Atenção

Fechar

Notícias

Blog

ABCEM realiza curso completo e diferenciado sobre coberturas metálicas ABCEM, 27/01/2022

 

Focado nas estruturas em arco, shed e duas águas, o curso vai preparar os alunos para desenvolver projetos otimizados, que combinam eficiência e economia.

Pensando nas coberturas estruturais mais utilizadas no mercado brasileiro, a ABCEM realiza o curso “Módulo I: Projeto de Coberturas Metálicas em Arco, Duas Águas e Shed” nos dias 2, 4, 9 e 11 de fevereiro de 2022, inaugurando o calendário de capacitações deste ano.

O curso vai apresentar os telhados em arco, duas águas e shed, trazendo informações detalhadas em relação ao uso de cada modelo estrutural.

As aulas serão baseadas na experiência de mais de 30 anos do professor Alexandre Vasconcellos na área de Projetos, cujo extenso currículo inclui formação como engenheiro de Produção e engenheiro Civil pela USP, mestre pela Unicamp e MBA pela FIA (Fundação Instituto de Administração).

Confira nossa entrevista exclusiva com o professor Alexandre Vasconcellos e entenda porque o “Módulo I: Projeto de Coberturas Metálicas em Arco, Duas Águas e Shed” é imperdível!

No curso, o aluno aprenderá qual é a diferença entre cada um dos tipos de coberturas metálicas?

Alexandre Vasconcellos: Com certeza. O telhado duas águas forma um triângulo com a horizontal e é o modelo que estamos mais acostumados a ver. O telhado em arco é feito em circunferência, apoiado em suas extremidades. Já o shed, também chamado de dente de serra, tem uma geometria que reúne vários telhados de uma água seguidos uns dos outros. Essas são as diferenças fundamentais entre esses três modelos.

Onde as coberturas arco, duas águas e shed podem ser aplicadas?

Alexandre Vasconcellos: A duas águas é utilizada em galpões de 10 metros de vão até galpões grandes, com 50, 60 e 70 metros de vão. Entretanto, quando os vãos começam a ficar muito grandes, esse telhado passa a ser antieconômico. Nessa situação, o arco se comporta melhor.

O shed não tem a ver com vão, mas com a facilidade da iluminação interna e natural. É importante destacar que ninguém faz telhado em shed para pequenas estruturas, porque o consumo de aço é alto.

Essas informações são importantes porque a Engenharia diz respeito a obter a máxima segurança com a máxima economia.

Qual será a metodologia do curso? As aulas serão explicativas, com exemplos, atividades práticas?

Alexandre Vasconcellos: O principal será a minha experiência de mais de 30 anos na área de Projetos. Vou indicar o uso de cada modelo estrutural, mostrando em quais situações os tipos de coberturas metálicas são mais econômicas e efetivas.

Vou destrinchar os sistemas estruturais, além de mostrar como se calcula a geometria interna e externa, e o espaçamento entre diagonais e montantes.

Hoje, muitos novos engenheiros  acreditam que o programa de cálculo resolve tudo, mas não é assim. O computador calcula o que foi lançado pelo engenheiro.

Se você não concebe de uma forma eficiente, o computador calcula do mesmo jeito, mas o projeto não vai ser tão bom quanto em uma concepção otimizada.

Qual é o diferencial desse curso?

Alexandre Vasconcellos: O grande diferencial do curso é que ensinarei a pensar na estrutura, a entender qual é o caminho das cargas mais eficiente para a chegada até a fundação. Se o caminho é mais eficiente, há mais economia.

Quais habilidades o aluno vai adquirir depois de concluir o curso?

Alexandre Vasconcellos: O aluno terá condições de conceber e elaborar, sozinho, um projeto de cobertura em aço. A aplicação desses conhecimentos poderá ser feita logo após as aulas.

Outras informações sobre o curso de coberturas metálicas

As aulas serão realizadas ao vivo, possibilitando a interação entre aluno e professor. Cada encontro será gravado e ficará disponível para acesso por 30 dias após o final do curso. O aluno também poderá participar de um fórum de discussão.

Há uma opção de pacote promocional que combina o Módulo I sobre Coberturas Metálicas e o Módulo II: Projeto de Pipe Racks e Plataformas de Trabalho, também ministrado pelo professor Alexandre Vasconcellos, em março.


Voltar

Leia mais:

Notícias

Notícias

Inscreva-se

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.