Atenção

Fechar

Blog

Blog

Tipos de telhas e suas especificações ABCEM, 15/01/2023

 

No setor da construção civil, as telhas e os painéis sanduíches se tornaram muito utilizados, tanto em coberturas, quanto em fechamentos. Eles trazem flexibilidade, agilidade e diversidade para as edificações, além de um acabamento bonito e moderno com uma infinidade de cores. Com base no Novo Manual de Telhas de Aço, trouxemos alguns modelos e suas especificações: 

Telhas simples

São telhas compostas por uma única chapa de aço e que não possuem isolamento termoacústico, normalmente fabricadas com um perfil ondulado ou trapezoidal. Elas são produzidas a partir de bobinas de aço revestido e, em sua maioria, com a largura de chapa de 1.200 mm, um padrão que se estabeleceu no mercado brasileiro.

No mercado, é possível encontrar uma grande diversidade de perfis disponíveis, que vai além das opções ondulada ou trapezoidal, já que a última categoria possui diferentes alturas, tipos de perfis de onda, distância entre elas e larguras de canal. Essa variedade proporciona diferentes oportunidades estéticas e de engenharia para múltiplos projetos.

Telhas simples onduladas

Possuem uma seção transversal que é formada por uma sequência de ondas senoidais. Pela norma, elas devem ter altura de 18 mm e largura útil de 985 mm.

Seus canais para escoamento são menores, por isso suportam um volume menor de água quando comparado ao das trapezoidais e são indicadas para coberturas com menor extensão cumeeira–beiral ou que tenham inclinação acentuada.

As simples onduladas podem ser um diferencial para compor fachadas,  quando instaladas no sentido horizontal, já que possuem um amplo leque de tonalidades.

Telhas simples trapezoidais

Como o próprio nome já diz, possuem seção transversal composta por uma sequência de trapézios que formam as suas ondas e canais. Sua versatilidade se dá pela diversidade de perfis com alturas variando entre 25 mm e 120 mm.

Elas podem ser empregadas, tanto em edificações industriais, quanto comerciais, já que possuem exigências técnicas, como resistência ao vento, capacidade de escoamento e vão proporcionado pela estrutura da cobertura, além de características arquitetônicas: aspecto final da superfície externa, composição com outros elementos de uma fachada, montagem vertical, horizontal ou diagonal.

Outras opções

Telhas e bandejas para sub-coberturas

São telhas que podem ser utilizadas como sub-cobertura, para sistemas compostos por elementos, como isolantes termoacústicos, mantas sintéticas ou outros perfis metálicos que serão montados sobre elas. Possuem resistência para alcançar vãos maiores ou suportar sobrecargas.

Telhas arqueadas

São curvadas em fábrica, conforme a solicitação do cliente e, geralmente, utilizadas em coberturas em arco com raios de curvatura reduzidos. Esse modelo pode também fazer o encontro entre dois planos que usam o mesmo perfil de telha, como um canto curvo.

Telhas curvas calandradas

São arqueadas em um equipamento chamado calandra e produzidas a partir de telhas simples, onduladas ou trapezoidais.

Telhas perfuradas

Esse modelo pode ser utilizado na face interna de sistemas termoacústicos, em coberturas ou fechamentos laterais, com objetivo de absorver sons e ruídos do ambiente. Suas perfurações também podem  favorecer a passagem de luz solar e promover uma ventilação natural.

Telhas e painéis sanduíches

São produtos formados por chapas de aço e núcleo isolante (poliestireno, poliuretano ou poliisocianurato), indicados para coberturas que têm exposição direta à radiação solar, especialmente, em países de clima mais quente. A passagem de calor pode gerar um impacto significativo na saúde das pessoas e no próprio processo produtivo, afetando equipamentos e a qualidade dos produtos.

São diversas opções para coberturas e fechamentos laterais com isolamentos térmico e acústico, dois exemplos são as telhas sanduíche de baixo custo, para aplicações em galpões de aviários, e os sistemas de alto desempenho termoacústico, para uso em terminais de passageiros, como aeroportos.


Voltar

Inscreva-se

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.