Atenção

Fechar

Notícias

Notícias

As vantagens de uma instituição educacional em Steel Frame Espaço Smart, 02/05/2023

Já imaginou estudar ou lecionar em um ambiente que une tecnologia, qualidade e conforto? Esta obra proporcionou isso aos alunos e professores.

O Steel Frame está se tornando cada vez mais utilizado pelos brasileiros devido as suas qualidades excepcionais de eficiência, sustentabilidade e resistência. Embora seja frequentemente utilizado em residências, esse sistema construtivo é uma excelente escolha para ser aplicado em diversos tipos de edifícios, principalmente obras comerciais devido a eficiência e agilidade construtiva.

Quando se trata de edificações educacionais, o uso do Steel Frame é uma escolha muito importante, já que traz consigo uma infinidade de vantagens aos alunos, professores e demais usuários do local. Diante de tantas vantagens oferecidas pelo sistema, a Instituição Educacional Wings, com 2.400 m², utilizou   50 toneladas de aço leve, transformando-se em uma belíssima obra com excelente desempenho térmico e acústico local, proporcionando aos alunos um ambiente propício para a aprendizagem.

De acordo com Claudia Rocha, professora do Colégio Wings, em entrevista para Cases de sucesso da Espaço Smart, “antes o colégio era localizado em uma casa que foi adaptada para receber os alunos. Neste local tínhamos muitos gastos em relação ao ar condicionado, pois o local era muito quente e desconfortável para as crianças”.

A temperatura adequada no espaço de aprendizagem é um fator essencial para impulsionar o rendimento acadêmico e a motivação dos alunos. Isso garante um ambiente de aprendizagem saudável, confortável e produtivo para alunos e professores.

“Na antiga edificação também tínhamos problemas com ruídos e barulhos que atrapalhavam as aulas e a concentração dos alunos. Após um tempo neste local, surgiu o sonho de construir uma estrutura nova para o colégio Wings”, disse Claudia.

Em um ambiente escolar é importante que ele seja acusticamente adequado, para que os alunos possam se concentrar melhor, além de auxiliar na compreensão e retenção das informações.

Desde ruídos externos como barulho de carros a sons internos como ruídos vindos de outras salas de aula podem afetar o aprendizado reduzindo a eficácia do ensino.

Com estes ruídos os alunos podem não ouvir perfeitamente o professor, se distrair, perder informações, o que pode afetar negativamente seu desempenho acadêmico.

Em professores a má acústica na sala de aula pode causar a fadiga vocal, pois precisam falar mais alto para serem ouvidos, isso também pode desencadear a ansiedade e o estresse.

Por isso, investir em um ambiente com bom desempenho acústico pode trazer benefícios significativos para o ambiente escolar como um todo.

Com a nova estrutura da escola tudo mudou, agora é um ambiente fresquinho, agradável, mudou totalmente para os alunos, eles são mais felizes aqui pelo fato de ter uma estrutura melhor”, salienta a professora.

Já Lincoln Tiickmantel, representante da LTS engenharia, compartilhou com a Espaço Smart as dificuldades encontradas durante a construção: “o maior desafio enfrentado nesta obra foi na execução do pavimento superior, onde as tesouras possuíam vão livre superior a 21 metros.  Foi necessário um guindaste para içar todas as estruturas para que fosse possível cumprir o cronograma da obra”.

Lincoln, ainda salienta que, “se esta obra fosse construída em um sistema construtivo convencional seria executada em mais de 2 anos, e no Steel Framing conseguimos a atingir a meta de finalizar a construção em apenas 1 ano”.

A Espaço Smart forneceu para a obra do Colégio Wings todo o aço engenheirado que facilita e traz agilidade à montagem, pois os perfis engenheirados chegam à obra cortados nas medidas corretas, prontos para a montagem.

Nas áreas internas foram utilizadas as placas de gesso acartonado ST e placas OSB, nas áreas úmidas foram utilizadas as placas de gesso acartonado RU. Nas paredes foi utilizada lã de vidro para proporcionar maior conforto termoacústico para as salas de aula.

O Sistema Construtivo 

A escolha do método construtivo contribuiu na agilidade dos processos, na redução do prazo de conclusão da obra, na previsibilidade do orçamento e no excelente desempenho termoacústico aliado com a sustentabilidade.

Além disso, com o sistema construtivo é possível a eliminação de imprevistos, planejamento assertivo e qualidade dimensional. A maior produtividade, qualidade e redução na geração de resíduos também são importantes características que o Steel Frame proporciona.

Uma instituição de ensino de qualidade e eficiência se forma com uma estrutura de excelência, o passo mais importante é a escolha do método construtivo.

Aos arquitetos e engenheiros que se destacam trabalhando e especificando o Steel Framing, aos construtores que trazem todo o cuidado e perfeição do trabalho nas construções, a Espaço Smart possui um time completo de especialistas para lhes auxiliarem no processo construtivo.

Texto: Ana Thomaz – Espaço Smart


Voltar

Leia mais:

Notícias

Inscreva-se

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.