Atenção

Fechar

Notícias

Notícias

ABCEM promove webinar Transformação Digital da Construção Civil ABCEM, 11/09/2022

A Associação Brasileira da Construção Metálica (ABCEM) promoveu na quinta-feira (1º de setembro), pela plataforma Zoom, o webinar “Transformação Digital da Construção Civil”. Gratuito, o evento foi ministrado por Eluir Pedro Davanzo Junior, arquiteto analista de projetos da Kingspan Isoeste.

Na oportunidade, foi apresentada a Modelagem da Informação da Construção (BIM). Eluir explicou que o BIM não é um software e sim um conjunto de tecnologias, processos e politicas, que permitem de forma mais eficiente, projetar, criar e gerenciar dados de um projeto de construção civil, reunindo todas informações de forma integrada e organizada, dentro de um espaço virtual. ”Como um termo, BIM cresceu tremendamente ao longo dos anos e agora é a "expressão corrente da inovação digital" em toda a indústria da construção”, disse.

Eluir apresentou o Plano de Execução do BIM (BEP). Segundo ele, o BEP é visto como um guia que deve descrever o fluxo da informação e por essa razão deve sempre responder: Quais informações serão produzidas?; o porquê dessas informações?; quem irá produzi-las?; quando elas serão entregues?; quem irá avalia-las e aprová-las? “Deve ainda apresentar os padrões, os procedimentos e as diretrizes a serem seguidas de forma clara pelo contratado, além de indicar de maneira justa as obrigações e os direitos de cada membro da equipe, bem como o local que a informação será compartilhada e como e quando irá ocorrer a integração dos diferentes agentes”, disse.

Ferramentas, Nível de maturidade, Nuvem de Pontos, Realidade Aumentada, Montagem Automatizada e Digitalização da Construção Civil também foram os temas explicados na capacitação.

A Calculadora do Léo, simulador 3D, que permite aos usuários a criação de projeto de telhados através da marcação por satélite também foi explicada. Na sequência, foi aberto aos participantes o bate papo para questionamentos.

No encerramento, o diretor executivo da ABCEM, Ulysses Barbosa Nunes, agradeceu aos participantes e ao analista, destacando a importância do webinar para ajudar com tanta inovação tecnológica. E, salientou que a realização de eventos como esse da Kingspan Isoeste são uma das formas de divulgação das soluções oferecidas pelos associados ABCEM.

Por: Dayse Oliveira

 


Voltar

Leia mais:

Notícias

Inscreva-se

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.