Atenção

Fechar

Notícias

Notícias

ABCEM marca presença em homenagem ao IPT pelos 120 anos Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, 14/10/2019

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) completou em junho, 120 anos. Diante disso, a Assembleia Legislativa homenageou o instituto com uma sessão solene em setembro, presidida pela deputada Beth Sahão (PT). O diretor executivo da ABCEM, Ulysses Barbosa Nunes, prestigiou o evento de comemoração, parabenizando a instituição que foi criada logo após a Proclamação da República. “O IPT é a nossa referência em testes de materiais”.

O Instituto nasceu em 1899 do então Gabinete de Resistência de Materiais criado por um grupo de professores da Escola Politécnica de São Paulo. O objetivo era atender principalmente às crescentes demandas de testes de materiais de construção para a determinação de suas propriedades físicas.

Na oportunidade, o diretor presidente do IPT, Jefferson de Oliveira Gomes, destacou que no começo do século passado, o IPT era visto como um instituto para construir cidades e, ao longo do tempo, com o crescimento da indústria brasileira com Juscelino Kubitschek, o IPT assumiu um protagonismo na indústria de base. "Hoje os desafios são biotecnologia, materiais avançados, fontes alternativas de energia. O papel do IPT é atendimento às demandas de governo e das empresas."

Ros Mari Zenha, presidente do Conselho de Representantes dos Profissionais do IPT, lembrou "o suporte tecnológico que o IPT fez em 1932 em prol da Revolução Constitucionalista. "O IPT projetou e produziu materiais bélicos usados em 1932”.

Já a  deputada Beth Sahão comentou a atuação do instituto. "O IPT está presente em várias áreas, passando pela área petrolífera, construção civil, asfaltamento". A deputada ainda ponderou: "Não queremos só fazer a homenagem, queremos preservar o IPT. A educação é fundamental. Logo em seguida, a pesquisa, que complementa a educação. Não podemos nos esquecer de que mais de 90% de produção de ciência do País está vinculada às universidades e institutos públicos".

Participaram ainda da mesa dos trabalhos Américo Sakamoto, secretário executivo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo e o ex-deputado Carlos Neder também estava presente na sessão.

 


Voltar

Leia mais:

Notícias

Inscreva-se

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.