Atenção

Fechar

Notícias

Notícias

Aço confere leveza em projeto premiado da Sidonio Porto Arquitetos Associados 01/03/2019

LEVEZA. Esta foi a inspiração que embasou a concepção do projeto da Brazilglass, empresa do setor vidreiro, localizada em Guararema (SP).

Assinado pelos arquitetos Sidonio, Lucia e Marcio Porto, o projeto recebeu, em 2015, o primeiro lugar na 17ª Premiação de Arquitetura IAB-MG.

O projeto foi desenhado de forma a criar um volume solto acima do talude que conforma o terreno. Sua estrutura, composta por peças metálicas esbeltas, permitiu a criação de grandes vãos. O módulo triangular que caracteriza as treliças externas às fachadas chega ao final do edifício com a dimensão de meio módulo, chanfrado no sentido do céu. O conjunto desses elementos define uma arquitetura marcada pela leveza, sendo também exuberante, reforçando assim a imagem corporativa da empresa.

Segundo o arquiteto Marcio Porto, sócio-diretor do Escritório de Arquitetura Sidonio Porto Arquitetos Associados, a principal característica do partido arquitetônico é o desenho da estrutura aparente concebida simultaneamente com a concepção arquitetônica e foi uma condicionante da arquitetura de forma explícita e marcante.

“O resultado é um edifício desenhado através da estrutura onde os detalhes construtivos e estruturais foram concebidos como estudo e, posteriormente desenvolvido pelo calculista. Nesta fase a reprodução das intenções plásticas foi novamente condicionante de projeto, tornando plena a ligação da estrutura com a arquitetura”.

A ESTRUTURA. O dimensionamento da estrutura, seu detalhamento e características de fabricação foram verificadas, para que a presença no edifício fizesse sentido em todos os seus aspectos, inclusive econômicos.

A disposição dos vãos obedece rigorosamente ao lançamento dos eixos estruturais, conformando vãos de 10m x10m no trecho central e 10mx20m nos trechos perimetrais. Assim também foi possível conformar as quatro extremidades do edifício por grandes balanços de 10m x10m, apoiados em três pontos. O conjunto é regido por um critério de coordenação modular, dimensionado em 1,25m x 1,25m tanto na horizontal quanto na vertical.

Predominantemente metálica, a estrutura é composta por perfis especiais tubulares, redondos e quadrados, bem como por perfis padrão de mercado tipo "H". Suas ligações ora são soldadas, ora aparafusadas, dependendo do detalhe que se pretende evidenciar e de que forma pretende-se mostrá-lo.

As partes mais marcantes e esculturais da estrutura do edifício são soldadas e os detalhes aparafusados são utilizados para os pontos menos evidentes e que foram absorvidos pela arquitetura através de forros e cambotas de acabamento.

As lajes foram projetadas em painéis pré-fabricados de concreto alveolar.

Sua utilização foi definida em função de como a estética construtiva poderia colaborar com a arquitetura do edifício. Também levando em conta a maior economicidade possível os perfis tubulares são ligados através de solda e apresentam acabamento delicado; já os perfis em "H" têm suas ligações aparafusadas e de aspecto mais robusto. A primeira solução foi utilizada nos trechos em que a estrutura apresenta sua plasticidade mais escultural, já a segunda solução foi utilizada nas áreas internas, podendo ficar menos aparente”, detalha Marcio Porto.

OS AMBIENTES. O edifício é composto por espaços para escritórios, showroom, restaurante, áreas sociais, estacionamentos e um apartamento para hóspedes.

No primeiro pavimento estão os estacionamentos cobertos, conformando um grande pilotis, cuja presença em relação à rodovia Presidente Dutra é incrementada pelo paisagismo.

No térreo, foram colocados no centro uma rampa de acesso aos diferentes níveis, de um lado o showroom com acesso para as áreas de escritórios e, do outro, o restaurante com cafeteria, bem como as áreas de apoio e serviços da cozinha.

O pavimento superior conta com os salões de escritórios dispostos ao longo do edifício, conectados no centro pela rampa de acesso e, na cobertura, encontra-se o apartamento de hóspedes, totalmente equipado com salas de estar, cozinha social, suítes e uma grande varanda e serve para acomodar visitantes internacionais, em visita à empresa.

CONFORTO TÉRMICO E MEIO AMBIENTE. A qualidade dos vidros de fachada permite o conforto térmico do edifício, pois reflete a incidência solar e reduz a carga térmica dos ambientes internos. Além disso, a estrutura externa sombreia as fachadas contribuindo para o controle solar.

A cobertura do edifício é tratada com jardins e o centro da composição é composto por um átrio que liga todos os pavimentos e que permite a ventilação natural através de dutos na cobertura.

O projeto é caracterizado por soluções voltadas a atenuar a carga térmica dos interiores e soluções de ventilação passiva, que minimizam ao máximo a necessidade de climatização artificial”, pontua o arquiteto Marcio Porto.

De acordo com o arquiteto, a implantação do conjunto industrial foi desenhada de forma a aproveitar as cotas de níveis existentes, reduzindo tanto quanto possível a movimentação de terra.

A solução estrutural totalmente pré-fabricada, composta predominantemente por aço, também contribui para uma melhor adequação ambiental, uma vez que sua produção minimiza a geração de resíduos, caracterizando o canteiro de obras como um canteiro de montagem.

As soluções de climatização passivas também colaboram com a preservação do meio ambiente, uma vez que possibilitam o menor consumo de energia possível”, finaliza o arquiteto Marcio Porto.


FICHA TÉCNICA

Nome: Brazilglass
Local: Guararema, SP
Data do projeto: 2014
Conclusão da obra: em andamento – conclusão prevista para 2020
Área do terreno: 200.000 m²
Área construída: 20.000m²
Arquitetura e Concepção Estrutural: Sidonio Porto Arquitetos Associados
Construção: Nível 2 Construção e Gerenciamento
Paisagismo: Arquiteta Lucia Porto
Cálculo Estrutural: Projeto Alpha – Eng. Flavio D’alambert
Cálculo Fundações: Apoio – Eng. José L.de Paula Eduardo
Projeto Elétrico e Hidráulico: Procion – Eng. Levon
Ar Condicionado: MW Consultoria – Eng. Luis Moraes
Fotos: Jefferson Artes, Flávio D’Alambert e Celso Sampaio

Fornecedores:
Estrutura Metálica: Emtec
Lages Alveolares: Sistrell
Pisos Elevados: Remaster
Iluminação: Lumini
Porcelanatos: Portobello
Vidros e Caixilhos: Brazilglass


Voltar

Leia mais:

Notícias

Inscreva-se

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.