Atenção

Fechar

Blog

Blog

Transformação digital na construção civil ABCEM, 30/08/2022

 

A tecnologia veio para facilitar a vida das pessoas em diversos aspectos e, atualmente, é empregada na maioria dos setores e profissões existentes em nosso planeta. Claro que não seria diferente na construção civil, setor no qual as novas tecnologias têm facilitado processos, gerando praticidade e diminuindo gastos.

Apesar de ser uma das profissões mais antigas do mundo, a construção civil está se moldando e se atualizando de acordo com as novas tecnologias que estão surgindo. Abaixo, temos alguns exemplos dessas mudanças:

BIM

Esse sistema com sigla em inglês para Building Information Modeling (Modelagem de Informação da Construção) é uma tecnologia que busca integrar os processos executivos de uma obra, envolvendo concepção, cronogramas e orçamento, prevendo possíveis interferências que possam surgir.

Os modelos BIM não só geram uma melhor representação visual do projeto, mas também norteiam cronogramas, quantidade de operários nas obras e estimativas de custo dos projetos.

O sistema é formado por arquivos que acompanham as demais tecnologias utilizadas e trabalha com modelos 3D que são mais fiéis ao produto final.

Nuvem de pontos

É usada para trazer ainda mais precisão aos projetos, gerando uma menor chance de erros, desperdícios e retrabalho. Ela se baseia em um compilado de pontos criados como uma nuvem em um espaço físico real, que serve de referência para a reprodução de objetos e estruturas em modelos 3D.

Para essa tecnologia, um scanner é utilizado, emitindo sequências de raios lasers orientados a uma superfície, objeto ou cena que depois serão anexados a um software e transformados em um modelo BIM. Um laser é posicionado no local desejado e a luz projeta a superfície, se modificando conforme a distância e densidade do material, marcando o ambiente com inúmeros pontos.
Essa nuvem de pontos pode ser utilizada desde um projeto do zero até reformas, como captação e monitoramento das estruturas e mapeamento de instalações de edifícios residenciais e comerciais.

Realidade Aumentada

Essa tecnologia promove uma melhor visualização dos elementos com riqueza de detalhes, revolucionando a experiência do usuário e pode ser aplicada desde a fase de design dos projetos, diminuindo consideravelmente a probabilidade de erros. Ela inclui elementos virtuais que interagem com o que já existe, assim é possível acrescentar componentes ao canteiro de obras, gerando eficiência e precisão, reduzindo a ocorrência de erros e diminuindo tempo e custos.

As vantagens da utilização desse recurso podem ser percebidas ao projetar, modelar e construir e, beneficia engenheiros, designers, arquitetos, gerentes de projetos, provedores de serviços e toda a equipe de construção.

A ideia é que os aplicativos de Realidade Aumentada proporcionem uma visão mais exata do que será construído por meio de plantas 3D e hologramas de maquetes virtuais, além de facilitar a execução durante a construção.

Montagem Automatizada

Aqui, são adotadas construções fora do canteiro de obras que geram benefícios ambientais, criando menos resíduos, diminuindo o uso de água, de energia operacional e de poluição e também máquinas que podem montar armaduras de aço usadas em estruturas de concreto armado. A montagem automatizada produz elementos de edifícios e infraestrutura, peças únicas, componentes ou montagens inteiras, utilizando tecnologias e estratégias normalmente reservadas para processos de fabricação.

A longo prazo, pode se economizar tempo, dinheiro e recursos, melhorando o controle de qualidade e fornecendo condições mais seguras de trabalho para os colaboradores, além de eliminar tarefas repetitivas. A adoção de ferramentas automatizadas tem permitido uma mudança radical na maneira como o projeto acontece.

Digitalização

Ela busca agilizar a comunicação entre os canteiros de obras e os escritórios, automatizando os processos e reduzindo os prejuízos relacionados à prazos de entrega e custo de materiais.

A digitalização se tornou extremamente necessária e permite a atualização do status das tarefas em tempo real, assim todos os profissionais envolvidos podem se manter informados sobre as etapas da obra.

Quer saber mais?

Temos um convite especial para você! No dia 1 de setembro, às 10h, a ABCEM, em parceria com a Kingspan Isoeste, promoverá um webinar abordando o tema Transformação Digital na Construção Civil, passando com detalhes pelos tópicos citados no texto. O evento terá emissão de certificado, acontecerá de forma gratuita por meio de transmissão ao vivo e será conduzido por Eluir Junior. Faça parte, saiba mais sobre o universo da tecnologia na construção civil e tenha esse diferencial em seu currículo. Para realizar sua inscrição é só clicar aqui.


Voltar

Inscreva-se

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.