Atenção

Fechar

Notícias

Notícias

ABCEM e Mackenzie encerram mais uma edição do Curso de Arquitetura e Construção: materiais, Produtos e Aplicações ABCEM, 21/12/2020

Apesar da web ser considerada um meio frio, a emoção dominou a solenidade de encerramento da VII edição do curso Arquitetura e Construção: materiais, produtos e aplicações, que aconteceu dia 2 de dezembro via plataforma Zoom.

A capacitação, que faz parte de uma parceria entre o Grupo de Pesquisa Arquitetura e Construção da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, liderada pela Prof. Dra. Maria Augusta Justi Pisani, e a ABCEM, bem como outras entidades, oferece atividade de extensão e atualização para os alunos de graduação em Arquitetura e Urbanismo, pós-graduação, professores e convidados externos.

O curso de extensão, que ocorre anualmente, atende a cada edição cerca 50 alunos da graduação, pós-graduação e professores da FAUUPM. Até agora 350 alunos já fizeram o curso.

“Receberão agora cinco 5 certificados das nossas Associações parceiras (ABCEM, ABCP, ABAL, ABRAVIDRO e IBPVC) que serão diferenciais em seus currículos. Como todos já constataram e afirmaram nas avaliações feitas durante o curso, a maior parte do conteúdo fornecido não faz parte do currículo tradicional da FAU UPM, bem porque só os grandes especialistas em determinados assuntos dominam esse conhecimento", disse a Prof. Dra. Maria Augusta, na live de encerramento.

“Agradecemos imensamente os esforços de todos os envolvidos no sentido de ter dado um excelente curso, de novo!  A Covid-19 nos fez perder muitas coisas, mas saudemos a alegria de termos conseguido preparar e executar o VII Curso Arquitetura e Construção com qualidade. Parabéns a todos os professores e principalmente aos alunos, que tanto se dedicaram”, continuou. 

Ainda durante a solenidade, dois alunos fizeram declarações sobre o quanto esse curso os auxiliou na vida acadêmica e profissional.

Para a Prof. Dra. Maria Augusta Justi Pisani, este ano foi de desafios e vitórias. “Estou muito feliz na data de hoje devido a essa grande vitória! Todas as associações trabalharam intensamente no sentido de dar o curso à distância pela primeira vez, sem perder a qualidade e importância dele para o currículo dos alunos.  Estamos vivenciando uma pandemia que nos afastou da possibilidade de desenvolver atividades presenciais, porém a importância deste curso de extensão e aperfeiçoamento para a vida acadêmica e profissional de vocês continuam sendo muito grandes. Vivemos na Universidade um momento em que a iniciativa e protagonismo é do estudante. Melhorar seus conhecimentos e aplicá-los aos projetos e trabalhos, tanto na vida acadêmica como profissional, é de iniciativa de vocês”, disse.

“É o curso de extensão mais importante da FAU Mackenzie por ter mais de 100 horas de atividade e envolver tantos especialistas de cinco Associações Brasileiras e pelas excelentes avaliações feitas pelos alunos a cada edição. Os alunos afirmam que o curso é fundamental para eles melhorarem os seus projetos de arquitetura, fazer detalhes construtivos e aplicar materiais que antes não conheciam”, continua.

Para a Prof. Dra. Maria Augusta Justi Pisani, este ano, devido à Pandemia do Covid-19, o maior desafio foi de fazer todas as etapas, desde a seleção até a solenidade de encerramento, à distância. “Esse ano nos deparamos com o ensino à distância, portanto, todos os palestrantes, professores e associações tiveram que formatar novamente o curso.  Foi uma surpresa muito grande de que todas as atividades foram bem desenvolvidas, tendo sido a experiência pioneira”, comemora.

Segundo o diretor-executivo da ABCEM, Ulysses B. Nunes, a ABCEM há 46 anos está trabalhando a favor da construção industrializada sustentável em aço no Brasil, para estruturas industriais, residenciais, telhas, steel frame, steel deck, infraestrutura rodoviária (defensas, pórticos, sinalização), energia (torres de transmissão, subestações, eólico, fotovoltaico). “Hoje, o ambiente está diferente. O mercado clama por produtividade, modernidade, sustentabilidade, aumentando a oportunidade de criação no projeto. As estruturas em aço, mistas e hibridas permitem tudo isso que o mercado clama. Hoje, já temos edifícios residenciais utilizando estruturas metálicas e conversando com todos os tipos de soluções modernas e sustentáveis na sua construção. O nosso objetivo é transformar o canteiro de obra em uma linha de montagem sustentável. É o estado da arte da Construção Civil, por isso as parcerias como essa, firmadas com o Mackenzie e as outras instituições são de extrema importância na elaboração desses cursos para arquitetos. Temos todos que buscar pela excelência na Construção Civil que é a industrialização, utilizando todos os materiais modernos e sustentáveis disponíveis no mercado”, disse.

Ulysses agradeceu a todos que fazem projetos como esse acontecer. “Quero agradecer o empenho da Prof. Dra. Maria Augusta e sua equipe pelo sucesso desse curso, a Kingspan Isoeste e CBMM pelo patrocínio, as associações parceiras e a todos vocês que participaram da dessa VII edição. E, agora vamos para a VIII em 2021 presencial ou online."

VIII edição - A próxima edição do curso vai ocorrer no segundo semestre de 2021.

De acordo com a Prof. Dra. Maria Augusta, a cada edição todos os envolvidos discutem de como aprimorar o conteúdo e a forma. “Todas as palestras são avaliadas pelos alunos (às cegas) e, também pedimos contribuições sobre quais aspectos podemos melhorar, e as questões possíveis são ajustadas.  Na próxima edição, devido ao sucesso do curso à distância, pretendemos montar um curso híbrido, entre o presencial e à distância, de forma que cada Associação envolvida poderá fazer da melhor forma que encontrarem, usando recursos pedagógicos que atendam às expectativas das novas gerações”, finaliza.


Voltar

Leia mais:

Notícias

Inscreva-se

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.