Atenção

Fechar

Notícias

ABCEM participa da 3ª Semana de Planejamento do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes ABCEM, 12/07/2019

A Associação Brasileira da Construção Metálica (ABCEM) participou da 3ª Semana do Planejamento, realizada de 11 a 13 de junho, em Brasília, pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). O evento reuniu durante os três dias, especialistas, estudantes, servidores e membros da comunidade acadêmica. Foram mais de 900 inscritos em um total de 51 palestras, um minicurso e dois workshops e, 1.366 pessoas acompanharam ao vivo pelo Youtube. Diversos estandes puderam dar uma amostra do que há no mercado e o que é usado pelo setor público para a construção, manutenção e supervisão de obras.

Na oportunidade, o diretor da associada à ABCEM Brafer, o engenheiro José Augusto P. Cordeiro, apresentou painel sobre pontes metálicas, demonstrando as principais características do uso de estruturas metálicas, que por serem fabricadas em ambiente controlado, resultam em um produto final de grande qualidade e menor desperdício dos materiais. Além de possibilitar que as obras sejam realizadas em um curto espaço de tempo. “É uma solução rápida para alargamentos e na eliminação de apoios intermediários”, explica José Augusto.

Os detalhes da restauração e reabilitação da ponte Hercílio Luz, em Florianópolis (SC), foram apresentados em seguida. A emblemática ponte, cartão postal da cidade, foi inaugurada em 1926 e teve o tráfego totalmente interrompido em 1991. Conforme o engenheiro João Pedro Lopes, da empresa responsável pelas obras de restauração, iniciadas em 2016, a reabertura está prevista para dezembro deste ano.

O painel foi encerrado com a discussão sobre a sustentabilidade de pontes mistas de aço e concreto e com a apresentação de estudos de casos pelos engenheiros e professores de cursos da ABCEM, Fernando Pinho e Zacarias Chamberlain. Conforme explicaram, avaliar a sustentabilidade da obra significa analisar conjuntamente a parte ambiental, econômica e social. Ao defenderem maior utilização do aço na construção de estruturas, destacaram, entre outros aspectos, sua durabilidade, facilidade de reparos e possibilidade de reaproveitamento, reduzindo em até 40% os custos em uma obra.

Ainda representando a ABCEM, estiveram presentes no evento Ulysses Barbosa Nunes, diretor executivo e Alyson de Souza (Soufer), conselheiro administrativo. Humberto Bellei, da associada Usiminas Mecânica e, Carolina e Sílvia Scalzo, do Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA) também prestigiaram o encontro.

Novidade

Este ano, além das demonstrações e das palestras, os participantes puderam acompanhar a programação por um aplicativo desenvolvido exclusivamente para o evento. Pela plataforma mobile, os presentes receberam informações do que estava acontecendo nos estandes e participaram de sorteio de brindes.

O primeiro dia do evento focou nos temas sobre programas de infraestrutura, ações de desapropriação e reassentamento, legislação e sistemas da informação do meio ambiente e estudos e projetos aquaviários.

O dia 12 reuniu os temas de segurança viária e simulação do tráfego. Dois painéis destacaram as tecnologias utilizadas na infraestrutura de transportes e ainda um painel sobre planejamento de infraestrutura. Para finalizar o dia, o Painel de Supervisão de Obras destacou as ferramentas usadas pelo DNIT e pela iniciativa privada para o acompanhamento dos empreendimentos.

Já o último dia da 3ª Semana do Planejamento, foi marcado pelo enfoque na metodologia BIM e nas Obras de Artes Especiais. No período da tarde, Gerência de Pavimentos, Manutenção Rodoviária e Orçamento de Engenharia foram os painéis que encerraram o evento.

A Semana do Planejamento é uma iniciativa da Diretoria de Planejamento e Pesquisa, para fomentar a troca de experiências, a mostra de novas tecnologias e o debate sobre o futuro da infraestrutura de transportes no serviço público.

Foto: Comunicação DNIT


Voltar

Faça seu login

Não é cadastrado?
Faça agora seu cadastro no site da ABCEM e tenha acesso as inscrições online. O cadastro no site da ABCEM é gratuito, simples e rápido.

Quero me cadastrar