Atenção

Fechar

Notícias

Notícias

ABCEM apoia Congresso Aço Brasil 2019 Instituto Aço Brasil, 18/09/2019

A Associação Brasileira da Construção Metálica (ABCEM) foi uma das apoiadoras do Congresso Aço Brasil 2019, realização do Instituto Aço Brasil, que ocorreu nos dias 20 e 21 de agosto, em Brasília. Na oportunidade, o diretor executivo da ABCEM, Ulysses Barbosa Nunes, representou a instituição.

No segundo dia do encontro, o presidente da República, Jair Bolsonaro, participou do Painel de Honra em Brasília, que reuniu governo, empresários e especialistas para tratar da retomada do crescimento econômico do País. Antes de seu discurso, o presidente do Conselho Diretor do Instituto Aço Brasil, Sergio Leite de Andrade, anunciou o lançamento do Índice de Confiança da Indústria do Aço (ICIA). Por meio deste indicador, o Aço Brasil irá apresentar a situação presente e as perspectivas do setor para os seis meses seguintes – os dados serão apurados junto às companhias associadas ao Aço Brasil e divulgados mensalmente.

Bolsonaro esteve no evento acompanhado do ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni. Eles ocuparam o palco do Congresso ao lado de Sergio Leite e de Marco Polo de Mello Lopes, presidente executivo do Aço Brasil.

O presidente Jair Bolsonaro comentou o anúncio da Caixa, ocorrido na terça-feira (20), sobre a linha de crédito imobiliário, com juros mais baixos (taxa de 25% mais inflação - IPCA), o que, segundo ele, irá beneficiar a indústria da construção civil e, consequentemente, a indústria brasileira do aço. A construção responde por 34,1% do consumo aparente do aço produzido no País. A iniciativa da Caixa, segundo ele, “vai revolucionar a construção civil, diminuir de 30% a 50% o valor da mensalidade para quem vai contrair empréstimo para comprar sua casa própria”, afirmou.

Jair Bolsonaro também mencionou medidas do governo federal para reduzir custos para as empresas, inclusive, a indústria do aço, entre as quais, a medida provisória que desobriga a publicação de balanços em jornais impressos, o que representa uma economia de R$ 1,2 bilhão para o setor empresarial. Outro tema abordado foi a política de aproximação do Brasil com economias de países mais desenvolvidos para incremento de negócios, o que vai beneficiar o parque industrial brasileiro. Ele pediu colaboração dos industriais para investir no Brasil enfatizando que “eu acredito no Brasil. Este Brasil aqui tem jeito”.

 A Situação e Perspectivas da Indústria Mundial do Aço foi o tema da Conferência Especial na mesma manhã. Com palestra do Chairman da Worldsteel Association, André B. Gerdau Johannpeter, a conferência destacou que a demanda chinesa surpreendeu as projeções de crescimento. A previsão inicial da Worldsteel Association era que a China apresentaria crescimento de demanda por aço de 1%, mas “o crescimento da demanda foi de 10%”, afirmou. Outro dado surpreendente é a produção chinesa de aço, “quase 1 bilhão de toneladas” informou. A China, segundo André Gerdau, consome 50% de todo o aço mundial, muito em razão do setor da construção civil.

Fotos: Guilherme Kardel - Kardel LIVE MEDIA


Voltar

Leia mais:

Notícias

Notícias

Inscreva-se

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.