Atenção

Fechar

Blog

Blog

Uso de estruturas mistas em edifícios ABCEM, 05/06/2020

Os sistemas de estruturas que combinam construções de aço e concreto vêm conquistando cada vez mais espaço no mercado pela redução de custos e durabilidade.

As estruturas mistas aumentam a capacidade de desempenho estrutural. Diferenciais como este fazem com que o modelo de projeto de construção seja cada vez mais utilizado.

  • Adesão de estruturas mistas em edifícios garante redução do prazo de entrega

Este sistema construtivo está se destacando entre outros projetos disponíveis, isso é resultado da combinação de técnicas clássicas em obras com a construção industrializada, semelhante à montagem de automóveis, pela adição do aço. Ao abrir portas para uma variedade de soluções construtivas, a edificação híbrida é uma ótima opção para projetos de construção. O uso de vigas, pilares e lajes de aço em construções de edifícios possibilitam o acréscimo de rigidez e resistência ao serem revestidos por concreto.

Vigas metálicas, além de reduzirem o prazo de entrega e investimento, também impedem os escoramentos, permitindo a execução de mais de um pavimento ao mesmo tempo. Pilares de aço anulam a necessidade de proteções contra fatores externos, o que resulta em estruturas mais econômicas e rígidas. Lajes em steel deck são utilizadas como sustento para o concreto antes da cura e da atuação das cargas, sem a necessidade de armaduras em vergalhão adicional.

Atualmente, esta integração de aço ao concreto também é utilizada em ampliações de construções de edifícios clássicos, para reforçar estruturas e garantir uma interferência menor no restante do edifício e por menos tempo. 

  • Como se capacitar para aplicar estruturas mistas em edifícios?

Apesar de ser utilizada há mais de 50 anos e estar em maior evidência nos dias atuais, a estrutura híbrida ainda é pouco abordada durante a graduação e pós-graduação de engenheiros. Diante deste novo cenário, profissionais que tenham conhecimento sobre construções realizadas apenas com concreto, ou então, somente em aço, ficam em desvantagem no mercado atual.

A realização de cursos sobre estruturas mistas pode ser a chance do primeiro contato do profissional com a nova realidade da construção de edifícios. O que traz uma vantagem, visto que, para obter os benefícios que os projetos em estruturas mistas podem oferecer, é preciso compreender a construção baseada na mistura de materiais distintos. Para que isso seja possível, é preciso ter conhecimento amplo sobre os cálculos necessários para desenvolver projetos desde o início até a entrega final. 

Cursos voltados para o ensino da aplicabilidade de cálculos permitem que características próprias e específicas do aço e do concreto sejam consideradas nas etapas de dimensionamento e execução da estrutura em edifícios de múltiplos andares. Com essa base, é possível garantir a segurança ao desenvolver projetos arquitetônicos calculando os principais elementos utilizados na estruturação. O que antes se tornaria um diferencial, com o mercado atual é uma necessidade.


Voltar

Inscreva-se

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.