Atenção

Fechar

Notícias

Notícias

ABCEM fortalece parceria com a ABECE ABCEM, 26/01/2021

A ABCEM fortaleceu em 2019 e 2020 as parcerias com diversas entidades similares e no meio de tantas, existe uma que vem de longa data, mais precisamente desde da sua criação. A Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (ABECE) nasceu com o apoio da ABCEM, em 1994.

Atualmente, a parceria entre às duas entidades, se dá na esfera dos apoios constantes a eventos, cursos e atividades promovidos por ambas e na participação e criação de comitês para elaboração e revisão de normas pertinentes a projeto e execução de estruturas de aço. Inclusive, elaboraram, a partir de uma ação conjunta, que contou também com a participação do CBCA (Centro Brasileiro da Construção em Aço), a publicação “Execução de Estruturas de Aço – Práticas Recomendadas”, inciativa que visa oferecer aos profissionais e demais membros da cadeia de fornecimento da construção em aço, um padrão de procedimentos que contemple os aspectos práticos referentes à execução de projetos, fabricação, transporte e montagem de Estruturas de Aço e as suas interfaces.

A ABECE, além de apoiar o Construmetal, congresso realizado pela ABCEM a cada dois anos, participa da comissão julgadora do Prêmio ABCEM para escolher os profissionais que se destacaram com obras que priorizam o aço estrutural em suas diferentes formas, tipos e aplicações.

Para o atual presidente da ABECE, engenheiro Enio Canavello Barbosa, parcerias como a da ABCEM são muito importantes para alavancar ações que levem aos profissionais do setor informações sobre o que há de mais atual com relação aos assuntos científicos e práticos que estimulam o avanço da construção. “Além disso, as ações conjuntas contribuem para o constante aperfeiçoamento do conhecimento de todos e o crescimento do setor como um todo”, destaca.

Fundação da ABECE - O engenheiro Marcos de Mello Velletri idealizou, ao lado de outros engenheiros estruturais e da ABCEM, a constituição da ABECE, onde foi presidente por duas gestões (1994-1996 e 1996-1998), recebendo o título de Associado Honorário, em 2014. É membro do conselho deliberativo desde 1999.

Segundo Velletri, a história da entidade é muita mais rica. “É importante citar que um dos grandes incentivadores da criação da ABECE foi o saudoso engenheiro Paulo Andrade, nosso companheiro do Instituto de Engenharia, que fez com que a ABCEM estivesse conosco desde o primeiro momento”, disse, ressaltando também a ajuda do engenheiro Gabriel Oliva Feitosa, diretor da Divisão de Estruturas do IE, à época. “O engenheiro Paulo Andrade, diretor da ABCEM, se interessava em fazer a ligação entre os profissionais de projeto com as empresas que os contratava”. O engenheiro diz ter orgulho de ver a evolução da Associação, nos seus mais de 25 anos de existência, pois a mesma possui pleno reconhecimento de sua importante atuação no cenário da construção civil brasileira.

Formado, em 1969, em Engenharia Civil pela Universidade Mackenzie, em São Paulo (SP), Marcos Velletri trabalhou no Escritório Técnico Aluizio A.M.D`Avila de 1969 a 1973, quando abriu o escritório Velletri e Yamashita, atualmente Velletri Engenheiros Associados, empresa de desenvolvimento e consultoria em projetos estruturais, com mais de 1.500 empreendimentos residenciais, comerciais e industriais projetados.

Outro profissional da ABCEM, que esteve à frente da fundação da ABECE, foi Márcio Mattoso, então diretor-executivo da ABCEM e secretário-geral da ABECE.

De acordo com Márcio Mattoso, a ABCEM começou a colaborar com ABECE desde quando era apenas um pequeno escritório cedido pela Omint. “Trabalhamos juntos e a Associação mudou para um escritório na Faria Lima e começamos alguns novos desafios, entre eles, organizei o primeiro Enece - Encontro Nacional do Setor, que fez tanto sucesso, tanto é que é realizado até hoje”. Ele relata ainda que a ideia na época era atrair os engenheiros de projeto estrutural, fortemente comprometidos com o mercado do concreto, para o lado das estruturas mistas, visando o uso do aço mais intensivamente”

Márcio Mattoso explica ainda que foi reproduzindo na ABECE as mesmas ações realizadas na ABCEM, como cursos, palestras, seminários, simpósios, revistas técnicas e publicações de trabalhos de especialistas.

Segundo o diretor-executivo da ABCEM, Ulysses Barbosa Nunes, as parcerias que já existiam entre a ABCEM e entidades similares foram fortalecidas, nesses últimos dois anos. “Fomos também buscar mais parcerias, sempre com o intuito da promoção do uso da construção industrializada”, afirma.


Voltar

Leia mais:

Notícias

Inscreva-se

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.