Atenção
FecharNotícias
A ABNT publicou, no último dia 30 de março, a norma ABNT NBR 16775:2020 - Estruturas de aço, estruturas mistas de aço e concreto, coberturas e fechamentos de aço - Gestão dos processos de projeto, fabricação e montagem - Requisitos.
A fabricação de estruturas de aço segue normas técnicas de projeto já há décadas, porém inexistia normalização para a gestão de seus processos tanto nos escritórios de projeto, quanto nas fábricas e canteiros de montagem. Para sanar essa demanda foi desenvolvida norma brasileira. Diante disso, a Associação Brasileira da Construção Metálica (ABCEM), com o apoio do Centro de Tecnologia de Edificações (CTE) e das associadas Brafer, Codeme, Engemetal, Gerdau, Grupo Pizzinato, Medabil, Semith, Soufer, Techsteel e Tuper, criou regulamento e normativas para que o setor pudesse ser avaliado por sua gestão interna, por meio de processo de auditorias, com o objetivo de obter o Selo de Excelência.
As ações foram conduzidas pela consultora da ABCEM, Catia Mac Cord, pelo ex-diretor executivo da ABCEM, Ronaldo do Carmo Soares e por Marco A. S. Ribeiro, diretor na Medabil.
Entretanto, posteriormente, a ABCEM entendeu que caberia discussão mais ampla do texto com as partes interessadas, como engenheiros, arquitetos, construtoras e organismos de avaliação da conformidade, visando sistematizar as atividades de gestão dos processos de projeto, fabricação e montagem de estruturas de aço.
O entendimento foi de que a normalização daria maior segurança ao cliente e fortaleceria a imagem do sistema construtivo em aço no mercado da construção, organizando e qualificando o setor.
A ABNT NBR 16775 foi elaborada, atendendo aos princípios de gestão da qualidade descritos na ABNT NBR ISO 9001 e não tem a pretensão de substituí-la.Ela especifica os requisitos para a gestão dos processos de projeto, fabricação e montagem de estruturas de aço, estruturas mistas de aço e concreto, coberturas e fechamentos de aço. Se aplica a quaisquer organizações que realizem projetos ou fabricação ou montagem de estruturas de aço e estruturas mistas de aço e concreto que pretendam:
a) Implementar, manter e aprimorar a gestão das suas operações;
b) Assegurar-se de sua conformidade com seus procedimentos definidos;
c) Demonstrar esta conformidade a terceiros; ou
d) realizar autoavaliação da conformidade com a Norma.
O conhecimento detalhado dos processos, atividades e produtos motivará as empresas a implantar o sistema de gestão da qualidade específico objetivando combater não conformidades, que trazem muitos problemas e prejuízos ao mercado devido aos fabricantes de estruturas pouco capacitados, subempreitados por construtoras. A meta é criar a isonomia competitiva e proteger o consumidor que terá acesso a produtos ou serviços com melhor qualidade.
A NBR 16775 é um passo importante para os fabricantes de estruturas e coberturas no sentido de diferenciá-los dos serralheiros e melhorar a qualidade e produtividade das pequenas e médias empresas despreparadas, prevenindo patologias nas edificações.
Notícias
Notícias
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.