expostas e ajudam a compor a arquitetura de espaços industriais.

Se você deseja saber mais sobre esse tipo de sustentação metálica, conheça o curso online da ABCEM, “Projeto de Pipe Racks e Plataformas de Trabalho”. Com uma carga horária de 16 horas, os encontros à distância estão marcados para os dias 01, 03, 08 e 10 de dezembro de 2021, das 08 às 12h.


Voltar

Inscreva-se

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.