Atenção

Fechar

Notícias

Notícias

ABCEM e Mackenzie completam 10 anos de parceria e encerram 10ª edição do curso de Arquitetura e Construção Materiais, Produtos e Aplicações ABCEM, 19/12/2023

 

A ABCEM e Mackenzie completaram agora, em 2023, 10 anos de parceria e, encerraram dia 24 de novembro, via plataforma Zoom, a 10ª edição do curso de Arquitetura e Construção Materiais, Produtos e Aplicações

O Grupo de Pesquisa Arquitetura e Construção da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, liderado pela Profª. Dra. Maria Augusta Justi Pisani, em parceria com a ABCEM – Associação Brasileira da Construção Metálica, ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland); Abravidro (Associação Brasileira de Distribuidores e Processadores de Vidros Planos), a ABAL (Associação Brasileira do Alumínio) e o Instituto Brasileiro do PVC, oferecem o Curso Arquitetura e Construção: materiais, produtos e aplicações, que discute, apresenta e prepara o profissional para aplicar em seus projetos os sistemas construtivos à base de aço, cimento (concreto), alumínio, PVC e vidro, uma excelente atividade de extensão e atualização para os alunos de graduação em arquitetura e Urbanismo, pós-graduação, professores e alunos do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e  convidados externos.

Segundo a Dra. Professora Maria Augusta, o público beneficiado pela parceria da ABCEM são alunos da pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAU e Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia da UPM e do Instituto Federal de São Paulo e os professores da graduação das duas instituições. “Neste ano, durante a 10ª edição, também foram convidados alunos de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Luciano Feijão da Cidade de Sobral no Estado do Ceará, devido a um Doutorando do nosso programa que leciona na Instituição”, disse ela.

“O impacto nos alunos cursantes é considerado alto e positivo devido ao conhecimento novo e atualizado que é fornecido durante todas as atividades do curso. ABCEM propicia um curso avançado, realizado pela plataforma Engeduca, que traz os conhecimentos técnicos e científicos atuais sobre as várias questões do aço e suas aplicações na construção civil.  Cada vez mais os cursos de graduação e pós-graduação na área estão com cargas reduzidas nas questões técnicas e cabe aos alunos à complementação horas de extensão e outras atividades em áreas afins.  O uso de estruturas metálicas, cada vez mais adotados pelos nossos estudantes, carece deste complemento com a seriedade que a ABCEM nos propicia. Os resultados são detectados nos projetos e pesquisas acadêmicos, onde o uso do aço na Arquitetura e Urbanismo são cada vez mais presentes”, ressalta a Dra. Professora Maria Augusta.

Na oportunidade, Maria Augusta parabenizou os alunos por aproveitarem todas as oportunidades às associações e consultores que permitem oferecer um curso tão rico, com conteúdo complementar para mais de 500 alunos.

Já para o presidente da ABCEM, Horácio Alberto Steinmann, o curso é importantíssimo por complementar o trabalho realizado pela Universidade, ressaltando que hoje mais de 500 profissionais receberam informações iniciais de como se projetar em estruturas metálicas podendo se aperfeiçoar nessa área. Ele lembrou que quando fez Engenharia Mecânica, não tinha ideia do que era estrutura metálica. Contou ainda que em 1972 trabalhou numa empresa sem saber o que era uma tesoura, tendo que realizar outro curso para adquirir conhecimento necessário.

Ulysses Barbosa Nunes, diretor executivo as ABCEM, agradeceu a Profª Dra. Maria Augusta, por fazer o curso acontecer, por sua mão de ferro em liderar e manter este curso por 10 anos, capacitando mais de  500 arquitetos e engenheiros, pois na faculdade tem pouco de estrutura metálica. Falou ainda da importância de se apresentar a construção mista, agradecendo também a participação das outras associações e os alunos por aproveitarem os conteúdos ministrados.

Por: Dayse Oliveira


Voltar

Leia mais:

Notícias

Inscreva-se

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.