Atenção

Fechar

Notícias

Notícias

ABNT se renova e firma parceria com a ABCEM ABCEM, 16/07/2020

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)é o Foro Nacional de Normalização reconhecido pela sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo governo federal, por meio de diversos instrumentos legais posteriores.

A ABNT é responsável pela elaboração das Normas Brasileiras (ABNT NBR) e, desde 1950, atua também na avaliação da conformidade através de programas para certificação de produtos, sistemas e rotulagem ambiental.

Durante o 2º semestre de 2019, a associação elaborou nova agenda estratégica objetivando atingir as aspirações 2025:

  • Reconhecimento como entidade de classe mundial em normalização e certificação;
  • Disponibilização de novas soluções;
  • Agilização do processo de elaboração de normas;
  • Maior atuação internacional.

Essa agenda se tornou tremendamente oportuna diante da Lei nº 13.874, de 2019, em favor da Liberdade Econômica, que estabeleceu no art. 3º, item VI, a adoção de normas internacionais caso as normas nacionais estejam desatualizadas por força do desenvolvimento tecnológico consolidado internacionalmente.

Nesse contexto, conforme colocou Mario William Esper, que assumiu a Presidência do Conselho Deliberativo em janeiro deste ano, a ABNT vem se tornando mais ágil e preparada para cumprir papel preponderante na atualização de seu acervo, bem como na elaboração de novas normas. Assim, poderá desempenhar papel estratégico para o Brasil e ser protagonista na normalização internacional. Nesse sentido, é necessário contar com a participação dos setores empresariais para que as normas brasileiras estejam em sintonia com as tecnologias do momento. Preocupação adicional é o acesso das Micro e Pequenas Empresas à normalização.

Diante desses novos desafios, a consultora técnica da Associação Brasileira da Construção Metálica (ABCEM), Catia Mac Cord, decidiu disputar mais um mandato na renovação de parte do Conselho Deliberativo ABNT, tendo sido eleita em 18 de junho de 2020, pretendendo contribuir para o sucesso da nova ABNT através da experiência profissional reunida em sua trajetória como engenheira metalúrgica, há mais de quarenta anos atuando no setor do aço, nas áreas de economia, mercado, normalização, avaliação da qualidade e certificação de produtos.

Porém, diante do choque da chegada da Covid-19, diretrizesforam reorganizadas. O ambiente dos negócios evidenciou a necessidade de se pensar na gestão de custos e de preços diante da nova economia. Nas empresas, apesar da prioridade no caixa e na liquidez, busca-se planejar o posicionamento futuro, melhor qualificação, analisar o ciclo de produção e de construção. Por questões de saúde pública, a precisão é necessária para não haver erros de montagem e gastar mais.

Desse modo, a ABCEM firmou, em 15 de junho, convênio de parceria com a ABNT para viabilizar programas de certificação em produtos e em sistema de gestão segundo a ABNT NBR 16775:2020.Essa atividade está fundamentada em guias e princípios técnicos internacionalmente aceitos e alicerçada em estrutura técnica e de auditores multidisciplinares, garantindo credibilidade, ética e reconhecimento dos serviços prestados.

“A avaliação da conformidade conduz à busca contínua da melhoria da qualidade. Empresas que se engajam buscam assegurar a qualidade de seus produtos, processos ou serviços, beneficiando-se com a melhoria da produtividade e o aumento da competitividade, tornando a concorrência justa, na medida em que comprova o atendimento aos requisitos especificados. A meta é criar a isonomia competitiva e proteger o consumidor que terá acesso a produtos, como telhas de aço, ou serviços com melhor qualidade”, explica Catia.

Segundo, o diretor de Certificação da ABNT, Antonio Carlos Barros de Oliveira, o convênio com a ABCEM, agrega valor à gestão das organizações. “O setor de estruturas metálicas passou a contar com novo padrão normativo, o qual irá contribuir de forma significativa para o desenvolvimento do segmento através de moderna visão da gestão do negócio. “A norma ABNT NBR 16755:2020  16775:2020 , editada especificamente para o setor, define os requisitos necessários para que as organizações que executam atividades de projeto, fabricação e montagem ou combinações destas atividades possam não só implantar como certificar as suas atividades”, explica.

“A ABNT e ABCEM estão imbuídas em oferecer estrutura de certificação que possa diferenciar produtos, melhorar processos e conscientizar colaboradores para a melhoria dos processos objetivando maximizar e incrementar a rentabilidade de novos negócios”, finaliza Oliveira.


Voltar

Leia mais:

Notícias

Notícias

Inscreva-se

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.