Atenção

Fechar

Notícias

Notícias

Aço mais uma vez vence desafios, que passam por grandes vãos, tempo de execução e até localização de abalos sísmicos, em estádio na Venezuela Divulgação Medabil, 31/03/2022

 

A Medabil forneceu mais de 800 toneladas de estruturas metálicas (principais e secundárias) e sistema de telhas da cobertura para redemolação do estádio multiesportivo José Antônio Anzoátegui, localizado na cidade venezuelana de Puerto de La Cruz.  Com um projeto arquitetônico desafiador, que contempla 270 metros de vão, o empreendimento exigiu grande planejamento de engenharia e montagem. A Medabil, além de atender ao desafio do maior vão já executado pela empresa à época, venceu o desafio logístico de transporte de estruturas metálicas tão robustas até outro país, além do cálculo estrutural, uma vez que a estrutura se encontrava em uma zona sísmica e possui normativas especificas.

Diante desses diversos desafios, como vão, localização e tempo necessário para a execução, não havia outro material que não fosse o aço capaz de cumprir todas essas exigências.

De acordo com a Medabil, a estrutura foi toda aparafusada o que facilitou o transporte por container das peças. No canteiro, as treliças foram pré-montadas e içadas. Para facilitar e otimizar o transporte em container as seções curvas do arco foram transformadas em segmentos de reta. Foram utilizadas basicamente treliças com banzos feitos com perfis I nos banzos e diagonais. As estruturas secundárias foram com perfis dobrados.

O estádio, inaugurado em 1965, foi repaginado para a Copa América de 2007, tendo, inclusive, sediado um jogo da Seleção Brasileira de futebol em sua reinauguração.

 

O equipamento conta com uma área de 9.749 m² e utilizou 876 toneladas de aço. Foram usados cinco guindastes, simultaneamente. Além disso, o estádio está localizado em uma zona sísmica de nível 4.

O sucesso deste empreendimento permitiu que a Medabil tivesse maior visibilidade na Venezuela, tornando-se a maior exportadora de estruturas metálicas para o país na ocasião.

Por: Dayse Oliveira
Fotos: Divulgação Medabi


Voltar

Leia mais:

Notícias

Inscreva-se

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.