Atenção

Fechar

Notícias

Blog

A retomada do crescimento na construção com o uso das estruturas metálicas ABCEM, 03/05/2022

 

Construir com estruturas metálicas é apresentar inovação, sustentabilidade e economia. Mesmo sendo um material mais caro do que o concreto, o aço tem suas vantagens financeiras. Nesse sentido, pode ter um impacto positivo na retomada do crescimento econômico no país.

Nos últimos dois anos de recessão econômica por conta da pandemia de Covid-19, a construção civil foi afetada, mas não tanto como outros setores. Segundo o Ministério da Economia, enquanto a indústria teve queda de 9,7% no segundo semestre de 2020, o setor de obras caiu 5,7%.

Esse fator positivo fez com que o mercado se preparasse para uma retomada mais forte, com mais investimentos e criação de novos empregos. E foi, de fato, o que aconteceu. Segundo números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) divulgados pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), a construção civil criou 244.755 novos empregos em 2021.

Com a criação de empregos, projeta-se mais investimentos em empreendimentos e em pessoas, melhorando o setor como um todo.

Qual o cenário de produção do aço no Brasil?

Segundo o relatório da ABCEM sobre a produção do aço no país em 2020, houve um crescimento de 24,9% em comparação ao ano anterior. Em 2021, o crescimento na produção foi de 14,7% em comparação a 2020.

Ou seja, existe uma demanda pela produção da matéria-prima, pois outros setores, como a construção civil, precisam de mais produtos nos canteiros de obras. Dessa forma, as estruturas metálicas são cada vez mais utilizadas.

Quais as vantagens financeiras das estruturas metálicas?

Quando se compara o custo do aço ao preço do concreto, percebe-se que o concreto é mais econômico financeiramente. Porém, as estruturas metálicas se diferenciam em outros aspectos, que justificam seu custo-benefício maior. São elas:

  • montagem;
  • durabilidade;
  • resistência e segurança;
  • baixo impacto ambiental;
  • precisão das estruturas metálicas.

O aço é mais compacto que o concreto e possibilita a redução da quantidade de material utilizado em uma estrutura metálica. Assim, a primeira vantagem é a economia com o material, pois a equivalência em peso favorece o aço.

Pode-se considerar, também, que a quantidade de concreto economizado resulta em mais espaços livres, que obrigatoriamente seriam ocupados por colunas. Por exemplo, em uma garagem, o maior espaçamento entre as colunas pode ser revertido em mais vagas para os carros.

Outra vantagem é a economia de tempo e a redução do desperdício, pois as estruturas metálicas são entregues como peças e isso pode reduzir o tempo de operação em até 40%. Portanto, quanto mais rápido a obra fica pronta, menor o custo.

E, ainda, é preciso considerar que as estruturas metálicas são feitas a partir do aço, um material reciclável. Assim, além de ser sustentável, o material pode ser reutilizado em caso de demolição da obra.

Como se especializar em estruturas metálicas?

Essas informações sobre as vantagens financeiras das estruturas metálicas são tópicos importantes de um conteúdo mais completo.

Para quem deseja se especializar na área, a ABCEM é referência no assunto e oferece cursos sobre estruturas metálicas. O objetivo da ABCEM é desenvolver o mercado de construção metálica no Brasil.

Se você ainda é iniciante e quer entender mais sobre construções metálicas, nossa sugestão é ler os artigos e outros materiais em nosso site.


Voltar

Leia mais:

Notícias

Inscreva-se

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.