Atenção

Fechar

Notícias

Notícias

ABCEM faz parceria com Senai Tatuapé ABCEM, 04/06/2023

A Associação Brasileira da Construção Metálica – ABCEM – acaba de firmar parceria com a unidade Senai Tatuapé - Orlando Laviero Ferraiuolo, nos cursos técnicos de construção a seco. A ABCEM está contribuindo na promoção e viabilização dos cursos, principalmente, na qualificação de mão de obra, que está gargalando o crescimento do Light Steel Frame.

De acordo com o vice-presidente de Light Steel Frame, Fábio De Gerone, esses cursos estão completamente alinhados aos objetivos da ABCEM. “Para isso acontecer temos que viabilizar a cadeia inteira, contando com a estrutura física e renomada do Senai, na qualificação de mão de obra”, para que o setor de construção a seco possa crescer de forma sustentável, disse.

Além dessa parceria, a Vice-Presidência de LSF está estudando outras formas de promoção do uso do aço na construção, como participação em feiras e incentivo na realização de feiras; trabalhando para reduzir a carga tributaria do setor; realizando cursos pertinentes à estratégia e aplicação do sistema, e divulgando as boas práticas e as boas obras.

Segundo o diretor do Senai Tatuapé, Abílio Weber, para uma escola da área da construção civil, é importante que os alunos desenvolvam competências que atendam aos diversos sistemas construtivos utilizados na indústria da construção civil, mantendo a sua empregabilidade e ampliando sua área de atuação. “Sabemos que o sucesso de qualquer sistema construtivo está vinculado, principalmente, à qualidade técnica de quem o executa”, afirma.

“Ao promover cursos na área de Construção a Seco, a escola ajuda a desmistificar o uso desse processo construtivo, mostrando sua versatilidade, segurança e qualidade tornando-o como uma opção de escolha junto aos demais processos”, continua Weber.

“Ter a Associação Brasileira da Construção Metálica – ABCEM -  apoiando a unidade é de grande importância para a aproximação com os desenvolvedores, fabricantes e fornecedores do sistema, bem como para a cooperação técnica entre as partes de forma a prover a melhor e mais atual tecnologia para o ensino profissionalizante. Visando a promoção do uso do aço, a escola está aberta receber a ABCEM para palestras, workshops e participação em Semanas Tecnológicas”, conclui Weber.

Conheça os quatro cursos que fazem a utilização de perfis metálicos oferecidos na unidade Tatuapé:

Curso de Aprendizagem Industrial – Construtor de Edificações - 800 horas

Vagas: 32 vagas por turma

O aluno que concluir esse curso terá a competência de construir edificações de acordo com o projeto executivo, considerando aspectos de sustentabilidade e o emprego de novas tecnologias e seguindo normas técnicas, ambientais e de saúde e segurança do trabalho.

Grade:

  • Comunicação em Multimeios – 40 horas
  • Desenho de Edificações – 80 horas
  •  Matemática Aplicada – 40 horas
  •  Fundamentos de Edificações – 40 horas
  • Sistemas Construtivos – 520 horas
  • Sistemas de Construção a Seco – 80 horas

Requisitos - Pessoas com 17 anos completos e, no máximo, idade que lhe permita concluir o curso antes de completar 24 anos.

Escolaridade mínima: Ensino fundamental concluído.

Ser classificado em processo seletivo.

Púbico-alvo: Para este curso, preferencialmente, candidatos encaminhados por empresas visando a ocupação de vagas de Jovem Aprendiz.

Curso de Qualificação Profissional – Montador de Sistemas de Construção a Seco - 160 horas

Vagas: 16 vagas por turma

O aluno concluinte desse curso será capacitado para edificar utilizando estruturas metálicas leves e componentes do sistema de construção a seco, de acordo com normas técnicas, de saúde, segurança do trabalho e meio ambiente.

Grade:

  • Montagem de Sistemas de Construção a Seco em Perfis Metálicos Leves

Público-alvo - Para este curso recebemos colaboradores de empresas, profissionais liberais, pessoas que buscam uma nova área ou mais um ramo de atuação.

Requisitos

Idade mínima: 18 anos;

Escolaridade mínima: 5º ano do ensino fundamental;

Não há exigência de conhecimentos anteriores.

Curso de Aperfeiçoamento Profissional – Instalação de Drywall – 40 horas

Vagas: 16 vagas por turma

O aluno concluinte desse curso terá habilidade para executar a montagem de paredes e forros em chapa de gesso para Drywall, utilizando equipamentos, ferramentas e instrumentos específicos, seguindo normas e procedimentos técnicos, ambientais e de saúde e segurança no trabalho.

Grade:

  • Instalação de Drywall

Requisitos

Idade mínima: 18 anos;

Escolaridade mínima: 5º ano do ensino fundamental;

Ter conhecimentos de construção civil, adquiridos em cursos ou na vida profissional.

Público-alvo - Para este curso recebemos colaboradores de empresas, profissionais liberais e também pessoas que buscam uma nova área de atuação.

Curso de Aperfeiçoamento Profissional – Montagem de Painel e Sanca em Drywall - 32 horas

Vagas: 16 vagas por turma

O aluno concluinte desse curso poderá executar estruturas de painéis e sancas decorativas em sistemas de construção a seco, considerando os diferentes tipos de elementos, aplicações e suas tecnologias, quantificando o material, seguindo projetos de execução, seguindo normas e procedimentos técnicos, ambientais e de saúde e segurança no trabalho.

Grade:

  • Montagem de Painel e Sanca em Drywall.

Público-alvo - Para este curso recebemos profissionais que já atuam com Construção a Seco e buscam aperfeiçoamento para atendimento específico.

Requisitos

Idade mínima: 18 anos;

Escolaridade mínima: 5º ano do ensino fundamental;

Ter concluído o curso de Instalação de Drywall ou ter experiência e conhecimentos adquiridos em cursos ou na vida profissional.

 

Por: Dayse Oliveira


Voltar

Leia mais:

Notícias

Notícias

Inscreva-se

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.