Atenção

Fechar

Notícias

Blog

Aniversário de 48 anos da ABCEM. ABCEM, 16/09/2022

Neste mês de setembro, a ABCEM está completando 48 anos de história e, com certeza, temos muito o que comemorar!

São anos de contribuição para o mercado da construção civil focando, principalmente, em estruturas metálicas, light steel frame e galvanização a fogo.

Atuamos como parceira das instituições e dos profissionais, capacitando para o mercado de trabalho, buscando a elaboração de novas Normas Técnicas para uma melhor qualidade do setor, além de reforçarmos a sustentabilidade e a economia, focando em técnicas e novas tecnologias que facilitem o trabalho.

Podemos afirmar que a atuação da ABCEM tem gerado resultados positivos para a sociedade como um todo.

Nossa criação

A ABCEM, Associação Brasileira da Construção Metálica, foi criada com intuito de promover e desenvolver o mercado da construção metálica no Brasil, realizando estudos e pesquisas sobre a produção e o ramo em geral, atuando em defesa dos interesses dos seus sócios.

Fundada em 10 de setembro de 1974, é uma sociedade civil sem fins lucrativos que engloba nacionalmente os fabricantes de estruturas e de coberturas metálicas de aço, as empresas de galvanização a fogo e escritórios de arquitetura e projeto de engenharia. Entre os patronos da Associação estão as principais empresas produtoras de aço, fornecedores de parafusos e fixadores, de softwares, máquinas e equipamentos. Atuamos como representante do setor junto a órgãos estaduais e do governo federal, concessionárias de serviços públicos e entidades de classes nacionais e internacionais, operando pela imagem da construção metálica no país.

Nossa principal missão é desenvolver um ecossistema sustentável com associados e aliados, gerando valor à cadeia produtiva e acadêmica da construção metálica.

Nossas ações

  • Fazemos parte do Comitê Indústria de Base, Bens de capital e Construção civil focados em abordar novas sugestões e implementá-las, como redução ou prorrogação dos prazos de pagamentos, linha emergencial de crédito ou facilitação do acesso ao crédito, apoio a microempresas, apoio a causas trabalhistas, redução da jornada de trabalho e solução geral de possíveis problemas que possam ser apresentados;
  • Colaboramos com comissões de estudo a fim de qualificar profissionais do setor, além de participarmos e também promovermos eventos;
  • Apoiamos a aprovação de novas Normas Técnicas focadas na segurança e qualidade do trabalho;
  • Realizamos pesquisas em diversas áreas para atualização de informações, desenvolvimento e inovação.

Nossas conquistas

Recentemente, conquistamos a aprovação da Norma Técnica focada em Light Steel Frame, na qual, por meio dela, o trabalhador comum poderá construir em LSF financiado pela Caixa.

Por meio de nossa atuação e buscando identificar informações mais qualificadas, a ABCEM e o Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA), com o apoio do INDA, da Associação Drywall e do ICZ, contrataram a edição 2021 (ano base 2020) de 3 pesquisas anuais à empresa e inteligência nos fabricantes de estruturas metálicas, defesas metálicas e obras de energia (eólica, solar e torres de transmissão), assim como nos fabricantes de telhas de aço e steel deck e nos fabricantes de perfis galvanizados destinados à produção de drywall e à construção em light steel frame (LSF).

Em 2021, com objetivo de incentivar a elaboração de normas técnicas e promover a qualidade dos produtos e desenvolvimento do mercado da construção metálica, estabelecemos, em conjunto com a ABNT, o Programa de Qualificação de Telhas de Aço, que avalia a qualidade das telhas de seção ondulada e trapezoidal em conformidade com a norma ABNT NBR 145.

Firmamos parceria com a ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas para viabilizar programas de certificação em produtos e em sistema de gestão segundo a ABNT NBR 16775:2020, buscando a uniformização do mercado de estruturas metálicas. Por meio dessa iniciativa, as empresas que estiverem em conformidade com os requisitos exigidos pela Norma Técnica poderão solicitar avaliação da ABNT Certificadora.

ABCEM Cursos

Por meio de todo conhecimento e experiência de mercado, a ABCEM desenvolve cursos e webinars para todos os profissionais que buscam se especializar no segmento. Essa iniciativa tem o objetivo de mostrar as novas tecnologias utilizadas e transformar, cada vez mais, o mercado da construção civil no Brasil. 

A ABCEM tem trilhado um longo caminho de sucesso, trabalhando junto aos órgãos competentes com objetivo principal de intervir para uma sociedade mais segura em relação ao trabalho exercido por todos os profissionais que atuam no setor da construção metálica.


Voltar

Leia mais:

Notícias

Notícias

Inscreva-se

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.