Atenção

Fechar

Notícias

Notícias

Aço é a melhor partida em edifício de quadras do Mackenzie ABCEM, 12/07/2019

Linguagem contemporânea, flexibilidade arquitetônica, redução no prazo de entrega e nas cargas de fundação, otimização da área útil, maior facilidade de ampliação e de montagem, facilidade de vencer grandes vãos, racionalização da construção e organização do canteiro de obras são algumas das múltiplas vantagens do uso aço demonstradas no edifício de quadras poliesportivas do Mackenzie – Higienópolis.

O Plano Diretor para o Campus Higienópolis previa diretrizes de expansão e reorganização dos espaços. Desta forma, a solução foi verticalizar as quadras. As quadras descobertas deram lugar a um novo prédio, o Edifício Mackenzie Século XXI. Buscando acompanhar a linguagem contemporânea já utilizada nas últimas construções da Universidade Mackenzie, bem como prazo limitado e espaços exíguos para o canteiro de obras, a estrutura metálica se mostrou mais viável para este projeto.

A obra do prédio de quadras poliesportivas utilizou materiais leves, duráveis e econômicos. Perfis Tipo W galvanizado a fogo foram utilizados na estrutura principal. As lajes são de Steel Deck – MF – 75 esp. 0,80m. Placas duplas de drywall com isolamento acústico em lã de rocha deram o conforto necessário ao edifício. O fechamento das salas de aula é de forro modular.

O Edifício de quadras conta com pátio, lanchonete, salas de judô e ballet no térreo; seis salas de aulas e ambientes de apoio no primeiro pavimento, quadras nos 2° e 3º pavimentos e quadra descoberta na cobertura. Todos os andares possuem sanitários.

Foram 550 toneladas de aço. O material predominante foi o Perfil em estrutura metálica tipo W – ASTM A – 572 grau 50. A fachada de concreto aparente recebeu brises metálicos. Para os pisos das quadras foram utilizados placas modulares em polímeros de alta qualidade. Já para as salas de aula, o piso é vinílico sendo para sala de ballet o piso vinílico Omnisports Fademac. Os fechamentos externos foram feitos com bloco de alvenaria e as paredes internas em drywall duplo com miolo em lã de rocha. Os vão vencidos foram de 20 metros e o pé-direito de 8 metros foi executado para atender a funcionalidade do prédio, quadras esportivas, com instalação de vigas no meio do vão para atender uma possível alteração no layout do prédio. 

Meio ambiente e o aço Para atender ao conforto térmico o prédio recebeu brises soleil, elementos instalados na fachada que fazem o controle da incidência solar, auxiliando na diminuição no uso de ar-condicionado, pois reduz o cálculo de carga térmica. A estrutura metálica também se torna uma solução sustentável,pois racionaliza a construção, reduzindo a geração de resíduos.

O aço vencendo dificuldades – uma curiosidade da obra foi a criação de um pavimento acima do térreo pela necessidade no aumento de salas de aula. Diante disso, foi realizado um tratamento acústico entre a laje do 1° pavimento e o piso do 2° pavimento. Para vencer os vãos necessários e suportar o peso previsto, as vigas principais possuem 1.70m de altura. Toda a estrutura foi calculada para futuramente substituir os pavimentos de quadra coberta por andares de salas de aula.

A obra ocorreu com o Campus em funcionamento, durante o planejamento a logística de execução precisou de atenção especial uma vez que o bairro possui restrição de horário para tráfego de caminhões por se tratar de um bairro residencial.  

Ficha técnica

Nome: Pr. 18 anexo (Ed. Quadras)
Local: Campus Higienópolis Mackenzie
Data do projeto: 2015
Conclusão da obra: 15 meses 
Área construída: 3.572,00 m²
Arquitetura: Equipe técnica Mackenzie
Paisagismo: Equipe técnica Mackenzie
Fachadas: Equipe técnica Mackenzie
Montagem das estruturas metálicas: Blat Engenharia
Fornecedores: Açofer, Udiaço, Master ligas, Company Steel, Soedral, Santil, Forza Comercial, Lok Comercial, Lumicenter, Comercial Elétrica PJ, Jureza, FAM Construções, Oterprem, Lumegal, Paulifer, Silva e Neris, Tramontina, Modular, Gerdau, Potenza, Neocom, Futura, Cordeiro cabos elétricos.
Fotos: Blat Engenharia 


Voltar

Leia mais:

Notícias

Notícias

Inscreva-se

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.