Atenção

Fechar

Notícias

Notícias

ABCEM realiza a 5ª edição do curso de Arquitetura e Construção Materiais, Produtos e Aplicações ABCEM, 16/10/2018

ABCEM fará curso também na Fatec, nos mesmos moldes, porém adequado para tecnologia

Com o objetivo de representar e desenvolver a cadeia produtiva da indústria da construção metálica, defendendo seus interesses e fomentando a sua utilização, além de promover e divulgar o uso da construção metálica, a ABCEM, com patrocínio da Kingspan Isoeste, promoveu a 5ª edição do curso de Arquitetura e Construção: materiais, produtos e aplicações, na Universidade Mackenzie, que ocorreu de 17 a 19 de setembro.

O Grupo de Pesquisa Arquitetura e Construção da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, liderado pela Prof. Dra. Maria Augusta Justi Pisani, em parceria com Associação Brasileira da Construção Metálica (ABCEM), Associação Brasileira de Distribuidores e Processadores de Vidros Planos (Abravidro), Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) e o Instituto Brasileiro do PVC, oferece atividade de extensão e atualização para os alunos de graduação em arquitetura e Urbanismo, pós-graduação,  professores e convidados externos.

“O processo seletivo é intenso e apresenta dois candidatos cada vaga. Alguns graduandos aguardam ansiosamente a época de inscrição porque as atividades são avaliadas pelos participantes, associação a associação, e os resultados são excelentes”, explica Maria Augusta.

O curso de extensão, que ocorre anualmente, atende 55 alunos, sendo 45 graduados, cinco pós-graduados e cinco convidados e tem a carga horária de 12 horas, dividida em quatro dias, discute, apresenta e prepara o profissional para aplicar em seus projetos os sistemas construtivos à base aço, de alumínio, PVC, cimento (concreto) e vidro.  Já foram mais de 270 participantes, entre eles 13 professores do curso de Arquitetura e Urbanismo.

Segundo o diretor executivo da ABCEM, Ulysses B. Nunes, a ideia é levar aos estudantes de arquitetura da universidade, capacitação e conhecimento do uso da estrutura metálica em seus futuros projetos, unindo teoria e prática.  “Diante disso, a ABCEM convidou o professor Alexandre Vasconcelos, que consegue unir tudo que precisamos para um aprendizado desta natureza: conhecimento acadêmico, prático e a sua excelente didática de sala de aula”.

“A ABCEM agradece também o empenho da Prof. Dra. Maria Augusta, que além de grande profissional, nos presenteia com a sua persistência em abrir os horizontes no que diz respeito ao conhecimento”, diz Nunes.

Nunes explica ainda, que o patrocínio do curso é de importância impar nesta iniciativa de capacitação. “Essa edição foi totalmente paga pela Kingspan Isoeste. A ABCEM agradece ao engenheiro Sérgio Bandeira, por abraçar o nosso projeto”, salienta Nunes.

De acordo com o Diretor de Desenvolvimento e Relações com o Mercado da Kingspan Isoeste, a construção no Brasil precisa evoluir seus conceitos, pois hoje o mercado trabalha com produtos que agridem o meio ambiente, além de aumentarem o número de resíduos gerados e o consumo de recursos não renováveis, como a água. “A Kingspan Isoeste” oferece, através de palestras e cursos ministrados, o reconhecimento de um melhor método construtivo, bem como produtos que estão mais alinhados às necessidades do futuro da construção civil, proporcionando, através de nossos produtos, menor consumo de energia elétrica, redução no tempo de obras, além de serem fabricados em materiais totalmente recicláveis e com grande durabilidade, diminuindo a necessidade de manutenções. Para que possamos assim, junto às futuras mentes deste país, apresentar os melhores métodos construtivos e proporcionar um futuro com construções de alta performance, destaca Sérgio Bandeira.

Já para o engenheiro e professor Alexandre Vasconcellos, da Engeduca, a baixa capacitação técnica, preconceito devido ao desconhecimento em relação ao sistema estrutural, é um círculo vicioso, que precisa ser quebrado. E isso só possível com investimento a longo prazo para capacitar profissionais, comunicar o mercado e produzir diferentes alternativas estruturais.

“Em apenas 12 horas os alunos podem conhecer e debater sobre os produtos de aço disponíveis para uso na construção civil, as aplicações, sistemas estruturais e sua concepção, comportamento de elementos de aço sob as ações atuantes e como fazer seu pré-dimensionamento, concepção do Steel Frame, como proteger e aumentar a durabilidade das estruturas de aço, como projetar corretamente a interface com outros materiais e os cenários da construção industrializada e sua contribuição para um mundo sustentável”, explica Vasconcellos.

Fatec – A ABCEM já está com parcerias para ministrar o curso Introdução aos sistemas construtivos: materiais, produtos e aplicações, na Fatec, no próximo ano. Serão 80 vagas, com carga horária de 9 horas, divididas em três dias.

 

 


Voltar

Leia mais:

Notícias

Notícias

Inscreva-se

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.