Atenção

Fechar

Notícias

Blog

A importância das estruturas metálicas para a sustentabilidade ambiental ABCEM, 03/05/2022

 

Grandes prédios com arquiteturas metálicas embelezam as cidades e parecem cada vez mais comuns. Além disso, essas construções contribuem para a sustentabilidade ambiental, utilizando o aço reciclável.

Pelas características naturais do aço, as estruturas metálicas desempenham um papel importante na substituição da matéria-prima da construção civil. Hoje, o concreto é a principal fonte de material, mas começam a surgir novas possibilidades.

Nesse sentido, as estruturas metálicas se destacam em reaproveitamento de material, redução da emissão de poluentes e redução da quantidade de matéria-prima.

Além disso, mesmo que os custos do aço sejam maiores do que os materiais convencionais, todos os critérios citados acima fazem com que as estruturas metálicas tenham um custo-benefício melhor.

Como o aço reciclável é produzido?

Existem diversos tipos de aço no mercado, mas, em termos de sustentabilidade, o principal é o aço de forno arco elétrico, produzido com sucata. Em sua composição, a quantidade de material reciclado chega a 95%.

Para se ter uma ideia, o aço fabricado com minério de ferro e carbono, produzido em alto-forno, utiliza entre 25% a 35% de material reciclado.

Qual a eficiência ecológica da produção do aço reciclável?

O aço de forno arco elétrico também é ecologicamente eficiente por reduzir a quantidade de matéria-prima utilizada em sua fabricação. Em relação ao aço de alto-forno, para cada tonelada de aço reciclável, são poupadas 1.25 toneladas de minério de ferro, 630kg de carvão e 54kg de calcário.

Quais as vantagens sustentáveis das estruturas metálicas?

As estruturas metálicas são construções mais leves do que as obras em concreto, porque não precisam de fundações tão profundas. Dessa forma, agridem menos o solo, preservando os nutrientes e movimentando uma quantidade menor de terra.

O desenvolvimento de projetos inovadores e adaptáveis também podem ser feitos com estruturas metálicas. O espaçamento entre as vigas pode ser usado para harmonizar a construção com a luz natural, a ventilação e até mesmo a natureza em volta, com jardins.

Quais os princípios do desenvolvimento sustentável na construção civil?

É importante trazer um contexto da produção de matéria-prima sustentável, pois o projeto arquitetônico pode levar esses pontos em consideração na escolha das estruturas metálicas como principal componente da obra.

Pautado pelos princípios do desenvolvimento sustentável, um projeto deve se preocupar com:

  • sustentabilidade social;
  • sustentabilidade ecológica;
  • sustentabilidade econômica.

Além disso, pode-se dizer que a construção civil está sempre à frente do seu tempo, pois os prédios podem durar de 50 a 100 anos.

Portanto, ter um olhar de como as próximas gerações farão o uso desses espaços significa pensar em sustentabilidade social. Calcular a porcentagem de material que pode ser reutilizado depois da demolição é uma forma de praticar a sustentabilidade econômica. Além disso, projetar espaços que interagem com o ambiente, aproveitando a luz, o solo e o ar.

Esses são apenas alguns dos exemplos possíveis para utilizar estruturas metálicas em construções sustentáveis.

Como se especializar em estruturas metálicas?

Transformar ideias em soluções exige muito estudo e conhecimento sobre as tendências do mercado. Se você ainda não se especializou em estruturas metálicas, conheça os cursos que a ABCEM oferece.

O objetivo da associação é desenvolver o mercado de construção metálica no Brasil.


Voltar

Leia mais:

Notícias

Inscreva-se

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.