Atenção

Fechar

Notícias

Notícias

ABCEM completa 48 anos mais fortalecida ABCEM, 12/09/2022

Neste mês de setembro, a Associação Brasileira da Construção Metálica (ABCEM) completa 48 anos de sua fundação, sempre comprometida com o desenvolvimento, representatividade e defesa de toda cadeia produtiva da construção industrializada em aço.

A entidade congrega nacionalmente Fabricantes de Estruturas Metálicas; Fabricantes de Torres de Transmissão; Fabricantes de Telhas e Steel Deck; Fabricantes de Estruturas de Light Steel Frame;  Galvanizadores; Empresas de Montagem e Pintura; Escritórios de Arquitetura e Engenharia e Empresas de Transporte. Entre os patronos da Associação estão as principais empresas produtoras de aço e fornecedores de parafusos e fixadores, de softwares, de máquinas e equipamentos.

A ABCEM tem como objetivos: a promoção e o desenvolvimento do mercado da construção em aço industrializada no Brasil; a realização de estudos e pesquisas sobre a produção, o mercado e suprimentos do setor; a defesa dos interesses dos seus sócios. Atua como representante do setor junto a órgãos estaduais e do governo federal, a concessionárias de serviços públicos, a entidades de classe nacionais e internacionais, trabalhando a imagem da construção metálica no País.

O atual presidente da entidade, Alexandre Schmidt, que encerra seu mandato em setembro deste ano, destaca que o foco de toda diretoria, constituída por um time muito forte foi ajustar financeiramente a ABCEM, captar mais associados, criar novas diretorias, expandir a atuação da ABCEM para outros setores ligados ao aço, ligados a construção industrializada. "Então eu achei esse avanço fantástico. O time de Steel Frame trabalhou com afinco para fortalecer esse mercado de uma forma mais bem estruturada. O setor de Galvanização, que é uma outra associação, está muito mais próxima da ABCEM. O trabalho institucional que foi feito nesses últimos dois anos, sob minha gestão, junto ao governo federal, aos governos dos estados, essa aproximação da instituição com os governos é um ponto importante para o crescimento , finaliza.

Com a participação efetiva da ABCEM foram criadas diversas normas: ABNT NBR 16970-1, 2 e 3 Light Steel Frame - Sistemas construtivos estruturados em perfis leves de aço conformados a frio; ABNT NBR 16694:2020 - Projetos de pontes rodoviárias de aço e mistas de aço e concreto, entre outras.

Em março de 2020, a ABNT publicou a norma ABNT NBR 16775:2020 - Estruturas de aço, estruturas mistas de aço e concreto, coberturas e fechamentos de aço - Gestão dos processos de projeto, fabricação e montagem - Requisitos. Essa norma é fruto de trabalho da ABCEM, conforme sugerido pelo Conselho Diretor em 2015. A NBR 16775 foi desenvolvida visando sistematizar as atividades de gestão dos processos de projeto, fabricação e montagem. Como consequência, promove a qualidade de processos e sistemas, a melhoria e a diferenciação das empresas e o combate a não conformidades, dando maior segurança ao cliente. 

Diante disso, os associados da ABCEM não têm dificuldade em obter a certificação segundo a NBR 16775 que comprovará ao cliente o compromisso da empresa.
Ainda com objetivo de incentivar a elaboração de normas técnicas e promover a qualidade dos produtos e desenvolvimento do mercado da construção metálica, a ABCEM estabeleceu, em conjunto com a ABNT, o Programa de Qualificação de Telhas de Aço. 

Em novembro de 2019, foi aprovada a proposta de alteração do Procedimento Específico para Certificação de Telhas. Após convênio com a ABNT, a ABCEM veicula em seu site o Programa de Qualificação de Telhas, já adequado no INMETRO. O Programa é reconhecido e acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação do INMETRO. O sucesso de adesão foi tanto, que até maio de ano passado já contabilizávamos 14 empresas certificada.


A ABCEM promove também: Intercâmbio com entidades similares; Normalização e Qualidade; Promoção e Divulgação; Capacitação; Estatísticas do setor, e Sustentabilidade Econômica. Faz parte do Comitê Indústria de Base, Bens de Capital e Construção Civil. Vale ressaltar que a ABCEM caminha com diversas associações.


Isonomia tributária relativa às construções convencional e industrializada, créditos emergenciais por conta da pandemia, parte trabalhista, comércio exterior foram algumas das lutas da entidade neste ano.
A ABCEM comemora os seus 48 anos agradecendo aos seus associados e aliados, por estarem em consonância com a sua missão de desenvolver um ecossistema sustentável, gerando valor à cadeia produtiva e acadêmica da construção industrializada em aço.
 
Por: Dayse Oliveira


Voltar

Leia mais:

Notícias

Notícias

Inscreva-se

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.