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Cenários dos Fabricantes

Relevância e Precauções

  • A estatística dimensiona a representatividade da Associação e atende à demanda para comunicação
  • As informações estatísticas são insumos fundamentais para o planejamento estratégico
  • Sindicatos, associações e seus membros devem tomar extrema cautela quando coletam e disseminam informações comercialmente sensíveis, como preços atuais e futuros, participações de mercado, custos, níveis de produção, planos de crescimento, política de descontos, entre outras (*)
  • As informações não devem permitir a identificação de dados de empresas individuais (*)
(*) Combate a Cartéis em Sindicatos e Associações (2009)
Acesse a Cartilha elaborada pelo Departamento de Proteção e Defesa Econômica, da extinta Secretaria de Direito Econômico - SDE

Estatísticas

A apresentação em anexo contempla informações sobre produção, consumo de aço, comércio exterior, indicando as fontes das informações: Estatísticas da Construção Metálica - Agosto de 2020

Pesquisas de Fabricantes 2020 e os dados do IBGE

Preâmbulo O Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA) e a ABCEM, contando com o apoio do INDA, da Associação Drywall e do ICZ, veicularam a edição 2020 (ano base 2019) das três pesquisas anuais realizadas pela empresa ℮8 inteligência junto aos fabricantes de estruturas metálicas, defensas metálicas e obras de energia (eólica, solar e torres de transmissão), assim como junto às fabricantes de telhas de aço e steel deck e fabricantes de perfis galvanizados destinados à produção de drywall e à construção em light steel frame (LSF). Segundo dados da Produção Industrial Anual – PIA Produto pelo IBGE, especificamente em relação às estruturas de aço (incluindo defensas, torres e pórticos), o setor cresceu 10,65% ao ano entre 2005 e 2013, e alcançou dois milhões de toneladas em 2014. Porém, de 2014 para 2018, o setor sofreu queda de 10,20% ao ano, atingindo 1,3 milhão de toneladas. Sob perspectiva semelhante, a ℮8 inteligência aponta, no estudo realizado com os fabricantes de estruturas em aço, que desde 2014 o setor vem sofrendo sucessivas quedas de produção. Quando comparada a de 2014 (pico) com a de 2018, observa-se uma redução de mais de 50%. Entretanto, em 2019, houve recuperação de 25,6%. Vale lembrar que as dinâmicas de mercado de cada segmento atendido por estruturas de aço têm comportamentos distintos. Em 2019, destacaram-se as obras de energia (eólica, solar e torres de transmissão) e para edificações industriais. Em relação aos setores de Telhas e Steel Deck, para a produção estimada em 434 mil toneladas e considerando a capacidade de 1,04 milhão de toneladas, o índice de ocupação de 42% se manteve praticamente igual a 2018, índice baixo em relação ao de anos anteriores, com faturamento de R$ 3,3 bilhões e contando com cerca de 13.400 colaboradores em 2019. Na edição deste ano, as empresas participantes de perfis para Light Steel Frame e para Drywall produziram juntas cerca de 62,6 mil toneladas, com faturamento de R$ 430 milhões e contaram com 2.286 colaboradores em 2019. As pesquisas Os três relatórios abrangem o perfil de fabricantes pesquisados (localização, nº de colaboradores, porte das empresas, faturamento bruto), produção e capacidade, características, certificação e competitividade, dificuldades e necessidades. Os dados divulgados demonstram novamente que os mercados estudados apresentam grande potencial de crescimento e que enfrentam retração muito por conta da situação político-econômica do Brasil. A carga tributária foi um dos gargalos mais mencionados pelas empresas pesquisadas para o incremento do uso de estruturas em aço no Brasil. Na comparação com sistemas moldados in loco, a estrutura metálica recebe maior incidência de tributação de ICMS. Os resultados obtidos na pesquisa ℮8 visam contribuir para o dimensionamento do desenvolvimento e identificação das ações necessárias para o fortalecimento do setor da construção industrializada em aço. As pesquisas realizadas em anos anteriores permanecem à disposição dos interessados, mas deve ser ressaltado que houve aperfeiçoamentos e ampliação do número de empresas consultadas. Além dos resultados das pesquisas, estão disponibilizadas as listagens das empresas que autorizaram a divulgação de seus nomes e CNPJ.

Destaques nas Pesquisas 2020 (ano base 2019)

1 – Cenário dos Fabricantes de Estruturas de Aço

(incluindo torres de transmissão, solares, eólicas)
  • Participantes: a amostra foi constituída por 336 empresas.
  • Localização: segundo a localização das matrizes das empresas, todas as regiões do país possuem fabricantes de estruturas. A região Sudeste concentra 59% do total e a região Sul, 25%.
Em termos de produção, a região SE representa 49,3% do total, 31,7% no S, 13,4% no NE, 4,6% no CO, e 1,0% na região N do país.
  • Faturamento Bruto Anual: estimado de 7,08 bilhões de reais. Adotando-se a classificação BNDES, 2% de grande porte, 51% de médio porte, 46% das empresas são de micro e pequeno porte.
  • Utilização da Capacidade: para a produção estimada em 822,5 mil toneladas e considerando a capacidade de 2,0 milhões de toneladas, o índice de ocupação de 41% foi superior aos 33% observados em 2018.
  • Porte por quantidade de colaboradores: com 30,4 mil colaboradores e considerando o critério SEBRAE, 69% das empresas são de micro e pequeno porte, 26% são de médio porte, 5% são de grande porte.
  • Destinação do Volume de Estruturas Produzidas: ▪ Energia (torres de transmissão, eólica, solar) - 46%; ▪ Edificações industriais inclusive centros de distribuição – 31%; ▪ Comerciais (escolas, hotéis, escritórios, shoppings) – 10%; ▪ Infraestrutura (pontes e passarelas, portos e aeroportos) – 6%; ▪ Mineração, P&G, álcool e açúcar – 6%; ▪ Residencial – 1%.
  • Dificuldades Internas: a falta de capital de giro é o principal fator citado que dificulta o crescimento das empresas. A dificuldade de aprovação de crédito, que pode estar relacionada ao capital de giro, também é um fator de destaque. Além de itens referentes à qualificação do time e melhorias do processo interno e capacitação, deficiência no marketing também foram citados como pontos relevantes a serem melhorados internamente.
  • Dificuldades Externas: quase 30% das empresas têm insegurança no mercado, considerando a crise financeira o principal fator externo que dificulta seu crescimento. Custos tributários e custo da matéria-prima também são considerados como fatores que impactam na competitividade da empresa, sobretudo se comparado a outros sistemas construtivos.
  • Ações de Fortalecimento: ações para melhorar a taxação de tributos, considerado um dos pontos críticos para o crescimento do mercado, foi destacado por mais de 25% das empresas como o principal fator a ser trabalhado para o aumento da competitividade. Para o fortalecimento do setor, as principais ações desejadas são relacionadas à divulgação do sistema para todos os atores da cadeia produtiva, como projetistas, órgãos públicos e construtoras.
  • Primeiro ano da pesquisa foi 2012, com ano base 2011.
Cenário dos Fabricantes de Estruturas de Aço 2020

2 – Cenário dos Fabricantes de Telhas de Aço e Steel Deck

  • Participantes: a amostra foi constituída por 118 empresas.
  • Atividades: 102 empresas produzem somente telha de aço, 3 empresas produzem somente steel deck e 13 fabricam telhas e steel deck. Telhas trapezoidais e onduladas representam 64% da produção, as telhas termoacústicas 26%, painéis 5%, telhas zipadas 2%, outras 3%.
  • Localização: segundo a localização das matrizes das empresas, as regiões SE/S concentram 76% do total de fabricantes de telhas e de steel deck, 12% nas regiões N/NE, 12% no CO.
Em termos de produção, a região SE representa 49% do total, 20% no CO, 25% no S, 6% no NE e 2% no N.
  • Faturamento Bruto Anual: estimado em 3,3 bilhões de reais. Adotando-se a classificação BNDES, 27% são de micro e pequeno porte, 71% de médio porte, 2% de grande porte.
  • Utilização da Capacidade: para a produção de 433,9 mil toneladas de telhas de aço e steel deck e considerando a capacidade produtiva de 1,04 milhão de toneladas, o índice de ocupação de 42% se manteve praticamente igual a 2018, índice baixo em relação ao de anos anteriores.
  • Porte por Quantidade de Colaboradores: com 13,4 mil colaboradores e considerando o critério SEBRAE, 10% das empresas são de microempresas, 48% são de pequeno porte, 36% são de médio porte, 6% são de grande porte.
  • Compras: as bobinas com revestimento em galvalume se destacam e representam 67% compras em 2019, seguidas por bobinas pré-pintadas (25%) e bobinas zincadas (8%).
  • Qualidade: como diferencial da qualidade, 56% dos fabricantes concentram os esforços na qualidade da matéria-prima, 16% focam a fabricação adequada, 12% no atendimento às normas, 9% oferecem garantia pós-venda. Quase metade dos fabricantes pesquisados possuem algum tipo de certificação.
  • Destinação: as telhas se destinam 56% a obras industriais e 25% a obras comerciais, devido à rapidez na execução e às necessidades de vãos maiores. O steel deck é mais competitivo em obras comerciais. As telhas, por sua vez, são vendidas com maior facilidade em obras industriais. Em obras de residências e de infraestrutura esses produtos, na maior parte das vezes, têm baixa utilização.
  • Dificuldades Internas: falta de capital de giro é a maior dificuldade interna dos fabricantes, sendo citado por 25% dos fabricantes. A dificuldade de aprovação de crédito, que pode estar relacionada ao capital de giro, também foi destaque. Além de itens referentes a melhorias do processo interno e capacitação, deficiência no marketing também foram citados como pontos relevantes a serem melhorados internamente.
  • Dificuldades Externas: a concorrência com produtos ofertados de qualidade inferior continua sendo o principal gargalo neste setor, sendo apontado como um item dificultador de crescimento para 30% dos fabricantes. Custos tributários, tanto da matéria-prima como do próprio produto final também são itens que impactam na competitividade deste segmento.
  • Ações de Fortalecimento: para o fortalecimento do setor, as principais ações são relacionadas à divulgação do sistema, principalmente, para destacar a importância de se empregar um produto que atenda a requisitos de qualidade. Nesse sentido, tanto profissionais técnicos como o público em geral devem ser atingidos. Ações para melhorar a taxação de tributos, considerado um dos pontos críticos para o conhecimento do mercado, foi destacado como o principal fator a ser trabalhado para aumento da competitividade.
  • Primeiro ano da pesquisa foi 2013, com ano base 2012.
Cenário dos Fabricantes de Telhas de Aço e Steel Deck 2020

3 – Cenário dos Fabricantes de Perfis Galvanizados para Drywall e Light Steel Frame (LSF)

  • Participantes: a amostra foi constituída por 31 empresas.
  • Localização: segundo a localização das matrizes das empresas, 58% estão na região sudeste, 26% na região sul, 10% na região centro-oeste e 6% na região nordeste. Vale lembrar que os perfis produzidos podem ser entregues e consumidos em outra região.
  • Atividades: fabricantes de LSF => 1 somente fabrica; 6 fabricam e montam; Fabricantes de LSF e Drywall => 17 somente fabricam; 01 fabrica e monta; Fabricantes Drywall => 6 somente fabricam.
  • Faturamento Bruto Anual: estimado em 430 milhões de reais, 40% de grande porte (>R$10 milhões); 27% de médio porte (>R$5 a R$10 milhões); 26% são de pequeno porte (>R$1,5 a R$5 milhões); 7% são microempresas (até R$1,5 milhão).
  • Utilização da Capacidade: para a produção de 48 mil t de perfis drywall e 14,6 mil t de perfis LSF e considerando a capacidade produtiva de 135,7 mil t de drywall e 60,5 mil t de LSF, o índice de ocupação é de cerca de 30% devido ao não atingimento das expectativas de mercado.
  • Porte por Quantidade de Colaboradores: o processo de fabricação envolveu 2.286 colaboradores, 38% em empresas com menos do que 20 colaboradores, 21% em empresas de 21 a 40 colaboradores, 41% em empresas com mais de 40 colaboradores.
  • Destinação: 43% da produção de LSF foram destinados a uso residencial, onde tem tido melhor aceitação, e 34% ao comercial. Há empreendimentos em que este sistema construtivo é empregado somente nas fachadas. Para esta aplicação, observa-se uma tendência de crescimento. Em 2018 o sistema de fachadas em LSF correspondiam a 1% da produção e em 2019 passou a representar quase 6,5%.
  • Dificuldades Internas: falta de capital de giro é a maior dificuldade interna dos fabricantes, sendo citado por 25% das empresas pesquisadas. Outros itens destacados pelas empresas são “melhorar os processos internos” e “dificuldade de gestão”.
  • Dificuldades Externas: a falta de conhecimento sobre o sistema de construção a seco e a baixa cultura de uso são os principais fatores que dificultam o crescimento do mercado, na visão dos fabricantes entrevistados. A concorrência com material importado e/ou não qualificado e a falta de mão de obra preparada também foram itens relevantes que impactam negativamente na competitividade dos sistemas de construção a seco.
  • Ações de Fortalecimento: para o fortalecimento do setor, as principais ações são voltadas para a divulgação do sistema de construção a seco aos diversos atores da cadeia produtiva e também para o usuário da edificação. Ações para qualificação da mão de obra, principalmente de montagem, também foram consideradas importantes para gerar maior tranquilidade ao contratante.
  • Primeiro ano da pesquisa foi 2014, com ano base 2013.
Cenário dos Fabricantes de Perfis Galvanizados para Drywall e Light Steel Frame 2020



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