Atenção
FecharNotícias
Visando cumprir o seu papel de propiciar condições competitivas às construções industrializadas em aço; ser referência técnica e de conhecimento para os associados; demonstrar influência e relacionamento nos meios de atuação, a ABCEM, se reuniu com associados, dia 20 de abril, às 17 horas, via aplicativo Zoom Rooms (devido à pandemia da Covid -19). Para o presidente da ABCEM, Alexandre Schmidt (Brametal), esse trabalho só será possível se feito em conjunto, com colaboração e compartilhamento. “Dessa forma, a reunião foi marcada para transmitir conhecimento e debater as ações aprovadas pelo Conselho Diretor, objetivando estabelecer visão comum sobre as questões e objetivos da ABCEM, destacou ele, ao abrir o encontro.
Na sequência, Schmidt passou a palavra ao diretor-executivo da ABCEM, Ulysses Barbosa Nunes que apresentou o Planejamento Estratégico (PE) 2020/2022, relatando que a primeira providência da Diretoria eleita o ano passado foi revisitar o Planejamento Estratégico 2014, objetivando desenvolver ações consistentes e harmonizadas; antecipar oportunidades estratégicas do futuro da indústria; criar plataformas de gestão de projetos, e dar sustentabilidade à ABCEM como Associação.
Segundo o diretor-executivo, a partir de refresh do PE 2014, da análise SWOT e da discussão de questões propositivas, foi identificado que a ABCEM deverá trabalhar mais para: propiciar condições competitivas às construções industrializadas em aço; ser referência técnica e de conhecimento para os associados, e demonstrar influência e relacionamento nos meios de atuação. Diante disso, foram elencados quatro pilares para a agenda estratégica:Tecnologia competitiva e geração de valor, oferecendo soluções para os associados através de parcerias com as universidades e centros de pesquisa e inovação;
Na oportunidade, os associados também puderam conhecer as revisões da Missão e Visão da ABCEM, que são respectivamente: “Desenvolver um ecossistema sustentável com associados e aliados gerando valor à cadeia produtiva e acadêmica da construção metálica” e “Tornar a ABCEM referência em capacidade transformadora de negócios aos associados”.
Na ocasião, também foram apresentadas aos associados, as ações em andamento, seguindo o PE 2020-2022, quanto à Isonomia Tributária Competitiva com construção convencional; Incentivo à construção industrializada”; SINAPI – revisão do caderno de indicadores da Construção Metálica; Indicadores de Preços de Matérias-Primas para correção dos contratos; Aderência dos fabricantes à NBR 16775. Publicada em 30/03/2020, a norma ABNT NBR 16775:2020 - Estruturas de aço, estruturas mistas de aço e concreto, coberturas e fechamentos de aço - Gestão dos processos de projeto, fabricação e montagem – Requisitos, é fruto do trabalho da ABCEM, conforme sugerido pelo Conselho Diretor em 17/3/2015.
A aprovação da proposta de alteração do Procedimento Específico para certificação de telhas, que após convênio com a ABNT, a ABCEM está veiculando em seu site, também foi pauta da reunião. O Programa de Qualificação de Telhas, acreditado pelo INMETRO, conta com 14 empresas certificadas, duas empresas em processo de certificação e 10 empresas em negociação.
Também foram divulgadas as ações que a ABCEM está trabalhando para os setores de Torres, Light Steel Frame, Galvanização à fogo e Desenvolvimento de mercado.
Ao final, da apresentação, os associados manifestaram surpresa com o convite para a reunião e parabenizaram a Associação pela iniciativa, considerando que a comunicação é importante. Ressaltando ainda que a Diretoria tem trabalhado muito para fortalecer o setor, os participantes se colocaram à disposição para colaborar.
O presidente da ABCEM, Alexandre Schmidt agradeceu a todos e encerrou a reunião. O próximo encontro com os associados ficou agendado para o dia 26 de outubro.
Por: Dayse Oliveira
Notícias
Notícias
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.