Atenção

Fechar

Notícias

Notícias

Artigo da StruMIS fala da importância da digitalização na construção em aço ABCEM, 20/12/2023

A última edição de 2023 da News ABCEM traz um artigo da diretora de Desenvolvimento de Negócios, da Gessteel distribuidora exclusiva no Brasil e América Central dos softwares StruMIS, Caline Bitencourt.

“Hoje, com a Especialização em Gestão de projetos pela FGV e Diretora de Desenvolvimento de Negócios, representando a StruMis Brasil, atuando a frente das maiores empresas no segmento de aço, convido você a iterar mais no assunto TECH e INOVAÇÃO no segmento do aço”, fala Caline.

É graduada em Administração de Empresas (UNIP), pós-graduada em Gestão Comercial (UNIP) e MBA Gestão de Projetos (FGV), ela explica : “sempre fui uma apaixonada pelo assunto "inovação". Recém graduada, descobri que poderia fazer parte de jornadas e histórias por meio do  comercial e inovação, e isso mudou todas as minhas perspectivas de carreira.  Então, me desenvolvi como Executiva de Negócios, atuando de maneira muito próxima aos meus clientes e seus negócios. Percebi que ler cenários, conectar estratégias e propor entregas de valor, impulsionava os resultados positivamente, e assim me dediquei em diversos setores, nacional e globalmente, com diferentes perfis de liderança e seus desafios de inovar”. 

 “O mundo Tech & Digital também nos desafia a pensarmos em novos sistemas de gestão da produtividade e lucratividade. A busca de novas tendências, abordagens e inovação também me motivam bastante”.

“A liderança consciente resgatou em mim a importância do propósito em tudo o que faço. Qual o legado que tenho deixado? Onde posso fazer a diferença? Inspirar outras mulheres, mães, com suas lutas diárias no equilíbrio dos nossos vários papéis é também parte fundamental de quem eu sou e de quem quero ser”, encerra Caline, ressaltando a importante para as empresas nesse setor investirem em inovação, em digitalização para o próximo ano.

 

Digitalização na construção em aço
 


 

 

O setor de AEC (Arquitetura, Engenharia e Construção) representa 13% do PIB mundial. No entanto, mais de 80% dos projetos ultrapassam o orçamento, mais de 90% apresentam desvios do planejamento inicial, mais de 50% apresentam deficiências de qualidade e a margem de lucro não ultrapassa 5% em média. A previsão para os próximos cinco anos é de um crescimento de 20% na produtividade das empresas do setor de AEC, para aquelas que estão comprometidas com a implementação de novas tecnologias em seus processos de trabalho.

Portanto, fica claro que o setor precisa de uma mudança de metodologia que melhore a produtividade e a digitalização será um fator chave.

O setor da construção em aço não é diferente, exige maior produtividade e para isso é fundamental aliar técnicas avançadas de produção a um sistema de gestão (MRP) que maximize a gestão dos seus recursos e ativos com maior adaptabilidade às exigências dos seus clientes.

A utilização da tecnologia BIM é um fator importante para essa mudança de metodologia, mas não é tudo, pois o mais importante não é simplesmente utilizar essas informações na fase de projeto, mas aprimorá-las na fase de execução. Por isso é fundamental dotar as nossas organizações de um sistema de gestão (MRP) específico para o setor siderúrgico que organize, planeie e controle em tempo real toda a informação proveniente da fase de projeto ou engenharia num ambiente totalmente digital. Os dados de projeto em BIM só são valiosos quando são inseridos no sistema de gerenciamento (MRP).

 

 

A decisão de digitalizar é tão importante quanto a escolha de um sistema de gestão (MRP) específico para o setor, que facilite tanto o registro das informações em cada uma das etapas do projeto quanto a obtenção de informações verdadeiras, centralizadas e totalmente atualizadas, quando o usuário exige.

A implementação de um sistema MRP pode exigir uma mudança natural na metodologia em alguns processos para alcançar a melhoria da produtividade. É por isso que a implementação de uma metodologia de digitalização deve ser um marco primordial para a organização, e os recursos necessários devem ser alocados. Os usuários mais conhecedores da organização são os que devem liderar o projeto, caso contrário existe um alto risco de atrasar a implementação e não alcançar os resultados desejados. Também é essencial contar com parceiros de software especializados no setor com experiência suficiente para nos ajudar a implementar boas práticas.

Uma vez que todos os departamentos e processos da organização estejam conectados digitalmente com a mesma informação, sempre atualizada e verdadeira, será definitivamente mais fácil tomar decisões que tornem cada um dos nossos processos mais eficientes e melhorem a comunicação com o cliente.

 

 

Para uma melhoria da produtividade, é fundamental ter uma visão 360º de todos os indicadores do negócio. Da fase de aquisição à montagem no local; Isso inclui ser capaz de antecipar as necessidades de materiais dos fornecedores, minimizar o desperdício de material, reduzir o reprocessamento como resultado de erros internos, garantir padrões de qualidade, controlar o orçamento e os desvios do trabalho em andamento, alcançar a coordenação ideal entre fabricação na fábrica e montagem necessidades (Logística), tomada de decisão ágil diante de qualquer imprevisto ou informar o cliente sobre o andamento de nossos trabalhos, entre outros.

 

Artigo: Gessteel

 


Voltar

Leia mais:

Notícias

Inscreva-se

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.