Atenção
FecharNotícias
A Associação Brasileira da Construção Metálica (ABCEM) e a Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (Abece) deram o ponta-pé inicial para a concepção da nova norma para projetos de torres de telecomunicações. Mesmo diante do crescimento nacional de torres de telecomunicações, estruturas que suportam antenas de telecomunicações e radiodifusão, incluindo televisão e da consequente ofertas no mercado de empresas que oferecem serviços de implantação de estruturas verticais, como torres autoportantes e estaiadas, mastros e postes de telecomunicação, realização de projetos especializados de acordo com a quantidade e potência dos equipamentos a serem instalados, que devem respeitar todas as condições para a preservação do meio-ambiente, no Brasil não existe até o momento, normas específicas para todos estes procedimentos.
No que concerne o projeto destas estruturas, ocorreu em abril a primeira reunião do Grupo de Trabalho – Normalização de Projetos de Torres de Telecomunicações sob iniciativa da Abece, representada pelo engenheiro Tomás Vieira (diretor de Estruturas Metálicas), e da ABCEM.
De acordo com o engenheiro Tomás, a demanda surgiu ainda nas discussões com os envolvidos com a revisão da ABNT NBR 8800:2008 – Projeto de estruturas de aço e de estruturas mistas de aço e concreto de edifícios. “Algumas especificidades de projeto de torres de telecomunicações não eram contempladas no texto desta Norma e pensou-se em abordá-los em um anexo a ela”, comenta.
No fim do ano passado, a necessidade de criar uma norma específica para este assunto, que contemple critérios para projetos de estruturas verticais de telecomunicações, começou a tomar corpo, fazendo surgir a criação do Grupo de Trabalho, que já traz em sua constituição profissionais diretamente ligados ao assunto.
No primeiro encontro, foram definidos como coordenador o engenheiro Clovis Sales, diretor da Araújo Sales Consultoria e Projetos, associada da Abece. Ele tem experiência de mais de 20 anos em dimensionamento de estruturas em aço e concreto para Estruturas Verticais (torres) e Edificações. É membro de comissões da ABNT para revisão e desenvolvimento de normas: NBR6123 (CE-02122.016), NBR6118 (CE-002:124.015), NBR16775 (CE-002:1125.003), NBR8800 (CE-002:125.003) e projeto de norma NBR8850 (CE-03011-07). Como secretário do GT, o engenheiro Robson Nelson da Silva, gerente de engenharia e responsável técnico da MADIL Group, e responsável pelo desenvolvimento de diversos projetos de estruturas metálicas, muitos deles premiados.
Já a segunda reunião do Grupo de Trabalho – Projeto de Torres de Telecomunicações ocorreu em maio, e o próximo encontro já está agendado para 28 de junho, às 14 horas. As reuniões do GT são mensais e abertas a todos os interessados pelo assunto, que devem se cadastrar no link https://lnkd.in/euvUdGEh
Fonte e foto: Comunicação Abece
Notícias
Notícias
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.