Atenção

Fechar

Notícias

Notícias

ABCEM participa e apoia do XIII Congresso Brasileiro de Pontes e Estruturas CBPE 2022 Portal Abece, 28/06/2022

A Associação Brasileira da Construção Metálica (ABCEM) participou e apoiou o CBPE 2022 – XIII Congresso Brasileiro de Pontes e Estruturas. Promovido pela ABECE e pela ABPE (Associação Brasileira de Pontes e Estruturas) com o objetivo principal de divulgar trabalhos de pesquisa e de aplicação aos profissionais, pesquisadores e estudantes de Engenharia que queiram discutir, inovar e atualizar conhecimentos na área de engenharia de estruturas, o CBPE 2022 ocorreu nos dias 9 e 10 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo.

O diretor Executivo da ABCEM, Ulysses Barbosa Nunes, marcou presença no encontro, que é considerado o maior evento nacional na área de pontes e estruturas.

O Congresso foi realizado no espaço de conferências da Paving Expo, feira dos mais relevantes nomes no cenário da construção e da infraestrutura e reuniu cerca de 170 participantes. Ao todo, foram 13 palestras distribuídas ao longo da programação (três delas proferidas por especialistas internacionais), além de um seminário sobre inspeção de pontes.

Na palestra de abertura, o engenheiro espanhol Álvaro Serrano Corral, falou sobre inovação em engenharia de pontes, destacando a ampliação da ponte estaiada de Rande, localizada na província de Pontevedra, na Espanha, que liga os municípios de Moanha e Redondela.

Já o engenheiro Iberê Martins da Silva, discorreu sobre a nova ABNT/NBR 7187:2021 Projeto de pontes, viadutos e passarelas de concreto, contando sobre as principais alterações no processo de revisão dentro da ABNT/CEE-231 – Comissão Especial de Estudos de Projeto de Estruturas Metálicas, de Madeira, de Concreto e Mistas e Inspeção de Estruturas Metálicas de Madeira e Mistas, que agora está sob coordenação da Abece por intermédio engenheiro Túlio Bittencourt (diretor de Tecnologia e Qualidade) e secretariada pelo engenheiro Tomás Vieira (diretor de Estruturas Metálicas).

A palestra “Sistema de estais: certificação e exemplos de obras” foi apresentada pelo engenheiro português Duarte Abecasis, mestre em reabilitação e reforço de estruturas pela Universidade Técnica de Dresden (Alemanha).

A apresentação de todo o projeto de ampliação da terceira ponte de Vitória, que liga a capital capixaba a Vila Velha, e da Ciclovia da Vida ficou a cargo dos engenheiros Flávio D´Alambert e Fabrício Tardivo.

O “Seminário de Inspeção de Pontes”, que encerrou o primeiro dia do evento, contou com a participação especial do engenheiro José Afonso Pereira Vitório para falar sobre identificação e análise dos problemas causados pela erosão nas fundações de pontes com base em parâmetros hidrológicos, geotécnicos e estruturais. Participaram ainda do seminário o engenheiro Alexandre Beltrami, que apresentou as práticas recomendáveis para inspeção de OAES (obras de arte especiais) e Andrea L. Ribeiro, que detalhou o programa de conservação especial de OEAs do Grupo EcoRodovias. Para debater os assuntos abordados, foram convidados os engenheiros Júlio Timerman, Túlio Bittencourt, João Luis Casagrande, Ademir Santos, Rogério Calazans Verly e João Junqueira.

O segundo dia do CBPE 2022 foi aberto com a palestra on-line “Pontes pênseis, do passado ao presente”, proferida pelo engenheiro Fábio Brancaleoni, professor catedrático de Engenharia de Estruturas na Universidade de Roma e sócio fundador da “E.D.IN. Ltd Consulting Engineers”, especialista em pontes de grandes vãos, pontes e viadutos de aço e concreto protendido, engenharia sísmica e do vento, mecânica computacional, avaliação de desempenho estrutural e ensaios, e perícias.

“Engenharia de interface: elementos elastoméricos e metálicos para obras de artes especiais” foi a palestra apresentada pelo eng. Stephen Edward Calmon, seguida pela exposição do detalhamento da nova norma de projeto de estruturas portuárias pelos engenheiros João Luis Casagrande, Pedro Lyra, Thomas Carmona e Afonso Cabrera.

O uso do aço em obras de infraestrutura, especialmente em pontes, foi destacado pelo engenheiro Carlos Luís Guedes Carneiro, enquanto o case das alças da Ponte Rio Niterói foi apresentado por Paulo Ken Iti Okada
e Amanda Gavinho Kamienski.

Soluções de engenharia brasileira aplicada em obras de pontes e viadutos, com ênfase ao detalhamento da nova ponte Brasil-Paraguai, foram expostas pelo eng. Daniel Kako. “Qualidade do selante em obra de arte é questão de segurança” foi o tema desenvolvido pelo eng. Jorge G. Calixto.

Encerrando a extensa e rica programação do evento, o engenheiro convidado Ruy Oyamada falou sobre pontes estaiadas – determinação e ajuste das forças de implantação nos estais. Ao fim de cada dia, os palestrantes responderam, ao vivo, perguntas formuladas pelos participantes.

O XIII Congresso Brasileiro de Pontes e Estruturas contou com o patrocínio da Gerdau (platina), CBCA – Centro Brasileiro da Construção e Aço, CRASA Infraestrutura, Dywidag, Jeene Juntas, Protende MHK Estruturas, Maurer, Orguel, Priner Serviços Industriais e Schreuber (ouro) e Carioca Christiani-Nielsen Engenharia, Engecorps e TQS Informática (prata), além do apoio das empresa Andrade Rezende Engenharia de Projetos, Beta 2 Engenharia, Casagrande Engenharia & Consultoria, NT Soluções em Engenharia, Onsite Estruturas, Outec, Pedreira Onix, Vendramini Engenharia e ZMC Consultores.

Também foram apoiadores institucionais: ABCEM – Associação Brasileira da Construção Metálica, ABCIC – Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto, ABESC – Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Concretagem, ABMS – Associação Brasileira de Mecânica dos Solos, ABRAINC – Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias, ABCP – Associação Brasileira de Cimento Portland, ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, Alconpat Brasil – Associación Latinoamericana de Control de Calidad, Patologia y Recuperación de la Construcción, ANAPRE – Associação Nacional de Pisos e Revestimentos de Alto Desempenho, Asbea – Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura, Ibracon – Instituto Brasileiro do Concreto e Sinduscon/SP – Sindicato da Indústria da Construção do Estado de São Paulo.

Fonte e foto: Portal Abece


Voltar

Leia mais:

Notícias

Notícias

Inscreva-se

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.