Atenção

Fechar

Notícias

Notícias

ABCEM e Jotun realizam webinar sobre aplicabilidade de garantia em projetos de pintura ABCEM, 18/11/2021

A Associação Brasileira da Construção Metálica (ABCEM) e a Jotun Brasil, Importação, Exportação e Indústria de Tintas realizaram, em outubro, o webinar “Meu cliente solicitou garantia formal do sistema de pintura. O que fazer?”

O evento, que foi aberto pelo diretor executivo da ABCEM, Ulysses Barbosa Nunes, reuniu na plataforma Zoom, cerca de 65 técnicos (especificação, projetos de uma obra, inspetores e fabricantes de equipamento de uma forma geral), que puderam tirar dúvidas sobre como desmitificar o assunto sobre aplicabilidade da garantia formal em projetos de pintura. 

Esclarecendo que a garantia formal para o sistema de pintura é um processo simples e fácil de se aplicar, o evento teve como palestrante Jeferson Manguera, formado em Engenharia e Automação pela PUC (RS), MBA Gestão de Negócios pela FGV, especialista em vendas técnicas capacitado pela BayGroup, com mais de 25 anos de experiência no mercado de proteção anticorrosiva na área de fabricação de equipamentos e estruturas metálicas. A mediação foi realizada por Fábio Pannoni, que possui graduação em química pela Universidade de São Paulo, mestrado e doutorado em Engenharia Metalúrgica da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e possui 31 anos de experiência na área de siderurgia com ênfase em metalurgia física. 

Segundo Manguera, eventos como esse veem desmitificar a forma como o aço é visto como um problema pelo mercado. “Esse webinar ajuda a difundir a informação para suprir a carência que a gente vê no mercado, da forma como o aço é considerado um problema sendo que na verdade o uso do aço na construção só tem benefícios, como a sustentabilidade, pois o material pode ser reutilizado inúmeras vezes, conforme apresentamos na palestra. O que é considerado um problema, na verdade, são as questões relacionadas a pinturas mal especificadas. Então, o tema abordado na ocasião foi a garantia, mas ele aborda todo o sistema, toda complexidade que o assunto exige”, explica o palestrante.

“A ideia é difundir a informação, dar a seriedade que o tema precisa ser tratado, que é a importância da proteção anticorrosiva, aumentando a durabilidade, a vida útil do aço na construção”, continua Manguera.

Na oportunidade, Jeferson Manguera tratou sobre a importância do uso do aço na construção, a necessidade e o porquê que a ainda a construção metálica perde para a construção em concreto, em função de muitos problemas recorrentes da pintura. “A ideia é a gente tratar a importância que deve ser esse assunto, mostrar que você pode amarrar, fazer uma especificação adequada, oferecendo uma garantia efetiva; como funciona essa garantia efetiva para que se tenha um resultado esperado: um empreendimento sem nenhum tipo de problema relacionado à corrosão prematura.

No encerramento, os alunos puderam tirar as dúvidas sobre os assuntos passados no webinar. “Quando o pessoal participa assim depois da apresentação, tem interesse, inclusive, nos procurando nos contatos que deixamos, é uma maneira da gente identificar que o público percebeu a necessidade, teve a curiosidade em como colocar o que ouviu em prática. Então, todo esse tema onde tem apresentação online de questões técnicas, fundamentais para o sucesso, seja para deixar um projeto mais competitivo, seja deixar um projeto mais duradouro, a gente sempre acredita que as empresas de uma forma geral vão julgar interessante entender como isso pode ser aplicado à realidade delas”, finaliza Manguera, ressaltando que o evento teve uma boa participação e que o próximo abordará o tema “Proteção contra fogo em estruturas metálicas: Tintas Intumescentes”.

 


Voltar

Leia mais:

Notícias

Inscreva-se

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.