Atenção

Fechar

Notícias

Notícias

ABCEM marca presença no 22º Enece ABCEM, 13/11/2019

O Encontro Nacional de Engenharia e Consultoria Estrutural aconteceu dia 30 de outubro, em São Paulo (SP)

O diretor executivo da ABCEM, Ulysses Barbosa Nunes e, a conselheira Catia Mac Cord Simões participaram da 22ª edição do Encontro Nacional de Engenharia e Consultoria Estrutural, que ocorreu em 30 de outubro, em São Paulo (SP).
Cerca de 400 pessoas acompanharam o maior evento promovido pela Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (Abece), voltado exclusivamente para a engenharia estrutural do país, que teve como tema “Privilegiando a técnica” para comemorar seus 25 anos de fundação da entidade.

A mesa de abertura contou com representantes de entidades do setor e o presidente da Abece, engenheiro João Alberto Vendramini, em seu discurso, agradeceu a presença de todos, enalteceu a importância do encontro, especialmente por trazer uma rica programação em comemoração aos 25 anos da entidade.

Na oportunidade, elogiou a participação expressiva de estudantes no evento em virtude do sucesso da realização da primeira edição do concurso “Desafio Abece Mola” no dia anterior ao Enece, em São Paulo/SP. O concurso, que é promovido pela Abece em parceria com Mola Structural Model, contou com 22 equipes de instituições de diversos estados brasileiros e premiou as três primeiras colocadas em vencer todos os desafios propostos.

No início da cerimônia, o engenheiro Benjamin Ernani Diaz foi homenageado com o título de Personalidade da Engenharia Estrutural 2019 conferido anualmente pela ABECE a grandes profissionais da área em reconhecimento à sua dedicação ao exercício da profissão e pela sua contribuição ao engrandecimento da engenharia estrutural brasileira.

Tendências e Negócios foi a palestra que abriu o evento, proferida por Guilherme Horn, um dos maiores especialistas em Inovação no Brasil, Empreendedor serial, fundador de seis startups nos últimos 25 anos, entre elas, a Ágora, vendida ao Bradesco em 2008, e a Órama, eleita pela Amazon em 2012 a fintech mais inovadora do mundo. Horn é investidor em mais de 40 startups, membro do Board de várias organizações, editor do Finnovation, o maior blog de Fintech do país, e escreve as colunas “Seu Bolso na era digital”, no Estadão, e “Ruptura”, na Revista Época Negócios. Nos últimos 5 anos, foi Diretor Executivo de Inovação da Accenture para a América Latina, de onde saiu recentemente para assumir uma cadeira no Conselho de Administração do Banco do Brasil.

Presenças internacionais - Inovações de projetos para edifícios altos do futuro foram apresentadas pelo sócio do escritório Skimore, Owings & Merril, sediado em São Francisco (EUA), e professor na Universidade de Bekerley (Califórnia) e Stanford, na Cal Poly, no Pratti Institute e na Northeastern University, engenheiro Mark P. Sarkisian. Ele demonstrou ideias integradas de engenharia que inspiraram mudanças inventivas no design de prédios altos
incorporando minimização do impacto ambiental.

Outro tema que abordou, no final da programação do evento, foi sobre o uso criativo de aço estrutural em edifícios altos do futuro. Sarkisian falou sobre o Tianjin World Financial Center, de 339 m de altura – a maior estrutura de parede de aço do mundo, o prédio principal da Poly Beijing - a maior rede de cabos do mundo usando um conceito de mecanismo rocker, o exterior Poly International Plaza Guangzhou, o Al Hamra Tower composto por 415 m de altura - Kuwait, o Citic Financial Tower - Shenzhen, entre outros. Apresentou abordagens futuristas utilizando aço estrutural no Poly Beijing International Plaza e novos desenvolvimentos em sistemas sísmicos, considerando a abordagem mecanizada do sistema Pin-Fuse para estruturas submetidas a fortes movimentos do solo.

Já o engenheiro George Jones, demonstrou suas experiências com a utilização de concreto pré-moldado produto em edifícios altos construídos, principalmente, em Londres nos últimos anos.
O evento também contou com a participação especial do atual presidente do ACI (American Concrete Institute), engenheiro Randall W. Poston, CEO da consultoria Pivot Engineers. Ele apresentou casos de dois projetos significativos de edifícios nos EUA e discutiu a natureza dos defeitos de projeto e construção que foram descobertos durante a investigação, os tipos de deterioração do concreto que foram experimentados em serviço, os esquemas de reparo e reforço utilizados para adequar os edifícios aos códigos de construção atuais.

Já o engenheiro Paulo Helene, especialista em Patologia de las Construcciones, pelo Instituto Eduardo Torroja (Espanha),  ressaltou a importância da escolha do concreto mais adequado do ponto de vista da sustentabilidade e resistência para uso em edifícios altos, além de discutir módulo, FCK, idade de controle e processo construtivo.

Fernando Garcia, da Ex Ante Assessoria Econômica e consultor do Deconcic-FIESP (Departamento da Indústria da Construção e Mineração da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), apresentou um panorama dos indicadores e análise de conjuntura dos serviços de engenharia e consultoria estrutural no Brasil.

Mediante apurações de dados, ele demonstrou qual o mercado dos escritórios de serviços de engenharia e consultoria estrutural no Brasil, quanto essas empresas geraram de faturamento, renda e empregos, qual foi o contexto econômico que norteou as atividades dessas empresas nos últimos anos e quais são as perspectivas para 2019 e 2020.

Concluiu apontando o que as empresas que atuam neste setor podem esperar no longo prazo, ressaltando que tudo dependerá da maior estabilidade política e econômica, pois o Brasil precisa de investimentos em habitação, infraestrutura urbana e infraestrutura econômica (energia, transportes e telecomunicações) de 12,2% do PIB.

O coordenador do Comitê Técnico de Estudo sobre Fixações, engenheiro Tiago G. Carmona, foi o responsável por apresentar o novo documento “Recomendações Abece 005:2019 - Projeto de fixações com chumbadores em elementos de concreto (Revisão 1)”. Esta publicação foi elaborada pela Abece, por meio do Comitê e da colaboração de profissionais e empresas do ramo, com o objetivo de obter um texto-base para uma futura norma brasileira de projeto de fixações com chumbadores químicos.

A recomendação se baseia principalmente nas disposições do Tecnical Report TR 029 editado pela EOTA – European Organization for Technical Assessment – Design of Bonded Anchors, complementada por itens do boletim 58 do FIB – International Federation for Structural Concrete e pelo projeto de norma FprEN 1992-4:2015 do comitê técnico CEN/TC 250 – Structural Eurocodes.

O palestrante explicou que o Comitê Técnico de Estudo sobre Fixações foi constituído pela Abece para padronizar as rotinas de dimensionamento e projeto de fixações (mecânicas e químicas) com a criação de um texto-base para ser divulgado no meio técnico e servir de parâmetro para um comitê normativo e comentou sobre as ações e avanços que vêm sendo desenvolvidos pelo grupo participante.

Associados Honorários – Ainda no evento, os engenheiros Natan Jacobsohn Levental e Francisco Celso Silva Rocha receberam título de Associado Honorário 2019. A homenagem foi criada em 2000 para reconhecer profissionais que tenham contribuído com relevantes serviços prestados à engenharia brasileira há mais de 40 anos.

Prêmio Talento Engenharia Estrutural - Após o encerramento do Enece, foi realizada a cerimônia de entrega do 17º Prêmio Talento Engenharia Estrutural. Foram revelados os vencedores desta edição nas categorias Infraestrutura, Edificações, Obras de Pequeno Porte, Obras Especiais e Jovens Talentos, novidade em 2019. Promovida pela ABECE e pela Gerdau, a premiação estimula o aperfeiçoamento e o desenvolvimento da construção civil através do reconhecimento dos profissionais que atuam na área da engenharia estrutural.

O 22º Enece contou com o patrocínio da Gerdau, ABCIC (Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto), ArcelorMittal, Atex, Âncora, Cassol, CBCA (Centro Brasileiro da Construção em Aço), TQS Informática, Weber Saint-Gobain, SB Pré-Fabricados e Simon Engenharia, e dos escritórios associados Andrade Rezende, OA Engenharia Especial, Engeti, MD Engenheiros Associados, Thornton Tomasetti, SIS Engenharia e Vendramini Engenharia.

Fotos: Prefixo Comunicação


Voltar

Leia mais:

Notícias

Notícias

Inscreva-se

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.