Atenção

Fechar

Notícias

Notícias

ABNT publica atualização de norma para chapas cimentícias, um dos componentes mais utilizados em obras em LSF ABCEM, 15/06/2021

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) publicou, dia 27 de maio, a norma ABNT NBR 15498:2021 - Chapas cimentícias reforçadas com fios, fibras, filamentos ou telas - Requisitos e métodos de ensaio. A chapa cimentícia é um dos componentes mais utilizados para a vedação externa de obras em Light Steel Frame.

Segundo Fábio Din, diretor de Desenvolvimento de Mercado da ABCEM (Associação Brasileira da Construção Metálica), a atualização da norma tem como objetivo modernizar os parâmetros para controle de qualidade, instalação e desempenho das chapas.

Dentre as novas diretrizes está, por exemplo, a classificação das chapas em tipos A, B e C sendo:

A - Chapas para uso externo sem acabamentos;

B - Chapas para uso externo com basecoat e/ou acabamentos;

C - Chapas para uso interno;

Visando o uso adequado, agora, os fabricantes de chapas cimentícias devem, por meio dos seus estudos e ensaios, informar as suas respectivas classificações.

A norma ABNT NBR 15498:2021 determina ainda: 

  • Carimbo de identificação na chapa;
  • Nova tabela de categoria/classificação;
  • Tolerância de espessura;
  • Módulo de Elasticidade;
  • Absorção de água por capilaridade;
  • Permeabilidade ao vapor.

Vale ressaltar que, o desempenho e a durabilidade de uma chapa cimenticia dependem sobretudo de especificações e compatibilizações corretas com a estrutura e os acabamentos, além de uma montagem conforme as diretrizes de cada fabricante.


Voltar

Leia mais:

Notícias

Inscreva-se

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.